Obituary - Darkest Day
13 Faixas - Shinigami Records - 2010

    O Obituary é uma banda com 20 anos de tradição no Death Metal e no ano de 2009, o quinteto atualmente formado por John Tardy nos vocais, Ralph Santolla e Trevor Peres nas guitarras, Terry Butler no baixo e Donald Tardy na bateria, lançou Darkest Day, o seu oitavo álbum de estúdio que foi gravado, produzido e mixado por Mark Prator juntamente com os músicos da banda no Redneck Studios em Tampa, Flórida/EUA. A masterização é de Tim Turan no Turan Studio e a ótima capa é um trabalho de Andreas Marschall.

       Com som de batidas ao fundo que lembram os tempos das gravações em mono List Of The Dead abre o cd, que em poucos instantes faz a rápida pancadaria Death/Thrash aflorar com os solos pesados da dupla de guitarristas Ralph Santolla e Trevor Peres que tem seu potencial ampliado nos vocais urrados de John Tardy em viradas de muita técnica realizas que certamente servirão para as rodas explodirem nos shows. Em Blood To Give, o ritmo mais cadenciado é ditado pelo baterista Donald Tardy, que deixa o campo pronto para os poderosos riffs da dupla de guitarristas do Obituary, e quem também exibe uma excelente atuação é o vocalista John Tardy com seus vocais furiosos. Quando a música recebe mais solos de guitarras, tenho que ressaltar o trabalho do baterista do quinteto que envolve o ouvinte muito bem com sua percussão forte.

    Lost Inside é cativante, pois inicia com um longo solo de bateria que é tocado com firmeza juntamente com o baixo e as guitarras, que estão mais cadenciadas, tudo para que John Tardy possa vocalizar com toda a sua implacável ira. Com uma violenta base instrumental muito bem executada pelo Obituary, a quarta é Outside My Head com seus trechos cadenciados constantes e com a bateria cheia de 'blast beats', além é claro, dos vocais guturais produzindo um resultado semelhante a uma artilharia, que dispara seus canhões sem misericórdia em notas destrutivas nos ouvidos, que são um convite para se bangear.

    Gosta de solos distorcidos com vocais extremos graves? Então Payback é o que você procura, e o mais curioso é o seguinte fato: mesmo não tendo grandes diferenças de uma música para outra, Payback, assim com as outras de Darkest Day te pegam com facilidade. Com mais um ótimo trabalho de percussão, Your Darkest Day surge em meio aos mais sinistros solos de guitarras de Ralph Santolla e Trevor Peres com os poderosos vocais de John Tardy, que juntos dão a sonoridade totalmente obscura que é desejada pela banda.

    Na seguinte, This Life, as guitarras entram em ação com solos mais rápidos e a ligação baixo-bateria montam o "palanque" perfeito para os urros vocálicos de John Tardy arrasarem com tudo no ritmo extremo do Death Metal do Obituary.

    See Me Now apresenta uma pesada execução de guitarras, baixo e bateria para que o vocalista solte seus urros com toda a brutalidade que a música clama, mas o destaque vai mesmo para os solos de guitarras acelerados nesta oitava faixa de Darkest Day que fazem um convite para uma roda de empolgação. Fields Of Pain tem seu curso pesado mudado somente em dois momentos: quando são realizados solos mais longos de guitarras de Ralph Santolla e Trevor Peres e quando o baterista Donald Tardy faz algumas paradas muito interessantes, de resto é porrada para valer o tempo todo. Em Violent Dreams a ordem é executar um Death rápido para bater a cabeça, ainda mais com a agressividade alcançada pela banda, sejam nos vocais por John Tardy ou na parte instrumental, com evoluções excelentes. Thruth Be Told é muito mais cadenciada com as guitarras exibindo mais distorções, vocais em níveis bem mais extremos e muitas viradas na bateria, e pode ser considerada como uma das melhores do cd junto a Payback.  

    Forces Realign evidencia o competente trabalho do baixista Terry Butler em conjunto com as guitarras ( e vale lembrar que por todo o cd Darkest Day o cara mandou muito bem ), e depois, a alta dosagem de peso gerada pela bateria quando os vocais entram em cena são a garantia de raiva na certa. Se isso não bastasse o Obituary aplica uma dosagem forte velocidade nas guitarras e bateria em Forces Realign próxima ao seu final a elevam como a melhor faixa do cd. Left To Die possui um andamento cadenciado bastante macabro que torna-se ainda mais "From Hell" quando os vocais entram expressando uma grande ferocidade. E mais uma vez teço elogios ao competente baterista Donald Tardy que em meio aos solos distorcidos de guitarras mantém os níveis de peso nos mais altos patamares.

   Darkest Day é um álbum para aqueles ouvintes que gostam de um Death Metal cadenciado, raivoso e de muita técnica. O cd conta ainda com com dois vídeos que podem serem vistos no computador, o primeiro possui uma entrevista com Donald Tardy e Trevor Peres falando sobre a Full Of Hate Tour de 2009, ideias e arte do novo disco ( este Darkest Day ) e muito mais; já o segundo vídeo tem três clips ao vivo para as músicas "Internal Bleeding", "On The Floor" e "Face Your God" que captam perfeitamente a energia dos shows do Obituary. E aí caro leitor(a), se interessou? Então inclua esta pedrada lançada pela Shinigami Records na sua coleção.
Nota: 9,0.

Site: http://www.obituary.cc/

Por Fernando R. R. Júnior
Março/2011

Voltar para Resenhas