Nevermore - The Obsidian Conspiracy
2010 - 10 faixas - Shinigami Records

   A cidade de Seattle/EUA ficou conhecida mundialmente por ter sido o berço do movimento 'grunge', mas nem todos lá oscilaram para esta linha musical, e quando a banda Sanctuary acabou pelas pressões da gravadora em forçarem os músicos mudarem seu estilo em 1991, Warrel Dane ( vocais ) e Jim Sheppard ( baixo ) começaram um projeto totalmente voltado ao heavy metal. Para isso convidaram Jeff Loomis ( guitarra ) e nascia assim o Nevermore, que além dos nomes citados tem, desde 1994, no comando das baquetas Van Willians e de lá para cá foram foram cinco álbuns de muito heavy, thrash, um pouco de power e prog metal, ou seja, sonzeira heavy metal pura.

    É bem verdade que o Nevermore retoma suas atividades após 5 anos ausentes de uma gravação de estúdio com o novo álbum The Obsidian Conspiracy; durante esse período longe das gravações, o vocalista Warren Dane gravou seu disco solo Praise To The War Machine e agora em 2010 eles colocam um excelente disco de heavy metal nas paradas. O sexto trabalho foi gravado por Peter Wichers e mixado por Andy Sneap ( que gravou o disco de Dane e também os álbuns do Megadeth, Arch Enemy ) enquanto que a arte da capa tem assinatura de Travos Smith ( que já trabalhou com Amorphis e Opeth ). E essa somatória de ótimos fatores me levam a afirmar: Que bom poder ouvir a pegada pesada, agressiva e muito bem trabalhada do Nevermore novamente!!!

   A faixa de abertura de The Obsidian Conspiracy é The Termination Proclamation e sentimos aquela forte base de guitarra com uma cativante performance dos vocais de Warren atravessando os caminhos que ficam na fronteira entre o heavy metal e o thrash. Your Poison Throne traz a guitarra de Jeff Loomis com solos bastante encorpados para que Warrel cante com muita categoria. Detalhe, a melodia heavy metal na hora do solo marca e aumenta o prazer de ouvir o som.

     A ênfase que o Nevermore aplica na guitarra de Jeff Loomis fica mais em evidência em Moonrise ( Through Mirrors Of Death ) e Warrel Dane canta de uma forma mais melódica e emocionante, sempre acompanhado pela competente cozinha de Jim Sheppard e Van Willians ( baixo e bateria, respectivamente ) que dão mais qualidade ao som. And The Maiden Spoke é iniciada com um solo avassalador de Jeff Loomis e em seguida Warrel Dane berra os primeiros versos exprimindo uma grande fúria, mas a proposta do Nevermore não fica apenas no heavy metal e esta quarta música de The Obsidian Conspiracy passa por momentos mais viajantes ( aliás, o refrão gruda na memória ) e muitas pancadas quase parecendo um thrash, especialmente pela força vinda do baixo e bateria. Em suma, é indiscutivelmente uma forte candidata à uma das melhores do cd e que tem que estar no set list da banda ao vivo.

    Emptinesss Unobstructed tem um andamento mais lento e melódico com harmonias construídas perfeitamente bem, e embora esta quinta canção ganhe mais peso ao decorrer de seus minutos, o feeling de Warrel ao cantar é impressionante e a banda faz a canção se transformar em um heavy metal dos bons mesmo.

    The Blue Marble And The New Soul te surpreende, pois é uma balada e consegue-se sentir a versatilidade dos vocais de Warrel que tem a capacidade trazer emoção a cada verso, afinal, ele canta como se estivesse interpretando um personagem sombrio. Além disso, o piano e o solo de guitarra mais progressivos pegam o ouvinte de vez. Se a anterior era mais calma, agora a linha mais metal voltou forte com solos agressivos e também com novas e competentes alternações nos vocais de Warrel Dane para cantar Without Morals. E por falar em solos, preste atenção no que Jeff Loomis faz nesta sétima música quando 'chama sua guitarra' para entrar em cena.

    The Day You Built The Wall começa de forma mais cadenciada e com muitas belas harmonias, cujos maiores destaques vão para a bateria de Van Willians e para os vocais fascinantes de Warrel Dane, além dos longos solos de guitarra, é claro.

    She Comes In Colors junta os dedilhados emocionantes de Loomis com a possante voz de Dane e esta nona canção de The Obsidian Conspiracy  ganha minuto a minuto em peso e velocidade com inversões de ritmos excelentes. A energia que o Nevermore conseguiu nesta faixa a posicionam dentre as melhores do cd e mais uma vez me rendo a habilidade de Warrel Dane realizando uma grandiosa atuação nesta. Ouça e me fale!!!   

    The Obsidian Conspiracy é encerrado justamente com sua faixa título que é um fulminante 'ataque aéreo' de guitarra, que a deixam com o peso e velocidade no ponto certo. E o Nevermore soube como fazer um heavy metal agressivo, com riffs galopantes e pesado como tem que ser, e detalhe com a cara da banda. Se This Godless Endeavor surpreendeu os fãs e foi um lançamento dos melhores de sua época, este The Obsidian Conspiracy ( que realmente é ainda melhor que o anterior ) servirá para que o Nevermore possa conclamar sua posição de destaque no heavy metal mundial.
Nota: 9,5

Site: www.myspace.com/nevermore e http://twitter.com/nevermore

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2010

Voltar para Resenhas