Masterplan - Keep Your Dream Alive
CD/DVD 15 Faixas - Shinigami Records - 2015

    Em 2002, o virtuoso guitarrista alemão Roland Grapow e o baterista Uli Kusch saíram do Helloween e fundaram o Masterplan ao lado do excelente vocalista norueguês Jorn Lande, o baixista Jan S. Eckert e o tecladista Axel Mackenrott, que em pouco tempo de banda registraram o EP Enlighten Me ( 2002 ) e o debut cd autointitulado de 2003, que alçaram a banda a voos maiores, como a primeira turnê no Brasil junto ao Gamma Ray.

    Para 2004 gravaram o EP Back For My Life, que antecedeu o segundo disco, o Aeronautics ( 2005 ) e assim como o anterior foi um sucesso. Em 2007 foram lançados o EP Lost And Gone e o cd MK II com outra formação. Três anos depois, em 2010, o Masterplan disponibilizou o EP Far From End Of The World e o cd Time To Be King, que mesmo com as mudanças em seu line up mantiveram a qualidade da banda e sempre caminharam na linha do Heavy Metal Melódico/Power Metal.

    A atual formação conta com o líder Roland Grapow na guitarra, Axel Mackenrott nos teclados, Rick Altzi ( ex-At Vance ) nos vocais, Martin "Marthus" Skaroupka ( ex-Cradle Of Filth ) na bateria e Jari Kainulainen ( ex-Stratovarius ) no baixo, cujo primeiro trabalho foi o Novum Initium ( 2013 ) e por enquanto vem dando muito certo, pois, eles foram responsáveis também pelo primeiro ao álbum vivo do Masterplan com o título de Keep Your Dream Alive, que vem acompanhado de um DVD com o show no Masters Of Rock de 2013. Os processos de gravação, mixagem e masterização tanto do cd quanto do DVD ficaram aos cuidados de Roland Grapow e foram realizados no Grapow Studios na Eslováquia e a capa exibe vários "apanhadores de sonhos" é de Stan Decker ( Avalon, Kiske/Sommerville e Allen/Lande ).

    Após a anúncio oficial do show e durante a introdução Per Aspera Ad Astra notamos a vibração dos fãs aumentar consideravelmente com a entrada a banda no palco para rapidamente tocarem a pesada e cadenciada Enlighten Me, que destacam os solos cheios de melodia de Roland Grapow em sua guitarra, os vocais poderosos de Rick Altzi e os toques vigorosos do baterista Martin "Marthus" Skaroupka.

    Na sequencia, eles trazem o andamento fortificado e os ares melódicos de Spirit Never Die, cujo refrão te convida a cantar com Rick Altzi como se você também estivesse presente no show se encantando com as duas músicas do primeiro disco.

    Prosseguem com a encorpada Lost And Gone ( do MK II ), que é possuidora de um ritmo mais cadenciado que favorece aos vocais de Rick Altzi e aos solos de Roland Grapow em sua guitarra. Com a plateia eufórica, ele avisa que a seguinte é Cristal Night ( do primeiro álbum ) e a canção de estilo épico, riffs e vocais envolventes marca a quinta de Keep Your Dream Alive. Depois, com a energia do show em alta executam a recente Betrayal, que demonstra como a banda percorre corretamente os caminhos mais Heavy Metal com direito à um solo de muita habilidade do mentor do Masterplan.

    Ao sinal de sirenes de ataque aéreo é tocada a Crimson Rider do Aeronautcs, que é um Power Metal mais tradicional, que ao vivo te contagia ainda mais rápido por conta de seus longos solos de guitarra e termina com o baterista Martin "Marthus" Skaroupka detonando seu kit. E deixando claro que estavam agradando... os fãs berraram o nome da banda com muita força antes de perceberem a harmonia presente em Back To My Life, mais uma do segundo álbum do quinteto, que se torna mais pesada à maneira que seus minutos passam e resultam em trechos que extraem muitas palmas da galera.

    Título do terceiro álbum, Time To Be King exibe toda a vitalidade de suas rápidas linhas puramente Power Metal, que te fazem querer participar do espetáculo seja nos "hey...hey..." ou então 'bangueando' durante seus empolgantes solos de guitarra. Outra do Novum Initium e que empresta seu título ao CD/DVD é a Keep Your Dream Alive, que entra mais cadenciada e pela atuação do tecladista Axel Mackenrott em parceria com o vocalista Rick Altzi, o prazer de curti-la eleva-se significativamente, especialmente ao vivo, como é o caso deste cd.

    Quando são executados os primeiros acordes do hit Heroes ( do primeiro cd ) consegue-se sentir a 'vibe' que a música passa na galera e mesmo nesta versão mais pesada, ela causa boas sensações, que ficam maiores ao ouvirmos os solos de Roland Grapow em sua Gibson Les Paul.

    Com um início marcante nos teclados de Axel Mackenrott e um ritmo cadenciado bastante vigoroso, a próxima é a nova Soulburn, onde Rick Altzi solicita para que todos gritem seu título com ele durante suas evoluções melódicas, que tiveram alguns prolongamentos para a participação dos contentes fãs presentes no Masters Of Rock. Com um ritmo grandioso, a Power Metal Kind Hearted Light aparece com sua esperada velocidade vinda da sua parte instrumental e conta com toda a potência dos vocais suspendendo a interação com os fãs, que ao término da música reagem satisfeitos aplaudindo e gritando incessantemente para a banda.

