Nanowar Of Steel - Stairway To Valhalla
29 Faixas - CD Duplo - Shinigami Records/Dynamo Records - 2020

    Os italianos da cidade de Roma, que formam o Nanowar Of Steel são conhecidos por realizarem um Heavy Metal com comédia, bem ao estilo do nosso Massacration tanto que a escolha de seu nome é "inspirada" no Manowar e no Rhapsody Of Fire e, assim como os brasileiros, satirizam o chamado True Metal e seus costumes, com suas piadas, referências e parodiando a galera do Power Metal, porém, sempre com muito bom humor. A banda teve sua fundação em 2003 como Nanowar e tiveram o nome modificado para Nanowar Of Steel em 2006, no mesmo período em que o Rhapsody acrescentou o Of Fire devido à questões de marca registrada.

    O primeiro registro do Nanowar Of Steel, ainda com o nome de Nanowar saiu em 2003 e chamou-se Triumph Of True Metal Of Steel, que foi seguido em 2005 por Other Bands Play, Nanowar Gay! já tirando sarro da frase "The Other Bands Play, Manowar Kills", dos norte-americanos do Manowar. Em abril 2012, o clipe de La Polenta Taragnarock atingiu 100.000 visualizações no YouTube em apenas duas semanas ( e atualmente já está na casa dos 2 milhões ) tornando-se popular na Itália sendo executado em rádios e TV's.

    No ano de 2013 foi disponibilizado Feudalesimo e Liberta, um conhecido movimento político de pseudo paródia que defende o retorno do Império Romano, os direitos feudais da Europa, que rendeu um vídeo em agosto deste ano, que também foi visto por toda a península italiana. Em 2019 a canção Norwegian Reggaeton conquistou 800.000 visualizações nos seus primeiros cinco dias e 2,8 milhões no primeiro mês no YouTube e levou a banda ao Got Talent Espanã, mas dois dos juízes do programa disseram não à eles.

    No ano de 2019 saiu também Valhallelujah, canção que mescla Heavy Metal e Gospel em que Angus Mcfife do Glory Hammer é Odin, a quem a música é dedicada. Já em 2020 foi lançado Sneeztem Of A Yann, single que é sobre suas vidas nesta maldita pandemia do Covid 19. Este álbum Stairway To Valhalla é o quarto de estúdio da carreira da banda e saiu originalmente em 2018, mas possui também esta versão dupla com 29 composições, que é o assunto desta resenha e que foi disponibilizada em 2020.

    Stairway To Valhalla teve o seu primeiro cd gravado no Ivory Tears Studios, no Temple Of Noise Studios com Christian Ice e no Shelter Recording Studios com Marcos Sivo entre junho de 2016 a agosto de 2017. A produção, mixagem e masterização ficaram à cargo de Alessandro Del Vecchio, que cuidou também dos teclados para o Nanowar Of Steel. Já o cd bônus foi gravado pela banda com suas gravações e mixagem as cuidados de Christian Ice no Temple Of Noise Studios entre 2014 a 2020. Na capa temos várias referências à outros discos famosos e muitas piadas, que valem uma atenção e ir descobrindo cada uma delas, que foram desenhadas pelo cantor Potowotominimak ( ou se preferir Carlo Alberto Fiaschi ). Aliás, além dele completam o line up do Nanowar Of Steel os músicos Mr. Baffo ( Raffaello Venditti ) nos vocais, efeitos sonoros diversos e DJ, Mohammed Abdul ( Valeiro Storch ) na guitarra, teclados e vocais, Gattopanceir666 ( Edoardo Carlesi ) na guitarra e baixo e por fim, Uinona Raider ( Alessandro Milone ) na bateria, guitarra e vocais.

