Lacuna Coil - Shallow Life
2009 - 12 faixas - Shinigami Records

    O Lacuna Coil é atualmente formado por Cristina Scabbia e Andrea Ferro que dividem os vocais, além de Cristiano "Pizza" Migliore e Maus nas guitarras, Cristiano Mozzati na bateria e Marco "Maki" Coti Zelati no baixo e teclados. Em 2009 eles lançam seu quinto álbum de estúdio intitulado Shallow Life - que foi gravado por Don Gilmoure ( que já trabalhou com Linkin Park, Good Charlotte e Avril Lavigne ) e no NGR Studios em Los Angeles nos Estados Unidos.

    Survive foi a escolhida para abrir o disco dos italianos com um peso latente de guitarras que transitam pelos belos e suaves vocais de Cristina Scabbia fazendo a contrapartida com os graves de Andrea Ferro. A curta I Won´t Tell You exibe vocais falados ao fundo e guitarras caindo para o lado do Gothic Rock com distorções que nos conduzem para uma atmosfera mais introspectiva, onde o destaque está na voz de Cristina e no refrão que pegam o ouvinte com facilidade.

    Com os vocais mais agudos, Cristina traz linhas mais voltadas para o pop com a balada Not Enough que é relativamente mais calma e bastante obscura, mas foi composta para ser cravada no coração do ouvinte. Os teclados mais melancólicos de Marco Coti Zelati são suplantados pelos acordes distorcidos e cadenciados das guitarras de Cristiano "Pizza" Migliore e Maus que trazem consigo as linhas melodiosas no baixo que irão resultar em um excelente caminho para a dupla de vocalistas cantarem I´m Not Afraid, que é um dos pontos altos deste Shallow Life.

    A ótima I Like It tem um ar sombrio e de certa forma infantil, especialmente quando percebe-se a forma de cantar de Cristina, enquanto que a condução está mais para um gothic festivo e um tanto animado. Em Underdog os teclados de Marco Coti Zelati e as guitarras mais pesadas e distorcidas de Cristiano "Pizza" Migliore e Maus tomam conta do som do Lacuna Coil. Nesta, o vocalista Andrea Ferro está ocupando mais os holofotes sonoros deixando a beldade Cristina em segundo plano. Entretanto, a banda prova que sabe criar bons e pesados momentos.

    The Pain possui um clima soturno e melancólico trazidos novamente pelos teclados de Marco Coti Zelati com um andamento bastante obscuro e lento, ou seja, é para gótico nenhum botar defeito. As guitarras mais rápidas de Cristiano Migliore e Marco Biazzi trazem aromas mais Rock´n´Roll em Spellbound, otimamente cantados por Andrea Ferro em ótima atuação ( vale lembrar que nesta Cristina apenas aparece no excelente refrão e traz ainda emoção para a música ).

    Com muita melodia e harmonia capitaneados pelo piano e teclados que são somados aos doces vocais de Cristina Scabbia temos Wide Awake, uma excelente e melancólica balada que fica na cabeça devido ao feeling aplicado pela vocalista.

    The Maze possui influencias árabes com Andrea cantando em meio à muito peso, e a faixa é dotada ainda de muitas distorções, enquanto isso, Cristina aparece exibindo uma grande suavidade com sua voz nesta décima música de Shallow Life que flerta com sonoridades mais atuais.

    Com bons solos distorcidos e com a dupla de vocalistas chamando a responsabilidade para si, temos Unchained  e seu outro ponto forte está no solo de guitarra de Maus que exibe muita técnica. Fechando o cd, outro mergulho no Gothic Rock com a excelente faixa título Shallow Life, devidamente delimitada pelos repetidos toques no piano e teclados que dão um andamento mais lento e vigoroso para a atuação de Cristina Scabbia garantir a emoção.

    O Lacuna Coil confirma com este lançamento a ótima fase, tanto que afirmo: pode incluir sem medo Shallow Life em sua coleção, pois o sexteto italiano vai aumentar bastante a sua popularidade com a recente passagem pela América Latina e consolidar suas bases nos Estados Unidos, mesmo agregando um pouco de Pop e Hard rock ao seu Gothic Metal bastante melancólico, que na minha opinião melhoraram ainda mais a qualidade do som da banda.
Nota: 8,5.

Site: www.lacunacoil.it e www.myspace.com/lacunacoil

 Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2010

Voltar para Resenhas