|
Nanowar Of Steel -
Stairway To Valhalla
|
No ano de 2019 saiu também Valhallelujah, canção que mescla Heavy Metal e Gospel em que Angus Mcfife do Glory Hammer é Odin, a quem a música é dedicada. Já em 2020 foi lançado Sneeztem Of A Yann, single que é sobre suas vidas nesta maldita pandemia do Covid 19. Este álbum Stairway To Valhalla é o quarto de estúdio da carreira da banda e saiu originalmente em 2018, mas possui também esta versão dupla com 29 composições, que é o assunto desta resenha e que foi disponibilizada em 2020.
Stairway To Valhalla teve o seu primeiro cd gravado no Ivory Tears Studios, no Temple Of Noise Studios com Christian Ice e no Shelter Recording Studios com Marcos Sivo entre junho de 2016 a agosto de 2017. A produção, mixagem e masterização ficaram à cargo de Alessandro Del Vecchio, que cuidou também dos teclados para o Nanowar Of Steel. Já o cd bônus foi gravado pela banda com suas gravações e mixagem as cuidados de Christian Ice no Temple Of Noise Studios entre 2014 a 2020. Na capa temos várias referências à outros discos famosos e muitas piadas, que valem uma atenção e ir descobrindo cada uma delas, que foram desenhadas pelo cantor Potowotominimak ( ou se preferir Carlo Alberto Fiaschi ). Aliás, além dele completam o line up do Nanowar Of Steel os músicos Mr. Baffo ( Raffaello Venditti ) nos vocais, efeitos sonoros diversos e DJ, Mohammed Abdul ( Valeiro Storch ) na guitarra, teclados e vocais, Gattopanceir666 ( Edoardo Carlesi ) na guitarra e baixo e por fim, Uinona Raider ( Alessandro Milone ) na bateria, guitarra e vocais.
Com ares épicos e tipicamente Power Metal Sinfônico Declination abre Stairway To Valhalla, que traz logo em seguida a participação de Fabio Lione ( Angra e Rhapsody ) em Barbie, MILF Princess Of The Twilight, que possui elementos do Power Metal e é bastante acelerada como manda o figurino, mas sua letra é toda engraçada, assim como seu ritmo em alguns trechos, ou seja, a característica da banda é a brincadeira mesmo. A pesada The Call Of Cthulhu até parece que seria mais séria por conta de seu riff inicial, mas, em seu decorrer o lado cômico fica em evidência com inclusive o 'Cthulhu' do seu título vociferando agressivamente alguns versos se é que me entende, além de umas misturas para lá de esquisitas.
|
|
Para Tooth Fairy, o Nanowar Of Steel tira sarro até que com competência do Power Metal Melódico trazendo à mente o som do Stratovarius nesta décima composição de Stairway To Valhalla. A parte em que a música passa por trechos Maniac do Michael Sembello para o Cancan ( famosa dança francesa ) durante os solos de guitarras é simplesmente surreal e totalmente inimaginável... ou não.. afinal, estamos falando de um disco do Nanowar Of Steel...
Em Vegan Velociraptor temos uma animada faixa com direito à um diálogo entre uma vaca carnívora e um velociraptor vegano lembrando também do cômico Tenacious D. na forma que eles nos exibem esta composição. A introdução instrumental Another Drill In The Wall é uma homenagem ao Pink Floyd ao som de furadeiras, martelos e sei lá o que estes malucos utilizaram, que serve de preparo para o Power Metal contido em Ironmonger ( The Copier Of The Seven Keys ), que é consideravelmente agradável com vocais em coro, em suma, tirando as piadas contidas em sua letra... é uma boa canção. A referência à Star Trek presente em Bum Voyage marca a introdução para Uranus, a décima quinta do cd, que é um ótimo Hard Rock no padrão do Mötley Crüe e o incrível é que o ritmo, solos, vocais estão empolgantes, já sua letra é precisamente sarcástica e até alguns flertes com o Pop/Disco do Bee Gees.
Se a trilogia cinematográfica O Senhor dos Anéis fosse de comédia e feito na Itália, aí The Crown And The Onion Ring que antecede The Quest For Carrefour poderia ser inclusa em sua trilha sonora, pois o Nanowar Of Steel incorporou o padrão do Power Metal robusto de alemães como o Blind Guardian e o fez muito bem com seus versos sendo vocalizados pelo guitarrista Mohammed Abdul. Com o produtor Alessandro Del Vecchio nos vocais Hail To Liechtenstein é a última do tracklist normal do cd e o Nanowar Of Steel nos coloca diante de uma vibrante melodia nesta faixa, que como as demais é possuidora de uma letra hilariante e o improvável acontece... a canção te envolve e te faz querer socar o ar. Fechando o primeiro cd temos um 'replay' de Uranus com os vocais de Michael Starr do Steel Panther que é tão divertida quanto a outra versão.
|
|
Já a encorpada Sneeztem Of A Yawn, que foi criada em 2020 parece que tentaram utilizarem vocais tossidos, isso mesmo, você não leu errado caro leitor(a) do Rock On Stage, ficou tão incomum, que passou a ideia que eles estavam gripados tentando fazer uma música e aí acredito que deva ser uma alusão ao caos causado por este maldito vírus, entretanto, ao menos encontramos bons solos de guitarras.
Pela primeira vez em formato físico a - digamos - romântica A Cena da Gianni é toda em italiano, mas sua letra só fala de alimentos em tons épicos. Com letra escrita por Dimitarste Fanov em russo e vocalizada por Asen Kralev Kurograd ou ( Куроград ) é bastante anômala e contém uma sonoridade regional e tradicional. Assim como as duas anteriores, Esce Ma Non Mi Rosica, um cover de Shahram Shabpareh, nunca havia saído em cd até esta reedição de Stairway To Valhalla e possui alguns aromas de Heavy Metal Tradicional, mas, com outros momentos que parece um sequenciador Midi!!!
O outro cover incluso aqui é para Deep Throat Revolution de Immanuel Casto com o próprio participando como convidado do Nanowar Of Steel dividindo seus vocais com Potowotominimak em um Heavy bastante descompromissado e até relativamente bacana. Finalizando este cd bônus e também esta versão dupla de Stairway To Valhalla, a versão remix de Norwegian Reggaeton feito por Andrew Consoli, que chega também pela primeira vez ao formato físico, porém, está longe de cativar o ouvinte, talvez, e com muita sorte, somente após muitas margaritas e uma praia ensolarada.
|
|