Rhapsody Of Fire - Into The Legend
 10 Faixas - Shinigami Records - 2016

    Três anos após o Dark Wings Of Steel ser lançado, os italianos do Rhapsody Of Fire disponibilizaram o seu décimo cd de estúdio da carreira ( que foi iniciada em 1995 ) com este formidável Into The Legend com quase 70 minutos da mistura de Power Metal, orquestra, elementos do Barroco e trilha sonora de cinema característicos da banda e que conferem sempre uma aura grandiosa aos seus trabalhos.

    Desta vez Fábio Lione - que desde 2013 também integra o Angra - nos vocais, Alex Staropoli nos teclados, clave címbalo e piano, Alex Holzwarth na bateria e percussão, Roberto De Micheli na guitarra e Alessandro Sala no baixo atacaram com um trabalho para impressionar os fãs que sentem falta dos álbuns épicos dos tempos que Luca Turilli fazia parte da banda ( a saída dele para montar o Luca Turilli´s Rhapsody aconteceu em 2011 ).

    As gravações foram realizadas entre março e setembro de 2015 no Echoes Studios em Trieste na Itália aos cuidados de Alex Staropoli e temos a participação da Orquestra Sinfônica da Macedonia, de uma orquestra Barroco dotada de vários músicos e muitos convidados. A mixagem também aconteceu no Echoes Studios em Trieste com Alberto Bravin e a masterização é assinada pelo mestre Maor Appelbaum ( Halford, Dokken e Faith No More ) no seu Maor Appelbaum Mastering na Califórnia/EUA. A capa e encartes foram baseadas no conceito de Alex Staropoli que mostra um uma águia em plena tempestade de neve foi desenhada por Felipe Machado Franco ( olha o Brasil aí ).

    Aberto com os bumbos de batalha, que trazem uma aura épica In Principio tem sua letra cantada em latim com uma forte presença do coro, que conclama à mergulhar dentro de Into The Legend logo de cara, já comprovando a categoria do Rhapsody Of Fire neste cd, que exibe sua face Power Metal com a rápida, melódica e candidata a hit Distant Sky, onde Fábio Lione nos encanta logo em seus primeiros versos e os demais, simplesmente, arrepiam o ouvinte com suas melodias perfeitas, além é claro, dos solos combinados de guitarra e teclados, que estão transbordando técnica. Para a faixa título, a Into The Legend, os italianos começam rápido, incluem um coro contagiante e quando Fábio Lione canta, além de sentir aquela vontade de cantar com ele, pois seu refrão é instigante, temos uma sensacional composição com ares de hino e dotada de variações instrumentais que são formidáveis, com direito a uma nova dose de solos impactantes de guitarra e teclados na cortesia de Roberto De Micheli e Alex Staropoli, respectivamente.

    Com um riff chamativo, Winter´s Rain entra aumentando a sua energia clássica de seu ritmo e isso se eleva mais no decorrer de seus minutos produzindo uma grande vontade de lutar no ouvinte e não posso esquecer de mencionar seu brilhante refrão em coro e também a beleza das trechos orquestrados, que fundem-se harmonicamente entre o Heavy Metal e a Música Clássica.

    Em A Voice In A Cold Wind somos expostos a um ritmo inicial mais melancólico, que logo depois recebe linhas mais animadas e puramente no medievais de feições Folk com uma riqueza instrumental enorme. Aliás, é difícil ouvi-la e não desejar cantar seu refrão com o Rhapsody Of Fire ( ou mesmo querer dançar ) enquanto nos deliciamos com a atuação majestosa do quinteto.

    O estilo mais Power Metal é retomado com Valley Of Shadows através de suas linhas instrumentais, porém, os vocais contam com os operísticos da soprano Manuela Kriscak junto a Fabio Lione criando uma roupagem especial a esta sexta canção de Into The Legend em versos que estão metade em latim e outra metade em inglês com inúmeras modificações nos teclados, na bateria e na guitarra em outra comunhão única entre o Metal dos italianos com o Barroco e o Clássico.

    Os dedilhados no violão do convidado Mateo Brenci e os toques no piano de Luca Balbo trazem a emocionante e vibrante balada Shining Star com o vocalista se entregando totalmente para a cativante canção, que certamente estará presente nos shows da banda com frequência a partir de agora. Novamente acelerando o andamento graças a Realms Of Light, que também impressiona instantaneamente por conta da diversidade de harmonias instrumentais e de vocais a que somos submetidos. Inclusive, o Rhapsody Of Fire eficientemente consegue encontrar os momentos exatos para que o tecladista Alex Staropoli e o guitarrista Roberto De Micheli nos 'enfeitiçem' nos seus solos ( e isso dando ao luxo de desconsiderar a soberba atuação de Fabio Lione ). Para a seguinte, a Rage Of Darkness, eles exibiram uma linhagem mais cinematográfica, que está cheia de Power Metal veloz, que tornam esta nona faixa de Into The Legend outra composição que gosta-se facilmente, pois, tanto seu refrão mais épico, quanto suas melodias são absorvidas de imediato.

     Se até aqui Into The Legend já pode ser considerado um 'discão', o que dizer da suíte The Kiss Of Life com seus pomposos 16 minutos e 43 segundos que encerram o cd? Vamos tentar: começo medieval divino e com linhas cinematográficas ( que me fazem imaginar uma cena de paisagem com a câmera passeando pelo local ), presença de coros e orquestrações feitas pela Orquestra Sinfônica da Macedonia que são bastante significativas, dramaticidade em seu andamento, condução vocal esplêndida de Fábio Lione, seja em inglês, latim ou italiano.

    Além disso, temos passagens viajantes e repletas de feeling, que deverão serem absorvidas de olhos fechados ante ao estilo Progressivo aplicado nos solos marcantes do tecladista Alex Staropoli em uma base crescente feita pelo baixista Alessandro Sala e pelo baterista Alex Holzwarth, que está devidamente permeada com muitos solos do guitarrista Roberto De Micheli. Enfim, para sintetizar esta faixa em uma só uma palavra: magnífica!!! Ouça o quanto antes.

    O Rhapsody Of Fire já emplacou álbuns monumentais em sua carreira, mas, este Into The Legend também garantiu seu lugar de destaque entre eles, além de entrar na minha galeria dos melhores do ano. Procure caro leitor(a) sentir toda essa imensidão de prazerosas melodias e harmonias que temos neste lançamento da Shinigami Records no Brasil.
Nota: 10,0.

Sites:  http://www.rhapsodyoffire.com/, https://www.facebook.com/rhapsodyoffire, https://www.facebook.com/RhapsodyoffireBrasil/?fref=ts e https://www.youtube.com/user/rhapsodyoffire.

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2016

Voltar para Resenhas