Lessmann/Voss - Rock Is Our Religion
12 Faixas - Shinigami Records/Atomic Fire Records - 2022

    Antes de comentar de quem gravou este disco tenho que enaltecer o seu título, pois, Rock Is Our Religion sempre foi um mantra para milhões de fãs do estilo no mundo desde sua origem lá nos distantes anos 50.

    Feito este importante apontamento, agora vamos conhecer mais Lessmann/Voss, que é uma dupla formada pelos vocalistas e multi-instrumentistas alemães Claus Lessmann nos vocais e violão ( Cacnumen, Bonfire e Phantom 5 ) e Michael Voss nos vocais, guitarra, baixo e teclados ( Madmax, Casanova, Demon Drive, Silver e Phantom 5 ) com o apoio de Vicent Golly na bateria ( que foi gravada por Mathi Brands Tetter em Hamburgo na Alemanha ).

    Neste primeiro álbum com os seus sobrenomes em destaque, a dupla ( que já havia trabalhado juntos no Phantom 5 e com Michael Schenker ) produziu e arranjou suas doze músicas, porém, as gravações e a mixagem foram realizadas somente por Michael Voss no Kindwood Studios Münstertal e no Kidroom Studios em Greven na Alemanha. Já a masterização é assinada por Christoph "Doc" Stickel e feita no CS Mastering em Viena na Áustria.

    Para a capa, eles escolheram o artista Pavel Kurbanov da All4Band Design, que entregou um desenho excelente com baixo, bateria, guitarra e microfone em um pedestal diante de uma tempestade. Sabendo dessas informações, vejamos mais detalhes das músicas de Rock Is Our Religion da formidável dupla de Hard Rock Lessmann/Voss.

    Exalando o mais puro Hard Rock, o álbum começa com a empolgada Medicine Man com as vozes de ambos juntos ao seu ritmo pulsante dividindo as nossas atenções resultando em uma música para ficar na memória logo de cara e se candidatar a um possível hit. De ares emocionantes em um início acústico, que recebe peso e uma linhagem melódica e envolvente na dosagem correta, Smoke Without a Fire é uma canção deveras animada em que vamos apreciar imediatamente da mesma forma que a anterior e tenho o dever de comentar seu refrão, que é de fácil memorização e contém os atraentes timbres de vozes da dupla. Sabendo criar músicas envolventes uma atrás da outra, Claus Lessmann e Michael Voss nos mostram agora a ótima Runaway Days, que te impacta rapidamente com o seu andamento Hard Rock, sua melodia instrumental e o seu refrão deixando evidente sua aura festiva oitentista.

    Para a quarta encontramos a marcante Fight For Our Love, que possui uma letra romântica - nos padrões de nomes como o Whitesnake - um andamento de Power Ballad com exuberantes solos de guitarras e vocais transbordando feeling. Relembrando de uma de suas primeiras criações Take My Heart and Run é outra suave música do cd que é consideravelmente agradável e que tornaremos fãs dela com muita facilidade, pois, sua melodia ecoará repetidamente em nossa cabeça.

    Em uma pegada Hard Rock, Gospel e Blues, Slow Dance tem seus vocais exibidos com competência capturando o ouvinte e levando até ele todas as boas energias que uma música assim é detentora, como por exemplo, os seus reluzentes solos de guitarras, seus esbeltos toques no baixo e seu final melancólico, que é de certa forma romântico.

    A sétima é justamente a faixa título do álbum e Claus Lessmann e Michael Voss fizeram de Rock Is Our Religion uma música vibrante e ardente lembrando do melhor do Hard Rock dos 'eighties', seja nos vocais, nas melodias, nos solos, no ritmo, enfim, uma sonzeira de letra exaltando o prazer de ouvir um Rock'n'Roll.

    Permanecendo quentes em uma linha Free e Bad Company, Something Is Better Than Nothing tem aquele carismático estilo Hard Rock sujo, fascinante e festeiro que adoramos, além dos solos de guitarra muito bem feitos, partes para cantar juntos com a dupla e um refrão simples e que crava na mente, ou seja, outro grande acerto do álbum.

    E a trinca de Hard's impactantes segue efervescente com Look Around, que começa mais encorpada, exibe um refrão acústico e volta com seu peso e sua melodia despojada incrustada em uma letra positiva, que também ficaremos fãs instantaneamente. Emocionando logo no primeiro verso e adquirindo uma eletricidade cativante, Stay é a décima de Rock Is Our Religion e suas linhas de vocais e instrumentais são bastante formosas e forjadas com excelência nos direcionando a um Hard Rock simplesmente admirável.

    Na brilhante versão de Sister Golden Hair do America, que ficou formidável por sinal tal qual a original ( e que pode te levar a querer dançar em sua audição ), Claus Lessmann e Michael Voss tiveram as participações de Kenny Lessmann na bateria e de Martin Huch no pedal steel. E como é importante resgatar uma canção como esta e exibi-la para as novas gerações. Encerrando este verdadeiro discão de primeira chamado Rock Is Your Religion, eles escolheram a magnetizante What Feels Right, que é um Hard Rock Melódico de riffs cheios de voltagem e que são deliciosos de se ouvir.

    Depois de cinquenta saborosos minutos só posso dizer que a estreia de Claus Lessmann e Michael Voss com este Rock Is Your Religion é única, excelente e enfatiza a beleza do Hard Rock dos ano 70 e 80 em um álbum que começa muitíssimo bem, fica melhor ainda em seu decorrer ( vide a trinca de canções "Rock Is Your Religion", "Something Is Better Than Nothing" e "Look Around" ) e termina de forma devidamente primorosa. Rock Is Your Religion foi lançado no Brasil pela Shinigami Records em parceria com a Atomic Fire Records e foi sem sombra de dúvidas um dos melhores discos de 2022.
Nota: 10,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2023

Site: https://lessmannvoss.afr.link/RockIsOurReligionWE.

 

Voltar para Resenhas