Orphaned Land - The Never Ending Way Of ORWarriOR
15 Faixas - Shinigami Records - 2010

    O Heavy Metal é um estilo de música e expressão artística sem fronteiras mesmo, tanto que o sexteto israelense Orphaned Land formado por Kobi Farhi nos vocais, Yossi Sa'aron ( Sassi ) na guitarra, violão, saz, bouzouki e oud, Eden Rabin nos teclados e sintetizadores, Uri Zelcha no baixo, Matti Svatizky na guitarra e  violão e Avi Diamond na  bateria lançaram em 2010, após cinco anos de gravações, o seu quarto cd intitulado The Never Ending Way Of ORWarriOR, que foi gravado no Bardo Studios por Yaniv Paz em Tel Aviv/Israel com mixagem realizada no No Man´s Lad Studio por Steven Wilson ( Porcupine Tree, Opeth ) e masterizado por Vicik Fillisa no Masterdisk.

    Engana-se quem pensa que o Orphaned Land é uma banda nova, pois os praticantes do que tem sido chamado de "judeu muçulmano Metal" ou "Oriente Médio Progressive Metal" iniciaram suas atividades em 1991 com o nome de Resurrection e após o lançamento do seu terceiro cd, Mabool: The Story Of The Three Sons Of Seven, eles excursionaram por quatro continentes e quase trinta países participando de importantes festivais como Wacken Open Air, Summer Breeze, Hellfest e ProgPower. Este cd conceitual The Never Ending Way Of ORWarriOR é dividido em três partes e está acima dos problemas político-religiosos sofridos pelo povo hebraico e árabe, tanto que as fotos que ilustram essa resenha são, segundo o vocalista Korbi Farhi uma uma sinergia entre as três religiões monoteístas. Vale comentar também que as gravações levaram mais de 600 horas de estúdio em colaboração com a Orquestra Árabe de Nazaré e vocais multilíngues ( inglês, árabe, hebraico iemenita ) e instrumentos orientais como Saz, Santur, flautas árabe, meio-percussões orientais, Cumbus, bouzouki que garantiram uma sonoridade única ao trabalho, dito isso, vamos às músicas.

    Sapari é a primeira da parte um, Godfrey's Cordial - An ORphan's Life, e suas fortes influências árabes em uma base instrumental sólida tem passagens mais progressivas e pesadas com destaque para os vocais femininos de Shlomit Levi, que ao dividirem os holofotes com Kobi Farhi acabam por "roubarem a cena" pela beleza de sua voz. From Broken Vessels possui um clima inicial mais melancólico que depois recebe um riff mais fortificado de guitarra e sofre a adição dos vocais urrados de Kobi Farhi que coloca uma linha mais agressiva nas belas melodias de teclados e dos instrumentos típicos da cultura do Oriente Médio.

    Bereft In The Abyss é mais lenta, bastante triste e exibe uma atmosfera mais viajante na combinação de instrumentos de percussão regionais, voz e violão, sem diminuir a beleza da música, mesmo com essa linha mais triste. The Path Part 1: Treading Through Darkness marca um mergulho nos caminhos mais viajantes que aproveitaram a harmonia criada na anterior e vai calmamente recebendo o peso de guitarra e a adição de vocais guturais de Kobi Farhi em um caminho bem mais raivoso, mas dotado de muitas viradas de ritmos que surpreendem o ouvinte, afinal, temos momentos que oscilam entre o Death Metal e a magia do oriente.

    The Path Part 2: The Pilgrimage To Or Shalen mostra mais peso e possui um andamento de guitarra mais cadenciado para que os guturais de Kobi Farhi atuem em conjunto com os vocais limpos de Shlomit Levi, que em seu trecho instrumental tece novas viagens, especialmente quando as guitarras de Yossi Sa'aron e Matti Svatizky são soladas. Olat Ha'tamid tem o aspecto de um cântico religioso que ganha acordes mais Heavy Metal após a incursão na língua nativa do Orphaned Land, que ajudam a passar ainda mais a ideia de uma oração mesmo pela forma de cantar do versátil Kobi Farhi e também pela competente fusão de flauta, guitarras e os demais instrumentos locais.

