Metalium - Grounded Chapter Eight
2010 - 10 faixas -  Dynamo Records

    Em janeiro de 2010 eu resenhei o ótimo álbum Incubus - Chapter Seven  ( leia resenha ) dos alemães do Metalium, época em que grupo encontrava-se no Tornado Studio preparando o sucessor deste trabalho, intitulado Grounded - Chapter Eight, que novamente foi produzido pelo mentor da banda Lars Ratz, e mixado por Fredrik Nordström ( que já trabalhou em álbuns de Children of Bodom, Dimmu Borgir, Arch Enemy, At The Gates, e outros ). A formação da banda permaneceu estável neste disco com Matthias Lange e Tolo Grimalt ( guitarras ), Michael Ehrè ( bateria ) e Henning Basse ( vocal ), além do já citado baixista Lars. A capa e a arte do encarte ficaram a cargo de Katja Piolka ( Primal Fear, Leaves Eyes, e outros ).

   Embora mergulhe um pouco em temas egípcios, desta vez o álbum não é conceitual como já foram os anteriores, e o título da primeira faixa diz tudo que podemos esperar do cd: Heavy Metal - e os alemães já soltam sua blitzkrieg sonora com muitos solos de guitarras, bateria forte como deve ser e vocais voltados mais para o lado power metal. Aliás é recomendo pegar o ótimo encarte do cd e ler a tijolada que esta música tece para quem não gosta do estilo. Light Of Day entra com solos mais distorcidos e com o jeitão do metal de hoje. Ponto para a banda que absorveu a evolução heavy metal; mas não esqueceu-se de deixar os vocais empolgantes e os solos de guitarras como antigamente, ou seja, cheios de melodia. Em Pay The Free, o baterista Michael Enrè faz um solo inicial rápido seguido uma ótima base de guitarras que culminam em um power metal dos bons e com vocais cheios de emoção, especialmente no refrão.

    Ao som de chicotes temos os acordes mais cadenciados e épicos de Slavery, e nos instantes iniciais sente-se que estamos diante de uma das melhores de Grounded. A interpretação melódica dos vocais de Henning Basse é o desejado quando escuta-se um cd do Metalium, agora mergulhando em influências egípcias. Com as guitarras bem melódicas e sucedidas por linhas mais cadenciadas entramos em Crossroads Overload, que após as primeiras linhas vocais segue para uma cadência harmoniosa muito vibrante e exibe ainda o perfeito entrosamento dos guitarristas Matthias Lange e Tolo Grimalt, que solam com muita categoria.

    Falling Into Darkness é iniciada com rápidos riffs de guitarras e uma excelente atuação do baterista Michael Enrè, muito bom também são os trechos falados que narram os fatos quando Lars Ratz encontrou um homem morto há 20 metros do estúdio onde aconteceram as gravações. Outro ponto forte está na performance do vocalista, devidamente compenetrado nesta canção. Are We Alone foi escrita por Henning Basse e a letra foi baseada na eterna dúvida se estamos ou não sozinhos no universo. Para tentar responder essa questão presente nos livros de da ficção cientifica, o Metalium aplicou muitos solos de guitarras, um vigoroso trabalho de baixo e bateria que trazem aromas cadenciados e melodiosos.

    Um longo solo e melódico de guitarra é somado à excelente presença de um piano e vocais mais emblemáticos: está pronta a receita da balada heavy Borrowed Time, a oitava de Grounded, e como toda balada que se preze, ela nos pega no refrão, que é dotado de exuberantes solos de guitarra. Depois deste belo momento mais calmo, o Metalium volta a pisar no acelerador com Once Loyal, um típico power metal rápido que vem para mostrar do que uma banda de heavy metal é feita: guitarras e bateria velozes, vocais em coro, refrão envolvente. Dedilhados e solos melodiosos na guitarra e bateria sofrendo um grande ataque estão na épica Loneley que encerra este formidável Grounded - Chapter Eight que termina pesado em um heavy metal de grande qualidade.

    Assim como ficou provado no álbum anterior, o Metalium está em uma fase criativa muito grande e a Dynamo Records lançou quase que em seguida os dois cd´s, tanto que faço um aviso para os fãs de metal melódico: incluam estes dois lançamentos em sua coleção, e seja o anterior ou este Grounded - Chapter Eight, você deverá ouvir por várias vezes.
Nota:8,5

Site: www.metalium.de

Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2010

Voltar para Resenhas