|
|
É bem verdade que o Nevermore retoma suas atividades após 5 anos ausentes de uma gravação de estúdio com o novo álbum The Obsidian Conspiracy; durante esse período longe das gravações, o vocalista Warren Dane gravou seu disco solo Praise To The War Machine e agora em 2010 eles colocam um excelente disco de heavy metal nas paradas. O sexto trabalho foi gravado por Peter Wichers e mixado por Andy Sneap ( que gravou o disco de Dane e também os álbuns do Megadeth, Arch Enemy ) enquanto que a arte da capa tem assinatura de Travos Smith ( que já trabalhou com Amorphis e Opeth ). E essa somatória de ótimos fatores me levam a afirmar: Que bom poder ouvir a pegada pesada, agressiva e muito bem trabalhada do Nevermore novamente!!!
A faixa de abertura de The Obsidian Conspiracy é The Termination Proclamation e sentimos aquela forte base de guitarra com uma cativante performance dos vocais de Warren atravessando os caminhos que ficam na fronteira entre o heavy metal e o thrash. Your Poison Throne traz a guitarra de Jeff Loomis com solos bastante encorpados para que Warrel cante com muita categoria. Detalhe, a melodia heavy metal na hora do solo marca e aumenta o prazer de ouvir o som.
|
|
The Blue Marble And The New Soul te surpreende, pois é uma balada e consegue-se sentir a versatilidade dos vocais de Warrel que tem a capacidade trazer emoção a cada verso, afinal, ele canta como se estivesse interpretando um personagem sombrio. Além disso, o piano e o solo de guitarra mais progressivos pegam o ouvinte de vez. Se a anterior era mais calma, agora a linha mais metal voltou forte com solos agressivos e também com novas e competentes alternações nos vocais de Warrel Dane para cantar Without Morals. E por falar em solos, preste atenção no que Jeff Loomis faz nesta sétima música quando 'chama sua guitarra' para entrar em cena.
|
|
The Obsidian Conspiracy é encerrado justamente com sua faixa título que é um fulminante 'ataque aéreo' de guitarra, que a deixam com o peso e velocidade no ponto certo. E o Nevermore soube como fazer um heavy metal agressivo, com riffs galopantes e pesado como tem que ser, e detalhe com a cara da banda. Se This Godless Endeavor surpreendeu os fãs e foi um lançamento dos melhores de sua época, este The Obsidian Conspiracy ( que realmente é ainda melhor que o anterior ) servirá para que o Nevermore possa conclamar sua posição de destaque no heavy metal mundial.
Nota: 9,5Site: www.myspace.com/nevermore e http://twitter.com/nevermore
Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2010