    No encerramento do show, o Masterplan tocou mais uma deste aclamado primeiro cd com a Crawling From Hell, que nos concedeu o direito de sentir toda aceleração de seu considerável Power Metal, que está versado nos constantes riffs de guitarra devidamente combinados aos teclados e a bateria liberando assim, Rick Altzi para cantar com muito ímpeto, que pede para os fãs gritarem os "ôôôôôô" e é atendido prontamente transformando em um dos melhores de toda a apresentação. Registrada no show do Masterplan em Atlanta no Prog Power, a última do cd é a nova Black Night Of Magic, que ao vivo garantiu um andamento frenético gostoso de se acompanhar e mais uma ótima atuação de seu vocalista, que comprova que a escolha dele para o posto foi muito acertada.

    Depois de conferir o áudio do show é hora de assistir seus detalhes... para isso, basta colocar o DVD para rodar e receber a introdução, que traz um apanhado de imagens da turnê do álbum Novum Initium por vários lugares do mundo e rapidamente, com a banda no palco, Enlighten Me faz a abertura do show, com destaque para a iluminação do Masters Of Rock, aos closes de câmera e  também para a movimentação dos músicos do Masterplan, que sempre mexem com o público.

    Em Spirit Never Die é possível reparar como entre os vários solos de guitarra e baixo feitos por Roland Grapow e Jari Kaunulainen, respectivamente, como os dois sorriem passando este astral bastante positivo aos fãs e como o primeiro faz os backing vocals da canção.

    Depois em Lost And Gone percebe-se a entrega de Rick Altzi ao cantar seus versos e em Cristal Night é interessante olhar o gigante tecladista Axel Mackenrott 'abandonar' seu posto por alguns instantes para vir agitar ao lado de Roland Grapow, que sustenta a composição em sua guitarra durante os solos.

    Quem aprecia o trabalho dos bateristas deve reparar na virada feita por Martin "Marthus" Skaroupka em Betrayal e novamente na iluminação, que interage com o Masterplan. Em Crimson Rider podemos ver Rick Altzi comandar os fãs como um ótimo frontman deve fazer durante os exuberantes solos de Roland Grapow, fato que deixa a plateia nas suas mãos e efervesce ainda mais quando é tocada a Back To My Life, que mostra seu contentamento aplaudindo bastante o quinteto.

    E eles também demonstraram essa alegria com essa interação em Time To Be King, seguida por Keep Your Dream Alive, onde Roland Grapow brinca com Jari Kaunulainen e deixa claro a sintonia que os músicos tem entre si.   

    Por ser muito conhecida, Heroes foi naturalmente a que os fãs mais agitaram e em seu decorrer Rick Altzi segura o microfone para Roland Grapow cantar parte de seu refrão em outro momento muito impactante do show. Depois, o set teve Soulburn, onde percebe-se a importância dos backing vocals e Kind Hearted Light, sendo que ambas garantiram muitas palmas à banda. Para o final deste show principal do DVD temos a potente de Crawling From Hell.

    Para os extras contamos com algumas partes do show no Wacken Open Air em um palco menor que o utilizado na República Checa, mas com uma iluminação tão boa quanto e lá foram apresentadas as músicas "Keep Your Dream Alive", "Cristal Night" e "Soulburn" ( onde Rick Altzi imita os toques de teclados iniciais em sua voz e torna a exibição muito mais divertida ). E mesmo em um palco menor, a produção do Wacken é imponente, pois, os lança chamas e o alucinado público do mundo inteiro está presente participando, aplaudindo e 'bangueando' sempre que solicitado.

    Com muita melodia e uma atuação que convoca os fãs, Spirit Never Die marcou outra das canções no festival, que tiveram aquele primor que permeia o quinteto ao vivo e a última foi a acelerada Crawling From Hell com mais outras tradicionais labaredas de fogo. Encerrando esta parte do DVD temos o Special Wacken After Show, que mostra rapidamente a descontração dos músicos do Masterplan pela conquista.

    No extra chamado Asia vemos o Masterplan no Midi Festivals 2014 em Shangai no dia 23 de abril de 2014 e em Beijing no dia 1 de maio, sendo que eles aproveitaram o giro pela China para conhecer as famosas muralhas entre outras atividades até que tenhamos os vídeos de Soulburn e de Heroes nestes shows em um palco com um enorme telão, mas sem plano de fundo, que é bem incomum.

    Inclusive, vale dizer que Heroes fez os chineses pularem sem parar... Na passagem pelo Prog Power nos Estados Unidos temos algumas imagens e o o vídeo completo de Black Night Of Magic, que deixou claro a recepção positiva na terra do Tio Sam.    

     Este CD/DVD Keep Your Dream Alive contém os clipes oficiais da carreira do Masterplan e aí encontramos "Enlighten Me", "Back For My Life", "Lost And Gone", "Time To Be King" e "Keep Your Dream Alive", que servem para se relembrar das diversas formações da banda ao longo de seus 15 anos de carreira, e isso tudo totaliza duas horas de vídeo do Masterplan.

    O primeiro lançamento do Masterplan ao vivo demorou para acontecer, como poderiam reclamar alguns fãs mais fanáticos, mas quando finalmente ganhou a luz... veio neste formidável CD/DVD Keep Your Dream Alive, que compensou pela fartura de material, pois, temos um show fabuloso no Masters Of Rock e todos os extras citados acima. É para nenhum fã de Power Metal não se sentir plenamente satisfeito com este lançamento da Shinigami Records no Brasil.
Nota: 10,0.

Sites: http://www.masterplan-theband.com/; https://www.facebook.com/masterplantheband; http://myspace.com/masterplanmetal e https://www.youtube.com/user/MasterplanVEVO.

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2016

Voltar para Resenhas