Lacrimosa - Schattenspiel
CD duplo - 18 Faixas - 2010 - Dynamo Records

    A banda alemã Lacrimosa resolveu surpreender seus fãs na comemoração dos 20 anos e nos presenteou com o álbum Schattenspiel ( em bom português - " Teatro das Sombras " ) que possui 15 gravações não relançadas ( como é comum de acontecer ), além das versões originais de músicas como: "Seele In Not", "Requiem", "Seelenübertritt" e "Schuld Und Sühne" e duas inéditas especialmente compostas para este verdadeiro artigo de colecionador.

    Sim, pois além destas surpresas, Schattenspiel possui uma arte de capa excelente que passa por todas as outras já realizadas pela da banda lembrando da passagem do tempo e um volumoso e histórico encarte lotado de fotos ( para conquistar os corações ). Para os fãs que acompanham a banda desde o inicio, a resenha termina aqui e você precisa muito ter este disco em sua coleção, pois se ele surpreende positivamente até pessoas como eu que ainda não tinham ouvido o Lacrimosa, imagine então o que Schattenspiel fará com os mais fanáticos? Leia, ouça o cd e comprove.

    Em versão original Seele In Not de 1990, abre com teclados cheios de melancolia em um ambiente deveras fantasmagórico o primeiro cd desta coletânea de 20 anos, e Tilo Wolff traz um clima de pura Transilvânia ao som gótico do Lacrimosa com suas linhas mais sinfônicas, este clássico é um mergulho profundo na escuridão. Em seguida, mais outra clássica em versão original: Requiem ( de 1990 ), que possui marcações feitas no piano de Tilo  tocadas ao melhor estilo de trilha de filme. A dramaticidade aplicada em sua voz é outro excelente destaque bem depressivo e a música termina com ares mais circenses. Ainda na sequencia de mais antigas, a terceira é Seelenübertritt e apresenta a percussão bastante macabra com a voz de Tilo Wolff ao fundo atuando mais como um narrador de fatos obscuros, e detalhe, desde sua origem a banda só canta em alemão, e tornou-se ao longo dessas duas décadas de existência uma das bandas mais bem sucedidas de seu país.

    Schuld And Sühne - a quarta deste primeiro cd - é mais agitada, possui uma programação de bateria eletrônica que exibe um som relativamente alegre e muito interessante de se conhecer, especialmente para quem não é entendido do mundo gótico, pois é bastante incomum o jeito que os vocais sintetizados aparecem. A instrumental Dreht Euch apresenta os violinos da bela Anne Nurmi, e também os sintetizadores, teclados e o trompete usados perfeitamente e assegurando belas melodias que transitam pelo rock mais erudito, ou se preferir, progressivo.

  

    Com risos, batidas eletrônicas, pianos e algumas distorções providas de guitarras, temos Dem Ende Entgegen, que serve perfeitamente para as pistas de dança, e quando Tilo canta, ou melhor, sussurra, ele traz consigo toda a nuvem negra que ele desejou aplicar na música e acertar em cheio a geração gótica que o acompanhava em 1993. Com trechos da linda voz de Anne Nurmi falando durante uma climatização pesada, cadenciada e sombria começa Schakal, a sétima de Schattenspiel exibida em versão original com elementos sinfônicos e viajantes que são bem diferentes da versão lançada em 1994 ( segundo o release do cd ). Vermächtnis Der Sonne possui um vigoroso encanto devidamente realizado no piano e nos dedilhados no violão que vão deixando ainda mais bonitas as melodias obtida pelo Lacrimosa, melodias essas, que são tristemente lindas, e vale lembrar, temos aqui mais outra excelente versão original.  

    Exibida em Schattenspiel de forma estendida Copycat conta com um belo tanto de experimentalismo e um estilo mais rápido que é muito bem conduzido pelo Lacrimosa. A pegada da guitarra executada de forma repetitiva e os repiques de bateria efetuados com destreza, garantem ainda mais qualidade ao lançamento da Dynamo Records ( aqui no Brasil  ).   

    No segundo cd entramos na segunda década de atividade do Lacrimosa e encontramos algumas surpresas, como vou contar abaixo. A primeira já revelo nesta linha mesmo, pois somos levados para 2002, com o remix de Ein Hauch Von Menschlichkeit, que tornou-se uma balada eletrônica com interessantes aromas clássicos. Em Morgen ( gravada originalmente em 2003 ) encontramos uma competente evolução no violão com Tilo Wolff cantando de uma forma mais introspectiva, com um piano ao fundo e andamentos progressivos, isso traz uma grandiosa beleza à esta música do duo.

    A longa Schönheit Straft Jedes Gefül possui orquestrações que deixam no ar ambientações tristes e emocionadas, confirme ouvindo a forma de cantar de Tilo Wolff e Anne Nurmi ( com atuação encantadora ), mas eles fixam suas raízes no rock outra vez e levam nossas mentes à surpreendentes e deliciosos momentos viajantes que são voltados para o gothic metal. A percussão de Ein Fest Für Die Verlorenen posta-se mais forte e esta longa canção de 2004 aparece com um andamento mais agressivo ( ao menos para os padrões do Lacrimosa ) e cadenciado. Os vocais são cantados de um jeito relativamente curioso em uma linha eletrônica/clássica implícita nesta música que mais ao final torna-se totalmente obscurecida e épica.

    Mantiquor tem efeitos diferenciados que transformam-se em uma ótima e envolvente melodia de piano, bateria e guitarra com Tilo Wolff exibindo seus vocais de uma forma bem estranha, mas que agradou ( e agrada ) muito os fãs da banda nestes 20 anos. Der Verlust ( de 2006 ) começa no piano, mas quando a guitarra e a bateria entram em cena temos um gothic/metal mais rápido e animado que casa perfeitamente com as FM´s.

    A representante de 2007 é Déjà Vu, um momento profundamente melancólico, especialmente pelo andamento mais lento orientado pelo piano e a bateria. Entretanto, logo após as primeiras estrofes, ouvimos uma magnífica viagem que remeteu minha mente aos 70 dos tempos mais progressivos. É caro leitor(a) até mesmo os grandes ícones do gótico como o Lacrimosa, já beberam com vontade na fonte milagrosa do rock erudito.

    Provando que possuem muito fôlego para os próximos 20 anos, Tilo Wolff e Anne Nurmi nos presentearam em Schattenspiel com duas novas canções gravadas em 2010. A primeira é Sellador - que recorda dos anos mais eletrônicos, mas mantém a pegada de rock com partes clássicas cantada de uma forma mais suja - e a outra, que encerra o ótimo cd, Ohne Dich Ist Alles Nicht é mais suave e traz de volta as linhas mais clássicas que são vocalizadas com muita emoção pela dupla, mas isso, somente até o rompimento aplicado nas guitarras, aí o som cai em um triste Gothic Symphonic.


    O Lacrimosa, que estará no Brasil em setembro, fez deste Schattenspiel um excelente presente para os seguidores, ressalto o que disse no início: fãs, vocês precisam ter este magnífico álbum em sua coleção. Já para quem ainda não conhecia a banda ( caso deste resenhista ) chegou a hora de prestar mais atenção aos seus trabalhos e tratar de conhecer mais da trajetória de um dos projetos de Gohtic/Metal mais antigos e duradouros. Parabéns Tilo e Anne pelos 20 anos de Lacrimosa e que nas próximas décadas vocês continuem nos saudando com excelentes álbuns e reinem absolutos no estilo.
Nota: 9,5

Site: www.lacrimosa.ch

 

 

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2010

Voltar para Resenhas