Moonrock - Mindless Creatures
16 faixas - Classic Metal Records - 2022

      A gravadora brasileira Classic Metal Records faz um importante trabalho em disponibilizar no país a enorme quantidade de álbuns de Heavy Metal de grandes nomes dos anos 80 e também muitas raridades de uma galera que merece ser descoberta pelos fãs do estilo. Um destes nomes é um Moonrock, banda que foi criada pelo infelizmente falecido vocalista Shmoulik Avigal, que tem o álbum Mindless Creatures ( na verdade uma demo muito bem gravada, que estava de posse de sua viúva ) lançado pela primeira vez oficialmente por aqui.

    Shmoulik Avigal é mais conhecido dos fãs de Heavy Metal oitentista por ter sido o vocalista dos holandeses do Picture no clássico disco Diamond Dreamer ( 1982 ). Além do Picture, Shmoulik Avigal participou do Horizon, do The Rods, do Guardian Of The Flame e do Harpo. Nas doze músicas deste Mindless Creatures que foram registradas em 1997 e lançadas originalmente em 1999, Shmoulik Avigal esteve ao lado de Dani Shetrit na guitarra, Eric Klaastad no baixo, Denis Moore na bateria e Ken Distin nos teclados.

    Na capa de Mindless Creatures temos uma Fênix brava e no encarte além das fotos e letras temos uma bela biografia de Shmoulik Avigal escrita por Marcelo Vieira elevando o teor histórico desta obra, que conta com quatro músicas bônus do Vision, outro projeto do vocalista que será abordado em detalhes mais adiante nesta resenha e por hora vamos conhecer mais detalhes das músicas do Moonrock.

    O Heavy Metal classudo e poderoso do Moonrock começa com a eletrizante The Shaman Song com Shmoulik Avigal cantando com garra em cima dos riffs de guitarra feitos por Dani Shetrit, que ao chegar no momento do solos envia toda a sua magia e nos contagia imediatamente. Logo em seguida é a vez da faixa título, a Mindless Creatures com o ritmo cadenciado e que expressa uma aura sombria, bem oitentista e é devidamente impactante durante o seu andamento, que é vocalizado com muita energia por Shmoulik Avigal, aliás, não se assuste após as primeiras audições do cd se começar a cantar o seu refrão junto com o vocalista.

    Com ares épicos conduzidos com muito feeling pelo vocalista, Sins Of The Father é a terceira de Mindless Creatures e a banda apresenta uma composição envolvente dotada de riffs "sabbaticos" e de teclados que ajudam na profundidade de suas linhas relativamente obscuras. Para The Master, eles optaram por um Heavy Metal encorpado onde Shmoulik Avigal libera os seus agudos em uma canção que possui um ótimo crescente e uma vibrante base executada pelo guitarrista Dani Shetrit, que se destaca nos solos.

    Depois temos Hell And Back, que contém uma postura Hard'n'Heavy daqueles em que se apreciam instantaneamente ao lembrar do que muitos nomes dos anos 80 fizeram nos seus discos em que saliento especificamente neste cd os teclados comandados por Ken Distin, as boas frases de baixo tocados por Eric Klaastad e a roupagem trazida por eles na composição. Se curte Alcatrazz perceberá isso nos vocais. Feels Like Home começa nos dedilhados e Shmoulik Avigal demonstra muita emoção ao cantar os versos desta balada Heavy nos conectando imediatamente com a música nos fazendo sentir toda sua garra, que durante os solos de guitarra encontramos um momento para meditar admirando a sua melodia.

    A sétima de Mindless Creatures chama-se Terror On The High Sea e sua introdução nos teclados feitas por Ken Distin trazem um Heavy Metal robusto com Shmoulik Avigal cantando com toda a sua força diante de um andamento cadenciado, que conta com ótimo solos de guitarra em seu decorrer em uma base de baixo e de bateria bastante empolgantes. Mantendo o peso firme como se deve My Own Man é detentora de uma pegada Hard'n'Heavy vibrante, um ótimo refrão e uma ótima atuação do Moonrock, além de uma fortificada e caprichada base de guitarra.

