Rage - The Devil Strikes Again
 CD Duplo 16 Faixas - Shinigami Records - 2016

    O longevo Power Trio alemão de Heavy Metal conhecido como Rage lançou em 2016 o seu vigésimo segundo álbum de estúdio com o nome de The Devil Strikes Again, que apresenta aos fãs o guitarrista venezuelano e naturalizado belga Marcos Rodriguez e o baterista grego-alemão Vassilios "Lucky" Maniatopoulos ( que teve sua indicação para a banda justamente feita pelo seu predecessor no cargo: Chris Efthimiadis ), sendo que ambos novos membros estão ao comando do mentor do Rage, o baixista e vocalista Peter "Peavy" Wagner.

    The Devil Strikes Again foi gravado entre setembro e outubro de 2015 no Megafon Studios em Burscheid na Alemanha por Christoph Tkocz e no Sound Chaser Studios em Zandhoven na Bélgica pelo guitarrista Marcos Rodriguez. A mixagem e a masterização foram realizadas no Unisound Studios em Grefrath na Alemanha junto ao experiente Dan Swanö ( que já cuidou de trabalhos do Marduk, Opeth, Dissection e Katatonia ). Para a capa - onde vemos a caveira de um demônio repleta de vermes - e também nos encartes, o Rage escolheu o artista Karim König.

    No Brasil, a sempre atuante Shinigami Records disponibilizou o cd em versão dupla com seis músicas bônus, que são definidas por Peter "Peavy" Wagner da seguinte forma: "Com o nosso novo álbum, nós queríamos compor com a energia e o espírito dos nossos álbuns clássicos dos 90. Estávamos focados absolutamente nas músicas, pesadas e diretas, com incríveis melodias. O trabalho em conjunto com Marcos Rodriguez e Vassilios "Lucky" Maniatopoulos funcionou extremamente bem, tem passado muito tempo desde que eu estive tão inspirado e me senti tão livre durante o processo de composição e, por isso, nasceram algumas das melhores músicas do Rage. Estamos mais do que orgulhosos deste álbum e estamos ansiosos de levar The Devil Strikes Again ao palco".

    Coube à faixa título, a The Devil Strikes Again a honra de abrir o cd e o Rage já dispara um convincente Heavy Metal intenso, acelerado e pronto para te conquistar, pois, além da carga instrumental executada na medida necessária, os vocais de Peter "Peavy" Wagner estão em grande forma. Depois da "blitzkrieg" sonora da primeira, o Power Trio avança com My Way, uma canção robusta de andamento mais cavalgante, onde o "novato" Marcos Rodriguez comanda o ritmo com seus solos de guitarra e Peter "Peavy" Wagner te captura no seu contagiante refrão. Depois, eles metem o pé no acelerador com a Back On Track, música em que o vocalista canta com aquela característica mais agressiva e típica dos alemães transformando esta terceira na mais inflamável até aqui. Comprove reparando nos eficientes solos de guitarra de Marcos Rodriguez.

    Em The Final Curtain, o Rage nos mostra uma composição orientada pelos solos de guitarra devidamente combinados com os vocais, que ficam mais envolventes no refrão, que é possuidor daquele poder para nos convidar para cantar juntos com a banda. Na seguinte, cujo título é War, eles seguem mais velozes e alternam seu ritmo aos toques do baixista Peter "Peavy" Wagner, que canta depositando bastante emoção e seguem mais rápidos no refrão. Essa mistura torna esta quinta canção de The Devil Strikes Again deveras interessante, além de que sua letra tece críticas as várias guerras que temos em nome da religião.

    Com a chama de seu Heavy Metal em alta, Ocean Full Of Tears dá sequencia ao cd da forma frenética que caracterizou o Rage nos seus mais de 30 anos de história com destaque para a atuação consistente do atual line-up e para a sua linhagem sempre fixada no Heavy Metal através de vocais altamente convidativos para cantar com Peter "Peavy" Wagner.  

     Sabe aquela sensação de que um rolo compressor desce a ladeira esmagando com tudo? É exatamente isso que Deaf, Dumb And Blind vai te passar, porém, sempre com muita melodia instrumental e vocalizações cativantes, que serão apreciadas logo na primeira audição. Aliás, atente-se para o flamejante solo de guitarra de Marcos Rodriguez. Na oitava, o Rage chega com ótimos solos melodiosos na guitarra, que trazem o Heavy Metal vigoroso e veloz levando Spirits Of The Night ser uma das melhores do cd. Para confirmar basta sentir cada uma de suas linhas de baixo, bateria e guitarra forjadas com precisão pela banda dispostas a liberarem Peter "Peavy" Wagner para cantar seus versos com a tradicional destreza, e assim, transformar a música numa verdadeira sonzeira.

    Times Of Darkness é mais cadenciada, melódica e bastante empolgante, sendo que o mentor do trio canta de forma mais sombria, fato que se percebe também no ritmo da música ao passar de seus minutos. Fechando este primeiro cd com primor temos a robusta The Dark Side Of The Sun, que vem implacável e veloz despejando sua fúria por todos os lados e te emoldurando especialmente nos seus vocais e também nos reluzentes solos de guitarra.

    Abrindo o segundo cd temos a eletricidade que está presente em Bring Me Down, que une linhas rápidas instrumentais com os vocais cheios de 'feeling' de Peter "Peavy" Wagner, já enviando o recado da excelente música que o Rage registrou neste The Devil Strikes Again. Requiem é um Heavy Metal forte de estilo melodioso e vocais altamente infectantes devido ao jeito que é cantado pelo líder do Rage. Para a balada Into The Fire temos dedilhados que somados aos vocais causam uma grande dose de emoção e prazer ao ouvir esta canção, pois, quando os demais fazem o coro o resultado é o aparecimento de ares mais medievais, só que a ordem aqui é de deixá-la mais voltada ao Heavy Metal. Além dos solos de guitarra, recomendo também uma atenção maior aos toques de baixo.    

    Slave To The Grind, que é uma das mais pesadas canções do Skid Row e título do álbum de 1991 teve sua versão executada pelo Rage com sua pegada mais tradicional, e cá entre nós... ficou ótima. Sucesso do Rush no álbum Roll The Bones de 1990, Bravado foi outra que o Power Trio decidiu incluir e homenagear a banda canadense neste The Devil Strikes Again e é interessante de notar como Peter "Peavy" Wagner a canta de forma suave, mesmo com o seu conhecido vozeirão em uma condução instrumental de alto nível para fã do Rush nenhum colocar defeito. No encerramento mais um cover, agora para o Hard Rock de Open Fire, que intitula o álbum de 1985 do Y&T, e não temo como ouvir e não ser atingido por suas melodias, vocais e solos, pois, se rata de uma sonzeira executada com habilidade pelo Rage.

    Se o objetivo do Rage era criar um álbum intenso, onde exibe seu poderoso Heavy Metal e retoma a pegada característica dos anos 80 e 90 neste The Devil Strikes Again, saiba caro leitor(a) que eles conseguiram e nos proporcionam novas, poderosas e emblemáticas canções, não deixe de conferir. Que eles continuem assim nos próximos álbuns. 
Nota: 9,5.

Sites: http://www.rage-official.com/ e https://www.facebook.com/RageOfficialBand.

Por Fernando R. R. Júnior
Setembro/2017

Voltar para Resenhas