Sabbat - History Of A Time To Come
Expanded Edition - Dynamo Records - 14 faixas

    Formada na cidade inglesa de Nottingham no ano de 1985, o Sabbat é uma banda que executa uma mescla de thrash metal com o heavy metal clássico, contribuindo em muito para o nascimento do que classificamos como thrash metal. E assim Martin Walkyier ( vocal  - atualmente no Skylad ), Andy Sneap ( guitarra - trabalhando hoje em dia como produtor de bandas como Arch Enemy, Cathedral, Exodus, Kreator, Masterplan, Megadeth, Nevermore, entre outras ), Frazer Craske ( baixo ) e Simon Negus ( bateria ) trazem à tona em pouco mais de dois anos de banda este álbum History Of A Time To Come, relançado agora em 2007 com faixas bônus ao vivo pela Dynamo Records.


    Abrindo History Of A Time To Come temos a faixa Intro trazendo um clima de um ritual pagão para que A Cautionary Tale entre detonando com suas guitarras rápidas e os vocais na melhor linha feita por Dave Mustaine do Megadeth ( ou seja, já pode começar a bater sua cabeça caro leitor(a) ). Hosanna In Excelsis mostra Martin Walkyier cantando com uma enorme energia cada verso deste thrash rápido. Martin e seus companheiros de Sabbat não deixam a adrenalina baixar por nada e na quarta faixa, Behind In The Crooked Cross, o quarteto inglês apresenta uma pesada, agressiva e cadenciada canção, daquelas que entram fundo na cabeça do ouvinte com facilidade, e ressalto aqui a competente performance do baixista Frazer Craske. Os dedilhados de Horned Is The Hunter vão dando o clima até que Martin Walkyier entre arrebentando com tudo com sua voz em oito ininterruptos e destruidores minutos do mais puro sangue thrash metal inglês.

     I For An Eye já entra com um preciso massacre na bateria Simon Negus e evoluções marcantes na guitarra Andy Sneap, sem dúvidas outro grande momento do disco e que influenciou gerações de garotos que hoje praticam o thrash metal. Com uma excelente energia produzida nos solos de guitarra de Andy temos For Those Who Died, outra sonzeira que chega a beirar até um pouco de black metal ( especialmente pelos urros insanamente fortes vocalista Martin ), mas as mudanças de andamento fincam a bandeira mesmo no thrash. A Dead Man´s Robe revela dedilhados que levam a um clima sinistro e entre efeitos de trovões e alguns urros  temos a artilharia sonora de Andy disparando um thrash de primeira em uma marcante faixa instrumental. The Church Of Bizarre  - adivinhe quem estava sendo criticado nesta faixa... - é o encerramento perfeito em alto estilo de History Of A Time To Come com uma agressividade que acostumamos em ver apenas em bandas extremas, mas sem deixar de lado o nosso amado heavy metal.

    E como esta edição trazida pela Dynamo Records é especial, a bolachinha ainda possui Hosanna In Excelsis, Behind The Crooked Cross, I For An Eye, For Those Who Died e The Church Bizarre em versões matadoras gravadas ao vivo na cidade de Berlim ( Alemanha ) no dia no 4 de março de 1990 que são perfeitas para bangear e abrir rodas. É aí que você realmente vê porque o Sabbat foi um dos pilares do thrash metal inglês dos anos 80.

     Falando nisso, como o metal desta época é referência para tudo que se faz hoje, então, trate de conhecer ( ou dependendo do caso, matar suas saudades ) desta formidável banda inglesa. Vale lembrar que eles voltaram à ativa em 2006, apresentaram-se com o Cradle Of Filth, e em 2007 participaram de alguns festivais europeus, então meus amigos(as), que o misticismo, bruxaria e lendas pagãs praticados pelo Sabbat novamente trilhem os caminhos do metal.

Site: www.sabbat-uk.com

Por Fernando R. R. Júnior  

Voltar para Resenhas