Nails - You Will Never Be One Of Us
 10 Faixas - Shinigami Records - 2016

    O Nails é uma horda de Powerviolence/Grindcore surgida na cidade de Oxnard na Califórnia nos Estados Unidos em 2009, que hoje conta com os seguintes músicos: Todd Jones nos vocais e guitarra, John Gianelli no baixo e Taylor Young na bateria. Logo em seu primeiro ano de banda, eles lançaram o EP Obscene Humanity e logo depois, o primeiro cd Unsilent Death em 2010.

    O segundo álbum não tardou a sair ( 2013 ) e recebeu o nome de Abandon All Life, que ajudou o trio a tornar-se mais conhecido e chamar a atenção da Nuclear Blast, que ficou responsável pelo lançamento de seu terceiro disco de estúdio, cujo nome é You Will Never Be One Of Us e o assunto desta resenha.

    Inclusive, o seu título em português é "você nunca será um de nós" direcionado para os famosos "puxas-sacos", bajuladores e as pessoas que não possuem uma opinião formada e seguem os demais ou zombam dos projetos alheios, enfim, uma crítica a tudo isso. You Will Never Be One Of Us foi gravado nos Godcity Studios em Massachusetts nos Estados Unidos entre 27 de dezembro de 2015 a 06 de janeiro de 2016, sob a produção de Kurt Ballou ( que já trabalhou com Converge, Iron Reagan, Toxic Holocaust, Vallenfyre ), que também cuidou da mixagem. Já a masterização é de Brad Boatright ( responsável por álbuns do Corrosion Of Conformity, Forgotten Tomb, Monster Coyote, Obituary, Skinless, Wolves In The Throne Room ) e foi realizada no Audio Seige no dia 15 de janeiro de 2016 e a sombria capa que mostra vários demônios é de Whthd.

    O primeiro dos quase vinte e dois minutos que totalizam o tempo do cd é iniciado com sua faixa título, a You Will Never Be One Of Us exibindo distorções e falas incompreensíveis, que trazem o feroz, rápido e destruidor Grindcore do trio através de vocais urrados em um estado de violência pura. Sem dar chance para pensar, a bordoada Friend To All entra como um rolo compressor para esmagar com tudo em seus breves minutos e traz na sequencia a dilacerante Make To Make You Fail, cuja pegada extrema é sempre acelerada em meio a tantos urros do vocalista Todd Jones em insanos 55 segundos. E as linhas veementemente cruas prosseguem com Life´s A Death Sentence, que atira sua cólera para todos os lados e exibe também os toques mais opacos do baixista John Gianelli.

    Sem se diferenciar tanto da anterior, apenas, por conta de ser mais cadenciada, Violence Is For War já é a quinta de You Will Never Be One Of Us e pelo seu andamento, que está repleto de fúria nos vocais é um convite para se arrebentar nas rodas enlouquecidas, que certamente surgirão em suas execuções ao vivo. Após a sequencia de distorções na guitarra da faixa anterior, o Nails retoma sua metralhadora giratória com a aniquiladora Sabage Intolerance, que aparenta ser mais furiosa do que se imagina.

    E por falar em um aumento de fúria, In Pain é um caos só, pois, promove um massacre imenso, onde é impossível ficar parado e quase instantaneamente conduz até a assassina Parasite, que é tão avassaladora quanto o espancamento sonoro proposto pelo Nails neste You Will Never Be One Of Us, que chega quase ao seu final com a Into Quietus, onde os níveis de brutalidade impressionam tanto quanto sua rapidez.

   Em They Come Crawling Back, o trio nos mostra uma aura mais obscura e um andamento mais arrastado, mais elaborado, fortificado e violento, nesta que é a faixa mais longa do cd ( com pasmem oito minutos, que para eles é um recorde ), que inclusive flerta com um Doom Metal, só que dos mais cavernosos possíveis em longos solos de guitarra do vocalista Todd Jones, ante a um ritmo cadenciado e notadamente enraivecido.

    Para quem é acostumado com Napalm Death, que é um admirador das sonoridades ríspidas e mais brutais possíveis, onde a pancadaria desenfreada 'come solta' e que não contenham músicas que não demorem praticamente nada ( exceção da última, a maioria não passam dos 2 minutos !!! ) e em cada um de seus segundos seja intenso na enésima potência de ódio You Will Never Be One Of Us do Nails é uma excelente pedida, até porque não é apenas um álbum de Grindcore apenas, pois, flerta com outros estilos com Crust, Death e Doom Metal.
Nota: 8,0.

Sites: www.abandonalllife.com ou www.facebook.com/NAILSoxnard.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2017

Voltar para Resenhas