    Com ares épicos e tipicamente Power Metal Sinfônico Declination abre Stairway To Valhalla, que traz logo em seguida a participação de Fabio Lione ( Angra e Rhapsody ) em Barbie, MILF Princess Of The Twilight, que possui elementos do Power Metal e é bastante acelerada como manda o figurino, mas sua letra é toda engraçada, assim como seu ritmo em alguns trechos, ou seja, a característica da banda é a brincadeira mesmo. A pesada The Call Of Cthulhu até parece que seria mais séria por conta de seu riff inicial, mas, em seu decorrer o lado cômico fica em evidência com inclusive o 'Cthulhu' do seu título vociferando agressivamente alguns versos se é que me entende, além de umas misturas para lá de esquisitas.

    A quarta é Heavy Metal Kibbles e a doidera aqui é imensa em uma junção de música tradicional a Heavy Metal rápido de muitos solos de guitarras a la Judas Priest com fortes agudos de Potowotominimak, que se você esquecer a zoeira embutida... dirá que é uma ótima música. A discussão em italiano em Il Maestro Myagi Di Pino traz a bizarra L'Opelatole Ecologico, que tem sua letra toda no idioma natal do Nanowar Of Steel misturando com uma linhagem oriental, que resulta em um Heavy Metal bastante estranho.

    Citando o Manowar, Images And Swords é puramente True Metal e abre In The Sky, que é até gostosa de se ouvir e conta com um ótimo ritmo, se você esquecer de seus excessos devidamente forçados pelo quinteto.

    Aos dedilhados temos ...And Then I Noticed That She Was A Gargoyle narra de forma "emocionante" o encontro de um homem e um gárgula com a presença do coral feminino composto por Chiara Manese, Ylenia Soprano e Eleonora Penati lembrando um tanto do KISS dos anos 80.

    Para Tooth Fairy, o Nanowar Of Steel tira sarro até que com competência do Power Metal Melódico trazendo à mente o som do Stratovarius nesta décima composição de Stairway To Valhalla. A parte em que a música passa por trechos Maniac do Michael Sembello para o Cancan ( famosa dança  francesa ) durante os solos de guitarras é simplesmente surreal e totalmente inimaginável... ou não.. afinal, estamos falando de um disco do Nanowar Of Steel...

    Em Vegan Velociraptor temos uma animada faixa com direito à um diálogo entre uma vaca carnívora e um velociraptor vegano lembrando também do cômico Tenacious D. na forma que eles nos exibem esta composição. A introdução instrumental Another Drill In The Wall é uma homenagem ao Pink Floyd ao som de furadeiras, martelos e sei lá o que estes malucos utilizaram, que serve de preparo para o Power Metal contido em Ironmonger ( The Copier Of The Seven Keys ), que é consideravelmente agradável com vocais em coro, em suma, tirando as piadas contidas em sua letra... é uma boa canção. A referência à Star Trek presente em Bum Voyage marca a introdução para Uranus, a décima quinta do cd, que é um ótimo Hard Rock no padrão do Mötley Crüe e o incrível é que o ritmo, solos, vocais estão empolgantes, já sua letra é precisamente sarcástica e até alguns flertes com o Pop/Disco do Bee Gees.

    Se a trilogia cinematográfica O Senhor dos Anéis fosse de comédia e feito na Itália, aí The Crown And The Onion Ring que antecede The Quest For Carrefour poderia ser inclusa em sua trilha sonora, pois o Nanowar Of Steel incorporou o padrão do Power Metal robusto de alemães como o Blind Guardian e o fez muito bem com seus versos sendo vocalizados pelo guitarrista Mohammed Abdul. Com o produtor Alessandro Del Vecchio nos vocais Hail To Liechtenstein é a última do tracklist normal do cd e o Nanowar Of Steel nos coloca diante de uma vibrante melodia nesta faixa, que como as demais é possuidora de uma letra hilariante e o improvável acontece... a canção te envolve e te faz querer socar o ar. Fechando o primeiro cd temos um 'replay' de Uranus com os vocais de Michael Starr do Steel Panther que é tão divertida quanto a outra versão.

