Non Human Level - 10 músicas
Listenable Records - Malignant Art

    O ótimo guitarrista sueco Christopher Malmströn lança com o Darkane seu primeiro álbum em 1999. Nessa época ele já começa a pensar em um projeto solo, que anos mais tarde se tornaria o Non Human Level ( nome de uma música da banda Agregator ). Para realizar este projeto, ele recrutou Gustaf Hielm no baixo ( ex-Meshuggah ), o Ryan Van Poederooyen na bateria ( Devin Townsend Band ) e completando a formação Peter Wildoer nos vocais ( baterista do Darkane ).

    Um álbum tão diverso como é caso deste trabalho, teve sua gravação e produção realizados por Christopher com todo o cuidado, para que note-se todos os instrumentos com perfeição. A mixagem, realizada no Not Quite Studios em Helsingborg na Suécia,  ficou a cargo de Peter Wildoer. O resultado final desejado pelo guitarrista foi alcançado com êxito, como você poderá comprovar ouvindo as 10 faixas que estão presentes neste disco. 


    Este primeiro álbum do Non Human Level foi lançado no dia 24 de outubro de 2005 e o som tirado por essa galera  sueca é calcado no death metal melódico, mas possui bases de thrash metal oitentista bem velozes e a ótima participação do tecladista Lale Larson,deixando sua marca nos teclados.

    A faixa de abertura é Divine Creation Of Void com um leve e excelente solo de guitarra de Chistropher, uma ótima presença dos teclados, alguns triggers na bateria, criando o clima para que então Peter Wildoer solte a brutalidade de suas cordas vocais, que mostram a agressividade na medida certa. Com um solo inicial cavalar disparando notas como se fosse uma artilharia e vocais urrados, temos a rápida Personal Hell, que é perfeita para quebrar tudo nas rodas e ótimas viradas de thrash metal influenciadas pelos norte-americanos da Bay Area. Praticamente interligada com a anterior temos Windows Of The World, que alterna um andamento melódico com os gritos agressivos do vocalista Peter Wildoer. Com certeza, um destaque do cd pela complexidade da variação rítmica da música. Quer agressividade, melodia e harmonia em dosagens corretas? Então, Windows Of The World é a pedida.

     Se curte solos de guitarra com uma levada melódica e intensa, a quarta música The Second Plane é o que você procura, para isso veja a perfeita cozinha do baixista Gustaf Hielm e do baterista Ryan Van Poederooyen, exibindo todo peso e técnica para que o Christopher Malmströn brinde-nos com sua enorme habilidade de conduzir sua guitarra neste belo interlúdio instrumental do cd. E a pancadaria volta na quinta faixa deste ótimo trabalho do Non Human Level com Instincts - começando de forma extenuante nos vocais novamente agressivos e urrados, somados a um dueto maravilhoso dos teclados de Lale Larson com os solos incansáveis do guitarrista Christopher. É um momento tão particular e belo do disco que é até difícil para descrevê-lo aqui, você tem que ouvi-lo mesmo e tirar sua própria conclusão.   

    A mais acelerada canção do álbum, seja nas excelentes evoluções de guitarra ou de bateria,  é Journal Of A Nightmare que deixam o campo limpo para a forma de cantar gritando de Peter Wildoer e com isso, nos lembrar eficientemente um pouco do thrash metal oitentista. Outro maravilhoso interlúdio está na faixa instrumental Water, peço para que note o começo mais lento com solos leves, viajantes e melancólicos sendo ideais para fechar os olhos e soltar a mente nesta excelente balada de guitarra promovida por Christopher Malmströn.

    Em seguida temos Unstrutable Surface, onde o competente baterista Ryan Van Poederooyen comanda o peso da música e deixa que Peter Wildoer dite a agressividade nas rápidas entonações de sua voz, claro que isso tudo é somado a fortes riffs de guitarra.

   The Genetic Failure apresenta uma bela seção rítmica com vocais gritados e guturais que são mesclados a solos rápidos de guitarra em paralelo a um grandioso trabalho de bateria. Tenho que destacar a inversão de pesado para leve feita no meio da música que chegam a parecer outra canção. Encerrando o debut do Non Human Level com uma leve e excelente melodia de violão temos Freaking Goose.

    A arte da capa é um ótimo trabalho e as músicas tiveram um excelente tratamento no estúdio. E é o que falei no início, este trabalho do Non Human Level mostra a agressividade do death, a velocidade do thrash, a melodia do heavy metal culminando num álbum híbrido. Com certeza este trabalho agradará os fãs de várias vertentes do metal e você não deve deixar de conhecê-lo.

Site: www.christofermalmstrom.se
Gravadora: Listenable Records www.listernable.net e www.listenable.com.br
Malignant Art
: malignant-art@malignant-art.com.br 
 

Por Fernando R. R. Júnior  

Voltar para Resenhas