Led Zeppelin -  How To The West Was Won
 

    Meus caros amigos e amigas do Rock On Stage não poderia deixar de resenhar este fantástico lançamento de 2003, o álbum triplo ao vivo do Led Zeppelin - How To The West Was Won. Digo fantástico, porque praticamente todos nós não tivemos a oportunidade de ver esta magnífica banda ao vivo. Somente conhecemos o seu trabalho através dos álbuns lançados nos anos 70. Quem ouve este play pela primeira vez fica impressionado com a perfeição atingida com estes quatro magos que constituíram o Led Zeppelin, que são: Jimmy Page guitarras, Robert Plant vocais, John Bonham bateria e John Paul Jones baixo e teclados.

    As gravações encontradas neste fabuloso artefato Zeppeliniano datam de shows realizados em 25  e 27 de junho de 1972, nos Estados Unidos no L.A. Forum e Long Beach Arena. Era a época da turnê do álbum conhecido erroneamente por Led Zeppelin IV ( na verdade 4 símbolos ou sem nome nenhum ); e com a execução de algumas canções que estariam no álbum Houses of the Holy de 1973. As músicas contidas neste álbum triplo concentram-se nos quatro primeiros discos do Led Zeppelin ( I, II, III, IV - da forma que ficou mais conhecido ) e do, então novo álbum, Houses of the Holy.

    O primeiro CD começa com uma pequena introdução e em seguida Immigrant Song  numa versão demolidora. A voz de Robert Plant nunca esteve tão poderosa. E o peso de Jimmy Page na guitarra então? ouça!!!  Sem chances de respirar já é emendada  Heartbreaker, com um solo de Page que faz qualquer um ver como essa banda foi e é importante para o rock.

    Depois num peso descomunal chega a vez de Black Dog, John Bonham começa a esmagar a bateria. Sim amigos, ele foi um dos melhores de todos os tempos. Depois deste fantástico massacre, temos a execução de Over The Hills And Far Away ( do lançamento Houses of The Holy ), que propicia um dos momentos mais belos deste primeiro cd. Agora chegou a hora de um belo blues lento e pesado com a canção Since I've Been Loving You. 

   Stairway to Heaven faixa que segue, é a música mais bela do Led Zeppelin que mescla o suave e o pesado com perfeição absoluta. Música indispensável para qualquer fã de rock'n'roll. E a versão deste álbum How To The West Was Now, temos talvez a melhor versão ao vivo desta música. Se você nunca a ouviu será necessário rever seus conceitos sobre toda a sua vida. Algo está errado!!!

    Após este maravilhoso momento é a vez de Jonesy - John Paul Jones e Jimmy Page comandarem os violões em um set acústico espetacular com Going to California e That's The Way. As melodias encontradas nestas duas canções mostram todo o potencial do Led Zeppelin seja ele acústico ou plugado ( lembrando o Led Zeppelin III, já era um álbum com um lado acústico muito antes da invenção da MTV - digo um lado porque me refiro à bolachona de vinil ). Bron-Yr-Aur Stomp é a música com violões mais pesada que eu já vi e nesta versão está com um peso altamente bem tocado. É o Led Zeppelin ao vivo, só este primeiro CD já vale a compra mas tem muito mais ainda por vir.


   Abrindo o segundo CD uma das músicas mais sinistras do Led Zeppelin, com fortes toques no baixo e distorções na guitarra, um peso de bateria discreto que vai aumentado no decorrer da música. É a vez de Dazed And Confused, como é cantada nos primeiros versos da música. Canção do primeiro disco, quando tocada ao vivo fica ainda melhor e mais pesada. Jimmy Page sola sua guitarra Gibson Les Paul com arco de violino. Com quase 26 minutos é a mais longa música do CD possuindo também alguns trechos de Walter's Walk e The Crunge. Dazed And Confused mostra toda a total integração de Plant, Page, Bonham e Jones. Afinal todos eles são exigidos ao extremo - quando ouvirem verão do que estou falando.

    

    What Is And What Should Never Be talvez a melhor canção do Led Zeppelin II que fica excelente ao vivo. Dancing Days anunciada por Plant como nova canção ( hey estamos em 1972 certo? ) com um punch super animado e mostrando uma certa mudança no som do Led Zeppelin, afinal ela não é tão heavy como as outras.

    Então um momento solene: Plant diz  - John Henry Bonham  Moby Dick. Uma das mais belas canções instrumentais de todos os tempos que possui o memorável, fantástico, espetacular Bonzo fazendo um dos maiores solos de bateria que se tem notícia na história do rock, e neste disco não é diferente. A pancadaria come solta, são pelo menos mais de quinze minutos de solo, pergunto-me como Bonzo conseguia? 

    E finalmente no terceiro e último CD já abre com outro grande momento: Wholla Lotta Love, trazendo um peso nunca visto em outra versão desta música, com mais outra pacandaria sonora em solos, porém, agora de todos os quatro, Jimmy na guitarra, Robert com a voz, John Bonzo na bateria e Jonesy no baixo e teclados. Além disso conta com um medley contendo: Boogie Chillum, Let's Have A Party, Hello Marylou e Going Down Slow. Ah, tenho que lembrar é outra longa música com mais de vinte minutos de blues, rock, solos.


    Falando de rock, a faixa seguinte é Rock And Roll que sempre fica linda ao vivo, duvido que a ouça e não balance sua cabeça!! The Ocean foi uma canção que não tinha ouvido ao vivo até este disco e ficou muito bem próxima da original com um final alternado de muito rock'n'roll.

   E após mais de duas horas de muita sonzeira chegamos ao final de How To The West Was Won com Bring It On Home, com solos de gaita fantásticos produzidos por Robert Plant, é mais um bluesão deste disco que alterna para um peso que só o Zeppelin faz. Olha, o preço deste discaço é salgado, mas compensa pela qualidade dos três cds que são maravilhosos, então guarde uma grana e complemente sua coleção. Garanto que você concordará comigo, pois terá em mãos  o melhor disco ao vivo do Led Zeppelin

Por Fernando R. R. Júnior  

Voltar para Resenhas