    No segundo cd ou bônus disc, o Nanowar Of Steel exibe primeiramente a Valhalleluja com ares Gospel com a presença de Angus McFife do Gloryhammer ( conforme citei no início deste texto ) e esta maluquice ficou deveras pulsante e festiva com a grandiosidade feita na América. Lado B do single Valhalleluja, a Sottosegretari Alla Presidenza Della Repubblica Del True Metal ( 2018 ) é cantada em italiano e parece um manifesto Heavy Metal direto, porém, sempre com a pegada pitoresca da banda destacando a presença da galera do Gli Atroci, outra banda que ironiza o Heavy Metal.

    O maior sucesso do Nanowar Of Steel, a canção Norwegian Reggaeton ganhou uma versão em 2019 com a convidada Charly Glamour ( Gigatron ), que ficou até que bacana em sua proposta, que é totalmente distante do Heavy Metal que gostamos ao mesclar tantos estilos diferentes.

    Depois vamos para 2017 com o single Bestie Di Seitan com Maurizio Merluzzo nos vocais e os italianos continuam sua insanidade sonora num ritmo Rock'n'Roll fortificado com mais uma composição em sua língua materna que fica na memória.

     Já a encorpada Sneeztem Of A Yawn, que foi criada em 2020 parece que tentaram utilizarem vocais tossidos, isso mesmo, você  não leu errado caro leitor(a) do Rock On Stage, ficou tão incomum, que passou a ideia que eles estavam gripados tentando fazer uma música e aí acredito que deva ser uma alusão ao caos causado por este maldito vírus, entretanto, ao menos encontramos bons solos de guitarras.

    Pela primeira vez em formato físico a - digamos - romântica A Cena da Gianni é toda em italiano, mas sua letra só fala de alimentos em tons épicos. Com letra escrita por Dimitarste Fanov em russo e vocalizada por Asen Kralev Kurograd ou ( Куроград ) é bastante anômala e contém uma sonoridade regional e tradicional. Assim como as duas anteriores, Esce Ma Non Mi Rosica, um cover de Shahram Shabpareh, nunca havia saído em cd até esta reedição de Stairway To Valhalla e possui alguns aromas de Heavy Metal Tradicional, mas, com outros momentos que parece um sequenciador Midi!!!

    O outro cover incluso aqui é para Deep Throat Revolution de Immanuel Casto com o próprio participando como convidado do Nanowar Of Steel dividindo seus vocais com Potowotominimak em um Heavy bastante descompromissado e até relativamente bacana. Finalizando este cd bônus e também esta versão dupla de Stairway To Valhalla, a versão remix de Norwegian Reggaeton feito por Andrew Consoli, que chega também pela primeira vez ao formato físico, porém, está longe de cativar o ouvinte, talvez, e com muita sorte, somente após muitas margaritas e uma praia ensolarada.   

    Um álbum como este Stairway To Valhalla do Nanowar Of Steel ( lançado no Brasil pela Dynamo Records e a Shinigami Records ) vale para quem quer ouvir um Heavy de forma totalmente descontraída, não interessado aos seus mandamentos e quem goste de sátiras ao estilo. Se for o seu caso caro leitor(a) do Rock On Stage, então pegue seu encarte ( que aliás é bastante completo com todas as letras, capas dos singels e desenhos impagáveis ) e coloque este disco para rodar, mas, faça isso por sua conta e risco. Não diga que não avisei, ainda mais se você for um True Metal, que não admite blasfêmias contra o seus mestres.
Nota: 6,5.
 

Por Fernando R. R. Júnior
Novembro/2021

Site Oficial: https://www.nanowar.it.       
Youtube: https://www.youtube.com/user/nanowarVEVO
Facebook: https://www.facebook.com/nanowarofsteel/.
Twitter: https://twitter.com/nanowarofsteel
.
Instagram: https://www.instagram.com/nanowarofsteel.

 

Voltar para Resenhas