Metalium - Grounded Chapter Eight
2010 - 10 faixas - Dynamo Records
|
|
Embora mergulhe um pouco em temas egípcios, desta vez o álbum não é conceitual como já foram os anteriores, e o título da primeira faixa diz tudo que podemos esperar do cd: Heavy Metal - e os alemães já soltam sua blitzkrieg sonora com muitos solos de guitarras, bateria forte como deve ser e vocais voltados mais para o lado power metal. Aliás é recomendo pegar o ótimo encarte do cd e ler a tijolada que esta música tece para quem não gosta do estilo. Light Of Day entra com solos mais distorcidos e com o jeitão do metal de hoje. Ponto para a banda que absorveu a evolução heavy metal; mas não esqueceu-se de deixar os vocais empolgantes e os solos de guitarras como antigamente, ou seja, cheios de melodia. Em Pay The Free, o baterista Michael Enrè faz um solo inicial rápido seguido uma ótima base de guitarras que culminam em um power metal dos bons e com vocais cheios de emoção, especialmente no refrão.
Ao som de chicotes temos os acordes mais cadenciados e épicos de Slavery, e nos instantes iniciais sente-se que estamos diante de uma das melhores de Grounded. A interpretação melódica dos vocais de Henning Basse é o desejado quando escuta-se um cd do Metalium, agora mergulhando em influências egípcias. Com as guitarras bem melódicas e sucedidas por linhas mais cadenciadas entramos em Crossroads Overload, que após as primeiras linhas vocais segue para uma cadência harmoniosa muito vibrante e exibe ainda o perfeito entrosamento dos guitarristas Matthias Lange e Tolo Grimalt, que solam com muita categoria.
|
Um longo solo e melódico de guitarra é somado à excelente presença de um piano e vocais mais emblemáticos: está pronta a receita da balada heavy Borrowed Time, a oitava de Grounded, e como toda balada que se preze, ela nos pega no refrão, que é dotado de exuberantes solos de guitarra. Depois deste belo momento mais calmo, o Metalium volta a pisar no acelerador com Once Loyal, um típico power metal rápido que vem para mostrar do que uma banda de heavy metal é feita: guitarras e bateria velozes, vocais em coro, refrão envolvente. Dedilhados e solos melodiosos na guitarra e bateria sofrendo um grande ataque estão na épica Loneley que encerra este formidável Grounded - Chapter Eight que termina pesado em um heavy metal de grande qualidade.
Assim como ficou provado no álbum anterior, o Metalium está em uma fase criativa muito grande e a Dynamo Records lançou quase que em seguida os dois cd´s, tanto que faço um aviso para os fãs de metal melódico: incluam estes dois lançamentos em sua coleção, e seja o anterior ou este Grounded - Chapter Eight, você deverá ouvir por várias vezes.
Nota:8,5Site: www.metalium.de
Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2010