Midnattsol - Nordlys
10 Faixas - Hellion Records - 2008

    No ano de 2002, o guitarrista Christian Hector e a linda cantora Carmen Elise Espenaes começam a trabalhar juntos e buscam criar um som inspirado na mitologia nórdica. Então convidam para juntar-se a banda Daniel Fischer ( teclados ), Chris Merzinsky ( bateria ), a bela Birgit Öllbrunner ( baixo ) e Daniel Droste ( guitarras e violões ), para juntos formarem o Midnattsol ( ou em nossa língua: sol da meia noite ) que apresenta algumas influências de música gótica, porém sua principal vertente está no folk metal.

    Assim, o sexteto lança o álbum Where Twilight Dwells em 2005, que foi sucedido por Nordlys - lançado no Brasil em outubro de 2008 pela Hellion Records. O trabalho foi gravado no Mastersound Studios e no The Vision Bleak por Markus Stock e Klangschmiede E Studios. A mixagem foi realizada no renomado Finnvox Studios por Tue Madsen

    Open Your Eyes abre o denso, porém, muito bem gravado disco do Midnattsol de uma forma bem encorpada, pois ouve todos os instrumentos com perfeição e nota-se com maior ênfase os vocais de Carmen Elise Espenaes que vai conquistando o ouvinte a cada verso.

    Uma coisa muito interessante é que em algumas músicas Carmen canta em norueguês, caso este de Skrogens Lengsel, que é mais rápida pelo andamento das guitarras, mas conta com muita musicalidade dos demais instrumentos, especialmente na atuação do baterista Chris Merzinsky que não faz um solo de bateria, mas mantém o som pesado. A terceira é Northern Light, que apresenta um elaborado clima, relativamente progressivo, com os dedilhados e os ótimos vocais da linda Carmen, que vão ficando ainda melhores ao ganharem o peso proporcionado pelas guitarras, mas sem perder a agradável melodia. Konkylie temos a voz da diva acompanhada por um ritmo pesado, parte dele feito pelos grandes solos do guitarrista Christian Hector. Estes dois pontos aliados a intervenção do tecladista Daniel Fischer conduzem Konkylie a um final bem viajante. Na melhor mistura de voz e violão somos levados para Wintertime, mas, os noruegueses rapidamente mesclam as guitarras à canção, e a deixam perfeita para que Carmen exiba seus vocais, que neste faixa estão praticamente falados ( assemelhando-se a uma feiticeira prestes a realizar um encanto, e convenhamos, aliás a vocalista é tão bonita que nos encanta mesmo ).

    A mais acelerada Race Of Time é a seguinte de Nordlys e maiores seus destaques estão nos riffs de guitarras feitos por Christian Hector e Daniel Droste, além das influências medievais que estão agregadas à música. Em New Horizon, os violões são tocados de forma emocionante para esta lenda norueguesa que possui arranjos cantados com muito feeling por Carmen Elise Espenaes e nos faz soltar a mente e viajar bem longe ( ouça e me diga se concorda ou não ).

    A segunda canção mais folk do Midnattsol é River Of Virgin Soil - que lembra um conto de épico - e volta a ficar pesada ao seu decorrer, isso resulta na melhor música do cd que tem a aplicação dos vocais líricos de Carmen de forma grandiosa. E eles nos levam a imaginar uma princesa sorridente próxima a um rio com En Natt I Nord, outra que na língua nativa da banda. Mas a linda melodia inicial sofre a adição de guitarras mais cadenciadas que dão os caminhos da música.  De bônus, a edição brasileira possui ainda Octobre, que é cantada pelo guitarrista Daniel Droste, exibindo sua boa voz em meio a ótimos solos de guitarras.

    O mais interessante deste trabalho do Midnattsol é que eles souberam juntar momentos mais pesados com excelentes melodias mais suaves, sabendo também aproveitar muito bem dos ótimos vocais de Carmen Elise Espenaes que dão personalidade ao disco. Em suma, Nordlys é um cd cuja ideia é passar a junção de folk com heavy metal no estilo norueguês. Vale conferir.

Site: www.midnattsol.com e http://www.myspace.com/midnattsolfolk
Gravadora: www.hellion.com.br

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2009

Voltar para Resenhas