|
Moonrock
- Mindless Creatures
|
O Heavy Metal classudo e poderoso do Moonrock começa com a eletrizante The Shaman Song com Shmoulik Avigal cantando com garra em cima dos riffs de guitarra feitos por Dani Shetrit, que ao chegar no momento do solos envia toda a sua magia e nos contagia imediatamente. Logo em seguida é a vez da faixa título, a Mindless Creatures com o ritmo cadenciado e que expressa uma aura sombria, bem oitentista e é devidamente impactante durante o seu andamento, que é vocalizado com muita energia por Shmoulik Avigal, aliás, não se assuste após as primeiras audições do cd se começar a cantar o seu refrão junto com o vocalista.
Com ares épicos conduzidos com muito feeling pelo vocalista, Sins Of The Father é a terceira de Mindless Creatures e a banda apresenta uma composição envolvente dotada de riffs "sabbaticos" e de teclados que ajudam na profundidade de suas linhas relativamente obscuras. Para The Master, eles optaram por um Heavy Metal encorpado onde Shmoulik Avigal libera os seus agudos em uma canção que possui um ótimo crescente e uma vibrante base executada pelo guitarrista Dani Shetrit, que se destaca nos solos.
Depois temos Hell And Back, que contém uma postura Hard'n'Heavy daqueles em que se apreciam instantaneamente ao lembrar do que muitos nomes dos anos 80 fizeram nos seus discos em que saliento especificamente neste cd os teclados comandados por Ken Distin, as boas frases de baixo tocados por Eric Klaastad e a roupagem trazida por eles na composição. Se curte Alcatrazz perceberá isso nos vocais. Feels Like Home começa nos dedilhados e Shmoulik Avigal demonstra muita emoção ao cantar os versos desta balada Heavy nos conectando imediatamente com a música nos fazendo sentir toda sua garra, que durante os solos de guitarra encontramos um momento para meditar admirando a sua melodia.
|
|
De uma atmosfera dramática, Falling In Love é uma balada Hard de primeira, que Shmoulik Avigal canta depositando muito sentimento a cada verso, onde destaco também os repiques feitos pelo baterista Chris Crooken, os solos de guitarras de Tom Jude e o seu formato positivo. A última dos bônus do Vision ( e deste Mindless Creatures ) é a Changes, que é voltada para um Hard'n'Heavy repleto de potência e com uma dedicação a tudo que admiro sendo exibido no momento exato: seus toques de bateria, seus vocais, seu ritmo pulsante. Enfim, só posso definir como uma sonzeira.
Quando me deparo com o álbum como este Mindless Creatures do Moonrock e vejo a imensa qualidade de seu Hard'n'Heavy fico pensando em quantas excelentes bandas nós tivemos ao longo das décadas da existência do Heavy Metal e quantos deles, por mais álbuns que ouço constantemente, ainda estão aí para serem descobertos... E para ampliar este horizonte a Classic Metal Records vai lá e disponibiliza uma pérola rara como esta, que além de ser um resgate e um tributo ao legado de Shmoulik Avigal, ainda apresenta outra ótima banda que foi o Vision. Termino este texto fazendo um brinde ao Moonrock, ao Vision, a Shmoulik Avigal, à Classic Metal Records e ao sensacional e vigoroso Heavy Metal dos anos 80 e 90.
Nota 9,5.
Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2023