Pereplut - В Стародавние Года
10 Faixas - Stygian Crypt Productions - 2017

    A banda russa Pereplut teve sua fundação em novembro de 2011 na cidade de Tomsk na extensa Siberia, já com a intenção de realizar um Pagan Folk Metal e o seu primeiro EP de nome В Заповедных Лесах Северной Стороны foi lançado em 2015. Isso possibilitou ao Pereplut se apresentar ao lado das mais conhecidas bandas da Siberia Ocidental ( sim... o Heavy Metal também existe nesta região remota e gélida do planeta ), de Moscou e de San Petersburgo no Metal Hail de 2015, onde foram a atração headliner. Em 2016, o Pereplut disponibilizou o single Тропою Волколака e no dia 7 de abril de 2017 tivemos o lançamento do primeiro full length, que foi intitulado como В Стародавние Года  ( ou At The Ancient Times em inglês ) e composto de dez faixas, que estão todas cantadas em russo.

    As letras são contos sobre a relação de criaturas mágicas ( bruxas, gnomos, demônios e padres ) com o homem e isto, está devidamente retratado na capa, onde temos um bando deles cozinhando este 'cidadão' e que foi desenhada por Anton Matev. O line up responsável por В Стародавние Года  é o seguinte: Vyacheslav "Barba Rossa" no baixo, Evgeniy "Buzzillio" no cello, Ivan Grozny na bateria, Elena "Cantilena" Lebedeva na flauta, hurdy gurdy e whistles, Vasiliy "Faun" na flauta e tin whistle, Evgeniy "Spiritual" na guitarra, Ekaterina Veikaya no violino e backing vocals e Stariy Zvonar nos vocais. As gravações aconteceram no Buzzillio Prod Studio e a pré produção no Juiced Alien Studio aos cuidados de Anton Schik enquanto que a mixagem e masterização foi realizada na CDM Records por Sergey Lazar.

    A instrumental Внимая Дыханию Старого Леса apresenta uma doce atmosfera viajante em seus tranquilos dedilhados, que merecem serem ouvidos de olhos fechados para se entrar no clima proposto pela banda. Em seguida, pode-se perceber que as linhas voltadas ao Pagan Folk Metal ficam mais evidentes em Русалья, graças as vocalizações encorpadas de Stariy Zvonar através de um ritmo acelerado e que sob um certo ponto de vista... mais festivo. Atenção para a virada no andamento, que concede a parte mais Folk à canção como está evidenciado no uso das flautas por Vasiliy "Faun" e Elena "Cantilena" Lebedeva ocorrendo até que o seu formato inicial seja retomado. Em Тропою Волколака, o Pereplut exibe um estilo cadenciado muito bem conduzido logo em seu princípio para depois fortificar a música nos seus vocais e então suavizá-la nos momentos mais Folk, e isso, acontece para que a dualidade do estilo ( bem e mal ) seja exalada entre vocais repletos de fúria e velocidade com alguns vocais ( aliás, poucos ) calmos.

   Para Флейта Троллей, o octeto prossegue com suas vocalizações robustas e mergulha nos padrões do Folk Metal com uma canção cativante e dotada de elementos instigantes. Devidamente mais rápida que as anteriores, Ведьмачья Вечеря é a quinta de В Стародавние Года  e aqui Stariy Zvonar canta destilando uma quantidade de cólera maior que o esperado, cujo destaque vai para o breve solo feito pelo baixista Vyacheslav "Barba Rossa" e também para o peso concedido pelo guitarrista Evgeniy "Spiritual", sendo que isto tudo conta com o importante alicerce executado pelo baterista Ivan Grozny, que realiza ótimas evoluções em seu kit.

    De ares mais Progressivos em que o hurdy gurdy tocado por Elena "Cantilena" Lebedeva recebem os holofotes apenas no início, pois, pouco depois o Pereplut acelera consideravelmente o ritmo em Как На Нашей Пивоварне e desmorona com seu peso diretamente em nossos ouvidos. Entretanto, Как На Нашей Пивоварне é possuidora de uma riqueza instrumental enorme graças às partes em que os tin whistle aparecerem, porém, somente com vocais embrutecidos.

    Continuando relativamente na linha da anterior, Дары Лесного Дяди apresenta uma veloz melodia envolvente até que Stariy Zvonar cante com seu vozeirão em uma linhagem instrumental que cresce de forma praticamente tensa. O caldeirão sonoro do Pereplut segue ardendo em 10 Кубков, a oitava de В Стародавние Года, sendo que as linhas raivosas são devidamente harmonizadas em seus instrumentos Folk, porém, rendo-me aos solos feitos pelo guitarrista Evgeniy "Spiritual", que basicamente chamou para si a responsabilidade do lado Heavy Metal da canção.

     A penúltima é Змиевы Валы e nos mostra um estilo pesado, que é muito bem trabalhado em sua parte instrumental até próximo de seus últimos momentos, pois, aí os russos nos surpreendam com as inversões de ritmo aplicadas, que passam um ar todo suntuoso entre vocais agressivos. Para encerrar o cd, temos nos dedilhados a saborosa По Мхам Крадущийся Незримо, canção instrumental criada para viajar e relaxar.

    O universo de bandas que cantam em russo é bem maior que imaginamos, pois, temos nomes como o Alkonost e Иван Царевич ( citando apenas dois e que devemos pesquisar mais à respeito ), além é claro, do Arkona, que é mais conhecido e já esteve no Brasil alguams vezes. Entretanto, o assunto aqui é o Pereplut, que absorveu muito bem a fórmula de seu Pagan Folk Metal ao dimensionar a velocidade quase sem freios do estilo com vocalizações agressivas e com outros momentos serenos, sempre com a linda roupagem concedida pelos uso dos instrumentos folclóricos, especificamente, o tin whistle, o hurgy gurdy, a flauta e o violoncello, que tornam seu Folk Metal alegre, mas brutal. Quem deseja conhecer nomes e discos que fujam dos mais famosos e dos grandes centros mundiais, ou seja, do que ainda estão frequentando o Underground, В Стародавние Года do Pereplut é uma ótima pedida.
Nota: 8,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2019

Bandcamp: https://pereplut.bandcamp.com
Facebook: https://www.facebook.com/pereplutband/
Instagram: https://www.instagram.com/pereplut/

 

Voltar para Resenhas