    O quinteto gostou de que suas músicas fossem orientadas pelos solos e pelos riffs de guitarras muito bem comandados por Dani Shetrit, e é isso que nota-se em Screaming Out, onde esses solos abrem espaço para Shmoulik Avigal possa cantar com muito brilho a sua letra capturando de vez assim o ouvinte. De início bastante elaborado em suas linhas instrumentais, Believe It's Yours, marca décima do cd e o seu estilo é bastante cativante, porém, o que chama a atenção é a sua virada nos dedilhados, que foram ambientadas nas melodias de teclados, que quebram e depois chamam o lado Heavy Metal da canção.

    Logo nas primeiras notas de Rebel Heart, o Moonrock já deixa claro que estamos diante mais outro marcante Hard'n'Heavy deste Mindless Creatures, para confirmar deixe o seu ritmo e os seus vocais, ambos envolventes, adentrarem aos seus ouvidos. Finalizando Mindless Creatures - mas não o cd - temos Jeckill and Hyde que é aquele Heavy cadenciado feito para socar o ar ao vivo, especialmente durante o seu refrão.

    No Vision, Shmoulik Avigal teve ao seu lado os músicos Tom Jude ( Warhead, Doro, Holy Water, Tung NYC e American Mafia ) na guitarra Jose Ferro ( Agentz e The Screaming Lords ) no baixo e Chris Crooken ( Batalion ) na bateria e essas músicas foram gravadas já bastante distante o ano de 1986. A primeira presente aqui é Wrong Side Of Love, que gosta se rapidamente por ser um Hard Rock padrão dos anos 80, ou seja bons vocais, bons riffs e aquele conhecido ritmo atraente. De andamento animado Damned Dark Night é uma composição que poderia ter sido usada para abrir os shows, graças a sua adrenalina notadamente percebida nos vocais, seus solos de guitarra, enfim.. uma sonzeira típica que tive o prazer de crescer ouvindo.

    De uma atmosfera dramática, Falling In Love é uma balada Hard de primeira, que Shmoulik Avigal canta depositando muito sentimento a cada verso, onde destaco também os repiques feitos pelo baterista Chris Crooken, os solos de guitarras de Tom Jude e o seu formato positivo. A última dos bônus do Vision ( e deste Mindless Creatures ) é a Changes, que é voltada para um Hard'n'Heavy repleto de potência e com uma dedicação a tudo que admiro sendo exibido no momento exato: seus toques de bateria, seus vocais, seu ritmo pulsante. Enfim, só posso definir como uma sonzeira.

    Quando me deparo com o álbum como este Mindless Creatures do Moonrock e vejo a imensa qualidade de seu Hard'n'Heavy fico pensando em quantas excelentes bandas nós tivemos ao longo das décadas da existência do Heavy Metal e quantos deles, por mais álbuns que ouço constantemente, ainda estão aí para serem descobertos... E para ampliar este horizonte a Classic Metal Records vai lá e disponibiliza uma pérola rara como esta, que além de ser um resgate e um tributo ao legado de Shmoulik Avigal, ainda apresenta outra ótima banda que foi o Vision. Termino este texto fazendo um brinde ao Moonrock, ao Vision, a Shmoulik Avigal, à Classic Metal Records e ao sensacional e vigoroso Heavy Metal dos anos 80 e 90.
Nota 9,5.

 

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2023

Site: https://Moonrock.hearnow.com.  
Facebook: https://facebook.com/MoonrockUSBand.  
Bandcamp: https://MoonrockshmoulikavigaldaniShetrit.bandcamp.com/releases.
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCMvHsWQzgKBW51p19qTfiNA
 

Voltar para Resenhas