Lynyrd Skynyrd - One More For The Fans! Celebrating The Song & Music Of Lynyrd Skynyrd
Cd Duplo - 19 Faixas - Shinigami Records - 2015

    Formada em 1966 na cidade americana de Jacksonville na Flórida, o Lynyrd Skynyrd é uma das mais conhecidas, importantes e estimadas bandas da história do Rock/Southern Rock, que enfrentou em pleno auge do sucesso um trágico acidente de avião, onde perdeu alguns de seus integrantes chaves. Renascida das cinzas da desgraça, eles retornaram no final dos anos 80 ( precisamente em 1987 ) e atravessaram as décadas seguintes ( de 90,  2000 e esta de 2010 ) sempre revivendo os antigos sucessos e mostrando suas novas composições de seus novos álbuns, deste então.

    E no dia 12 de novembro de 2014, uma verdadeira constelação de artistas do Rock, Country e Southern Rock se reuniu no histórico Fox Theatre em Atlanta no estado da Geórgia nos Estados Unidos para a realização do show que ficou conhecido como One More For The Fans! Celebrating The Song And Music Of Lynyrd Skynyrd, prestando um tributo ao antológico álbum ao vivo One More For The Road ( de 1977 ).

    Inclusive, este recente lançamento da Shinigami Records no Brasil registrou o espetáculo que fez parte da campanha para salvar o Fox Theatre da demolição em consequencia da especulação imobiliária. Dando sustentação a todos estes convidados tivemos a chamada All Star House Band formada por Don Was e Michael Bearden no baixo, Sonny Emorey na bateria, Audley Freed na guitarra, Jimmy Hall na gaita e backing vocals, George Marinelli na guitarra, Jason Mingledorff no saxofone, Bobby Campo no trompete, além do trio de backing vocals: Regina, Freda e Ann McCrary. E o cd contém um encarte com muitas fotos de todos os convidados, que criam uma vontade ainda maior de ouvi-lo.

    O show histórico começa com Whiskey Rock-A-Roller ( do Nuthin Fancy de 1975 ) em um puro clima festivo de Rock´n´Roll elevadíssimo com guitarras fluindo alto, metais, linhas no piano exibindo melodias deliciosas e o primeiro convidado da noite: Randy Houser na guitarra e vocais fazendo a plateia se acalorar toda.

    Em seguida, temos os proeminentes solos de guitarras presentes em You Got That Right ( do Street Survivors de 1977 ), que foi interpretada por Robert Randolph nos teclados e vocais ( foto ) e pelo gaitista Jimmy Hall, que juntos passaram uma eletricidade descomunal. O show segue com Saturday Night Special ( outra do Nuthin Fancy ) e seus contagiantes riffs executados com muita perfeição pela All Star House Band e com o convidado Aaron Lewis, que trouxe sua magia maravilhosa e produziu mais prazer de ouvir esta composição.

    O quarteto, que de certa forma é uma revelação no Southern Rock, o Blackberry Smoke participa tocando em alta voltagem a Workin' For MCA ( do Second Helping de 1974 ) com muita emoção e desferiram solos sensacionais em suas guitarras. Em Don´t Ask Me No Questions, sucesso registrado no Second Helping, o O.A.R. conferiu uma roupagem mais jovem, mas, sem esquecer de seus riffs eletrificados, que fizeram e fazem parte da história do Rock e vale dizer que eles colocaram muito 'feeling' ao cantar seus versos e tocar suas notas.

    Os Hard Rockers do Cheap Trick ( foto ) ficaram responsáveis pela versão de Gimme Back My Bullets ( título do álbum de 1976 ) e trouxeram uma roupagem mais pesada, onde novamente as guitarras viajam para longe em solos saborosos. Na sequencia, a dupla Moe & John Hyatt cantam a bela The Ballad Of Curtis Loew ( mais uma do Second Helping ) em um ritmo cristalino de Blues, que nos envolve em seus solos mais leves graças ao uso de slide na guitarra.

    Coube ao Gov´T Mule ( banda de Southern Rock da década de 90 ) junto ao guitarrista Audley Freed nos exibirem toda a potência e emoção do hino Simple Man ( do sensacional primeiro álbum Pronounced Leh-Nerd Skin-Nerd de 1973 ) e literalmente quintuplicar as boas sensações que sentimos ao ouvir este One More For The Fans! Celebrating The Song And Music Of Lynyrd Skynyrd, que nos levam a cantar seus versos com eles e sentir a viagem repleta de maestria nos solos de guitarras.

    O cantor e guitarrista Warren Haynes ficou com a That Smell ( do Street Survivors ) e com muita precisão, ele nos trouxe uma reluzente versão em uma atuação que caminhou junto as backing vocals em um mergulho no Blues e quando as guitarras assumem o comando ouvimos uma verdadeira aula de vibrantes melodias. A última do primeiro cd é a For Walls Of Raiford do Legend, que foi cantada com o vozeirão grave de Jamey Johnson, que apresentou um Blues forte para penetrar na alma usando apenas o violão e o músico empolgou significativamente os presentes no Fox Theatre, inclusive - logicamente - quem escutar o cd.