    Com flauta, teclados e narrações no melhor estilo de trilha de filme temos The Warrior, a sétima de The Never Ending Way Of ORWarriOR que marca o começo da segunda parte intitulada Lips Acquire Stains - The WarriOR Awakens, exibindo seu andamento sombrio com versos cantados por Kobi Farhi em um enorme feeling. Mais alguns pontos fortes de The Warrior: o lento solo de guitarra que além de longo, parece que será interminável, o grande peso de bateria de Avi Diamond e uma excelente ambientação nos teclados de Eden Rabin, enfim, viaje pelas areias do deserto. A curta His Leaf Shall Not Wither é no violão de Matti Svatizky e é bem suave com Kobi Farhi cantando de forma mais introspectiva e com muita emoção.

    Disciples Of The Sacred Oath 2 marca o retorno do Heavy Metal com vocais guturais mesclados aos limpos, além de linhas melódicas que dão mais vitalidade a música, entretanto, seu final é sombrio e possui muitas viagens que mostram a coesão da banda, pois vários sons diferentes e eletrizantes acontecem ao mesmo tempo e são tocados com muita capacidade pelo Orphaned Land. New Jerusalem é uma nova incursão mais calma com os belos vocais femininos de Shlomit Levi em evidência e assim nós sentimos a leveza de sua encantada voz para que a mudança de andamento dê a música uma roupagem um pouco mais rápida com aquela enfeitiçante percussão árabe.

    Va´Yehi´Or lembra muito o duo alemão Lacrimosa pela narração, o ritmo  instrumental pesado e a forma de cantar mais distante Kobi Farhi com os vocais de Shlomit Levi ao fundo. Para a próxima, Mi? a sensação que sente-se é que a música foi gravada em mono, pois é bastante introspectiva com os vocais de Kobi Farhi simulando que estão longe até o solo de guitarra aparecer e trazê-la passo a passo mais próxima do ouvinte, aliás, é uma das mais belas do cd.

    Barakah tem solos de guitarras que amplificam a potência do peso do Orphaned Land e assim é construído o princípio da terceira parte, Barakah - Enlightening The Cimmerian, oportunidade para Kobi Farhi soltar seus guturais em uma impressionante variação instrumental que passa por um solo de violão pesado, que é devidamente acompanhado pela guitarra e bateria, e assim oscilam em momentos mais Death cadenciados com calmos. Detalhe, a seguinte, Codeword: Uprising é interligada com a anterior e mantém essa linha pesada e cheia de variações instrumentais de forma que não se perceba a mudança de faixa, confirmando o grau de precisão alcançado pelo Orphaned Land neste trabalho. In Thy Never Ending Way (Epilogue) exibe a força das guitarras junto com os instrumentos de cordas resultando em um andamento mais devagar com os backing de Shlomit Levi aparecendo mais, mas o grande destaque vai para o solo de guitarra e também para a linda melodia no piano de Eden Rabin nesta faixa que encerra The Never Ending Way Of ORWarriOR.

    Os israelenses exibiram em The Never Ending Way Of ORWarriOR muitas características regionais de sua rica cultura local que foram agregadas ao Heavy Metal, motivo que fez deste álbum trazido no Brasil pela Shinigami Records uma experiência única para aqueles que gostam de explorar os ritmos diversos da música pesada mundial. Recomendo ouvir o álbum muitas vezes para que se possa saborear cada detalhe da excelente proposta do Orphaned Land, uma banda que consegue unir fãs judeus e muçulmanos nos seus shows cantando em árabe e hebraico, e criando assim, uma solução pacífica para os problemas da Terra Santa, só mesmo o Heavy Metal para conseguir superar a intolerância.
Nota: 9,5

Site: http://www.orphaned-land.com e http://www.myspace.com/orphanedmyspace

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2011

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