R5 - Sometime Last Night - Special Edition
 19 Faixas - Hollywood Records/Universal Music - 2016

    A banda 'teen' norte americana da cidade de Denver no Colorado, que caminha pelo Pop/Rock chamada R5 formou-se em 2009 e de lá para cá... já lançou três EP´s e dois cd´s, sendo o segundo deles, o Something Last Night o assunto desta resenha.

    Em seu line-up temos os irmãos Ross Lynch ( protagonista da série Austin e Ally do Disney Channel ) nos vocais e guitarra, Riker Lynch ( um dos personagens da série Glee ) nos vocais e baixo, Rocky Lynch nos vocais e guitarra, Rydel Lynch nos vocais e teclados e o amigo Ellington Ratliff na bateria. Este novo álbum foi produzido por Matt Wallace ( que cuidou da produção de nomes como Maroon 5, O.A.R., The Replacements ) e as suas faixas foram trabalhadas pelos integrantes da banda e contam histórias da vida real e da banda nestes últimos anos. A masterização ocorreu no Sterling Sound em Nova Iorque nos Estados Unidos por Chris Gehringer.

    Os números do R5 são bastante interessantes, pois, foram primeiro lugar do chart no quesito de Album Pop, terceiro do chart de Álbum Digital, quarto no de Álbuns Mais Vendidos e sexto no Top 200, segundo a Billboard, além de Top 10 no iTunes de vinte e três países, 11 milhões de visualizações para o clipe de Smile e mais de 4,5 milhões para o clipe de Let´s Not To Be Alone. Vamos começar a descobrir o porque nas linhas abaixo.

    Com uma bela melodia feita no piano por Rydel Lynch, All Night abre o Pop/Rock de festa de sábado à noite praticado pelo R5 no padrão que vemos nos filmes americanos, que está vocalizado em uma atmosfera bastante positiva e envolvente. A segunda é Wild Hearts e é um pouco mais lenta em seu ritmo, mas, apresenta em alguns pontos um crescente que empolga o ouvinte, especialmente, em seu refrão que é dotado de ótimas melodias nos vocais em conjunto do quinteto. Com um estilo bastante Pop de certa forma dançante, Dark Side prossegue Sometime Last Night e esta linhagem começa a ficar mais evidente na romântica Let´s Not Be Alone Tonight, que conta com um ritmo mais 'grudento', momentos intimistas, entretanto, sempre com o clima festivo no ar.

    Repeating Days é bastante suave e alegre, porém, é possuidora um trecho mais introspectivo feito somente nos dedilhados no violão e na voz, que servem para passar muita emoção, quase como uma música incidental no cd. Depois, Smile passa sua vibração positiva em uma canção Pop 'politicamente correta' em um refrão mais chiclete, fato que explica de ser um hit deste cd. Para Lightning Strikes, o direcionamento é mais dançante e entra em cena junto aos vocais de Ross Lynch, garota que detem uma excelente voz. De linhagem mais Pop/Eletrônica F.E.E.L.G.O.O.D. é a oitava de Sometime Last Night, que continua com I Know You Got Away, onde o baixo de Riker Lynch aparece mais entre uma melodia Pop com ares de filme antigo, onde notamos também alguns tímidos solos de guitarras, mas que fundem-se bem à proposta do R5.

    A animada Do It Again divide-se entre o Pop e o Eletrônico procurando manter o estilo de celebração de festa do grupo. Na seguinte, o quinteto nos mostra umas batidas mais fortes para ambientarem suas melodias vocais com Did You Have Your Fun? e com mais distorção nas guitarras temos por alguns instantes, o momento mais pesado deste cd. Doctor, Doctor é outro Pop daqueles que foram criados para colarem na cabeça, por conta de seu refrão e da simplicidade de sua letra.

    Sometime Last Night conta com sete faixas bônus e a primeira delas é a I Can´t Say I´m In Love, que é mais voltada ao Rock e para mim um destaque do cd ao lado da All Night. Entretanto, o R5 prefere as pistas de dança e as festas, pois, canções como Hearts Made Up On You, notadamente dançantes, focam exatamente neste ponto.

    Em uma outra vertente e um tanto que World Music com muita percussão, o R5 exibe Things Are Looking Up e um pouco depois imerge no Pop com Easy Love, cujo maior destaque fica para suas melodias de vocais. Outra incursão do R5 que foge um pouco daquele Pop "todo certinho" está em Stay With Me, onde os vocais se elevam em um andamento que aumenta a energia da música. Já em Nine Lives, este formato Pop "tudo em ordem/bom moço" é retomado em uma canção levemente mais rápida. O último bônus e a faixa que encerra o cd é a Never Be The Same, que é totalmente voltada para as Eletrônicas, onde seu maior destaque reside nos vocais de Rydel Lynch.

    Sometime Last Night é um disco muito bem gravado e produzido, que será consumido pela juventude americana ( e brasileira agora com este lançamento da Universal Music ), que não se importa com nada, apenas com festas e baladas. Entretanto, este clima festivo está a anos luz do que a maioria dos leitores(as) do Rock On Stage costumam ouvir.
Nota: 7,0.

Sites:  www.R5Rocks.com.

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2016

Voltar para Resenhas