    Com repiques na bateria, riffs rápidos de guitarras e muitos metais, Jason Isbell ( foto ) dispara o Rock´n´Roll inflamado de I Know A Little ( do Street Survivors ) e cá entre nós... como o cara sola sua guitarra, e não posso esquecer de mencionar também os solos de piano e as backing vocals, que amplificaram a linhagem festiva do show. Peter Frampton também foi outro ilustre convidado desta verdadeira celebração e cantou o animado Rock´n´Roll existente em Call Me The Breeze ( do Second Helping ), mas, o que chamou a atenção nesta música foi o brilho de seus virtuosos solos de guitarra, que te conectam ao som facilmente.

     Depois, o cantor Tracey Adkins exibe através de seus vocais mais graves outra das criações do Lynyrd Skynyrd, que são lotadas de positividade e um sugestivo toque apimentado com a What´s Your Name? ( mais uma do Street Survivors ), onde além de seu 'feeling' ser percebido nos vocais e no piano, os solos de guitarras destacam-se bastante.

    E a festa prossegue com a dupla Charlie Daniels na guitarra e o irmão de Johnny Van Zant, o cantor e guitarrista Donnie Van Zant do 38 Special com o Blues/Rock de Down South Jukin' ( do Pronounced Leh-Nerd Skin-Nerd ), que também ficou tão apetitosa de ouvir quanto sua versão original. Para a próxima, o baixista Alabama adere a comemoração para a exuberante Gimme Three Steps ( do Pronounced Leh-Nerd Skin-Nerd ) e mantém elevado o nosso grau de contentamento ao ouvir este cd.

   Em um dos momentos mais emocionantes do show, que são conduzidos através de solos de gaita e guitarra para ambientar a beleza que teremos a seguir, o mestre Gregg Almman do Almman Brothers canta a majestosa balada Tuesday's Gone ( outra do primeiro álbum, o lendário Pronounced Leh-Nerd Skin-Nerd ) e em seu decorrer tece um impactante solo em seu piano em linhas quase religiosas.

    E depois de todos os convidados realizarem seu tributo à banda, eis que os principais homenageados da noite vem ao palco ( lembrando que o atual line up do Lynyrd Skynyrd - foto -  é composto de Gary Rossington na guitarra, Johnny Van Zant nos vocais, Rickley Medlocke na guitarra, Michael Cartellone na bateria, Mark Matejka na guitarra, Pezer Keys nos teclados, Johnny Colt na guitarra, Dale Krantz Rossington e Carol Chase nos backing vocals ) para tocarem a Travelin' Man com Johnny Van Zant em um duelo virtual com seu falecido irmão Ronnie Van Zant, graças é claro, as possibilidades tecnológicas, o que causa uma comoção em quem ouve o cd e uma maior ainda em quem esteve presente no show dos sulistas nesta noite no Fox Theatre.

    Inflacionando a aura positiva, que ficou e permeou o ar tivemos Freebird ( que encerra com primor o Pronounced Leh-Nerd Skin-Nerd ) com seus longos riffs melodiosos, que em novembro de 2011 no show do Lynyrd Skynyrd em Paulínia/SP no festival S.W.U., quase me levaram às lágrimas por tamanha sensibilidade que este clássico desperta em sua audição, ainda mais quando são exibidos os nomes dos integrantes que faleceram naquele acidente de avião.

    Na execução gravada nesta noite para este One More For The Fans! Celebrating The Song And Music Of Lynyrd Skynyrd, certamente que muitos se sentiram assim também, afinal, presenciaram uma exibição de gala e não tem como não sair cantarolando seus versos com Johnny Van Zant e viajar nos longos solos da trinca de guitarristas feitos com um verdadeiro deleite graças à sequencia de notas feitas por Gary Rossington, Rickley Medlocke e Mark Matejka, que parecem serem intermináveis, são capazes de te manter sintonizados em cada um de seus acordes e te fazem desejar que fossem maiores.

    Para encerrar esta suntuosa e magnífica apresentação e típico de eventos assim, o Lynyrd Skynyrd recebe todos os nobres e estrelares músicos para juntos tocarem outro emblemático clássico da carreira da banda: Sweet Home Alabama ( do Second Helping ) com cada um deles cantando um trecho e eternizando a versão deste show no Fox Theatre de forma belíssima.

    Agora com este lançamento disponibilizado no Brasil faço minhas as palavras do guitarrista Gary Rossington "ouvir todos esses incríveis músicos cantando nossas músicas foi inesquecível. Foi realmente uma noite especial e eu estou feliz que nossos fãs poderão desfrutar deste show em casa", e elas fazem ainda mais sentido se considerarmos que temos em mãos simplesmente um fabuloso e radiante disco chamado One More For The Fans! Celebrating The Song And Music Of Lynyrd Skynyrd para degustar e sentir muita satisfação em ouví-lo várias e várias vezes. Será um crime não incluí-lo em sua coleção.
Nota 10,0.

Sites: http://lynyrdskynyrd.com/
 e https://www.facebook.com/LynyrdSkynyrd.

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2016

Voltar para Resenhas