|
|
Com um pouco de dedilhados que vão ganhando muito peso, Utilitarian é iniciado com Circumspect e neste momento já se sente que o Napalm Death se prepara para quebrar tudo, fato que acontece na extrema Errors In The Signals com os vocais guturais de Mark "Barney" Greenway, que aparecem em uma rápida e fortíssima base de baixo, guitarra e bateria, o que deixa claro que a formação está muito bem coesa. Sem pestanejar o quarteto dispara Everyday Pox, que é ainda mais extrema, posso dizer que é um Grindcore visceral, porém, com alguns trechos cadenciados, que fundem-se perfeitamente à proposta da música, mas, o que chama a atenção mesmo é o sax do convidado John Zorn. Em Protection Racket as linhas extremas são mantidas tanto nos vocais quanto na parte instrumental e o baterista Danny Herrera fez questão de massacrar sua bateria com uma fúria impiedosa.
Com a força direta de um Punk Rock e um ímpeto de um Death Metal The Wolf I Feed é a seguinte, e nesta o baixista Shane Embury se sobressai em meio a tanta pancadaria e não posso esquecer de mencionar também os urros infernais comprovando que a produção de Utilitarian foi mesmo muito bem feita. Quarantined é uma sequencia de 'socos na cara' com seu andamento destruidor, que sofre alterações e por alguns trechos torna-se cadenciado, me fez imaginar uma coisa: de quanto será a energia disparada e qual a reação será causada em suas execuções nos shows do Napalm Death? Depois mantendo o ambiente caótico em alta, Fall On Their Swords nos mostra uma linha cadenciada muito forte com um refrão um tanto épico, que é de certa forma cantado em coro e exibe um set instrumental muito interessante para caminhar para um final que passa pelos ouvidos como um rolo compressor.
|
|
Utilitarian não é um álbum indicado para todos os fãs de Heavy Metal. Para que possa apreciar uma avassaladora sessão de pancadarias extremamente violentas como as 18 encontradas neste cd você precisa no mínimo ser um discípulo de bandas como Mayhem, Morbid Angel, Possessed e tantos outros , estar com "sangue no zoio", gostar de bater a cabeça sem dó e curtir um Death/Grindcore bem gravado, porque apesar de todo o caos que o Napalm Death aplicou no cd ouve-se tudo com clareza. Em suma, temos mais um ótimo lançamento de Metal extremo.
Nota: 8,5.Sites: http://www.napalmdeath.org.
Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2012