November´s Doom - Aphotic
10  Faixas - Shinigami Records - 2011

    O November´s Doom é uma banda norte-americana de Chicago/Illinois que desde 1989 atua no mundo do Heavy Metal em sua subdivisão conhecida como Doom/Death Metal e a Shinigami Records disponibiliza ao fãs brasileiros o oitavo álbum gravado pela seguinte formação: Paul Kuhr nos vocais, Larry Roberts e Vito Marchese nas guitarras, Sasha Horn na bateria e Mike Feldman no baixo.

   Intitulado como Aphotic e dotado de uma ótima capa feita por Tommy Genest e encartes desenhados por Jason Hicks, o álbum foi produzido pelos membros do November´s Doom junto com Chris Wisco no Belle City Sound em Racine Wisconsin/EUA e com mixagem e masterização por Dan Swanö no Unisound, em Örebro na Suécia.

    The Dark Host abre Aphotic com a melodia triste inerente ao estilo Doom da banda, mas quando os vocais agressivos de Paul Kuhr mostram o lado Metal é que sente-se a pegada do quinteto, que é constatada nos vocais limpos em um ritmo mais suave. Harvest Scythe começa com doses de peso bastante fortes, especialmente no andamento combinado das guitarras de Larry Roberts e Vito Marchese  que trazem solos cheios de melodias,  com a bateria de Sasha Horn, que deixa Paul Kuhr exibir sua capacidade de alternar vocais mais urrados com momentos limpos em uma bela harmonia ornamentada pelo tecladista convidado Ben Johnson. Em Buried, o November´s Doom aplicou dedilhados mais calmos entremeando com um ritmo lento, pesado e cadenciado nas guitarras e bateria para que Paul Kuhr solte seus guturais e traga uma melancolia muito raivosa.

    Os amenos dedilhados no violão trazem o clima depressivo de What Could Have Been, que conta com a participação do violinista Rachel Barton Pine e da vocalista Anneke Van Giersbergen ( do Agua de Anique ) dividindo os vocais com Paul Kuhr. Mas ressalto, a terna voz da musa, deixou esta quarta música de Aphotic tristemente bela. Depois do momento praticamente acústico da anterior, Of Age And Origin Part 1: A Violent Day retorna com o peso e a agressividade da linha Metal dos americanos com ênfase nas atuações dos guitarristas Larry Roberts e Vito Marchese, bem como também nos vocais urrados de Paul Kuhr, devidamente interligada com sua continuação - Of Age And Origin Part 2: A Day Of Joy - que apresenta uma ambientação mais branda, sem ignorar os trechos pesados, que elevam estas duas partes como um ponto alto do disco, e vale lembrar que o produtor Dan Swanö participou em ambas, dividindo os vocais com Paul Kuhr.

    Six Sides exibe o poderio dos riffs de guitarras juntos com a garra do baterista Sasha Horn e do baixista Mike Feldman em um andamento firme e cadenciado vocalizado com uma certa fúria por Paul Kuhr. Fechando Aphotic temos Shadow Play, que contém uma linha mais sossegada, tanto nas guitarras quanto na bateria e também nos vocais ( que estão bem limpos ), que continuam desta maneira praticamente progressiva até o momento que Paul Kuhr libera seus guturais em uma excelente virada de ritmo pelos demais membros da banda, que encerram agressivamente o cd.

      Embora não possa ser considerado um clássico, Aphotic cumpre com bravura sua missão de entreter o ouvinte durante seus pouco mais de 50 minutos. Isso pode ser percebido ao ouvir mais atentamente nas músicas "What Could Have Been" ( para mim a melhor do cd ), "Shadow Play", "Buried" e nas duas partes de Of Age Of Origin. Se ainda não conhece o November´s Doom, este lançamento é uma ótima oportunidade.
Nota: 9,0.

Site: www.novembersdoom.com.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2012

Voltar para Resenhas