Sarah Jezebel Deva - The Corruption Of Mercy
10 Faixas - Shinigami Records - 2012

    Embora leve o nome da ex-vocalista do Cradle Of Filth ( que também trabalhou no Therion e The Kovenant ), o projeto solo de Sarah Jezebel Deva está mais próximo de uma banda mesmo, pela forma que ouvimos as 10 músicas que exibem influências que caminham entre Black Metal e Power Metal Sinfônico. Além da citada vocalista, a banda é composta também por Dan Abela e Jonny Gray nas guitarras, Jamie Abela na bateria, Ablaz no baixo e o músico convidado Pzy-Clone na programação/orquestração.

    E o  sucessor de A Sign Of Sublime foi gravado, mixado e masterizado no Legacy London Studios, na Inglaterra pelo guitarrista Dan Abela entre 2010 e 2011, recebeu o título de The Corruption Of Mercy e tornou-se em 2012 mais um agradável, e porque não dizer, pesado lançamento no Brasil da gravadora Shinigami Records em uma capa que é no mínimo polêmica, ao mostrar uma mulher nua vestida com uma blusa e com uma cabeça de boi é de Matt Lombardi.

    No Paragon Of Virtue abre o cd com efeitos de teclados, que juntos com as linhas mais pesadas de guitarras e bateria garantem uma sonoridade ótima para Sarah cantar com sua voz de soprano e a música possui também acordes mais orquestrados que a deixam muito elaborada e agradável. The World Wont´t Hold You Hand exibe uma linha de peso não muito forte que flerta com o Gothic Metal, este exibido especialmente nos solos de guitarras, assim, com o ambiente perfeitamente criado, a vocalista pode soltar seus belos vocais. E vale afirmar, a base instrumental do Sarah Jezebel Deva é muito competente e interessante de se ouvir. A Matter Of Convenience entra de forma encorpada com ótimas atuações dos músicos da banda e Sarah aparece cantando com muita personalidade esta ótima canção.

    Silence Please apresenta uma roupagem épica e cinematográfica, que ficou muito boa na voz da versátil vocalista, seguindo assim nos seus cinco minutos e meio, onde posso destacar os solos de guitarras de Dan Abela e Jonny Gray com suas distorções, nesta quarta música de The Corruption Of Mercy , a melhor até aqui. A pesada versão de Zombie da banda Cranberries, que conta com a participação de Luke Sibthorpe no piano ficou muito boa mesmo, pois a banda soube adicionar o peso na quantia exatamente correta, e claro, sem esquecer da aura sombria, que está intrínseca em sua proposta sonora. Aproveitando o talento do pianista convidado na música anterior, sua participação continua em Pretty With Effects e coloca linhas emocionantes, que são vocalizadas com muito feeling por Sarah, nesta melancólica canção, que é indiscutivelmente uma das melhores do cd, devido à seu estilo fincado mais no Gothic Metal.


    Depois a excelente instrumental What Lies Lays Before You com sua forma mais sinistra e dotada de ótimas orquestrações que servem de abertura para Sirens, a oitava do cd, porém, esta possui envolventes riffs dos guitarristas Dan Abela e Jonny Gray, que juntos trazem mais peso ao som do Sarah Jezebel Deva.

    The Eyes That Lie retoma a linha gótica oitentista com ótimas vocalizações de Sarah, que passam toda a melancolia de uma música assim costuma ter. Mas isso, apenas até que os guitarristas Dan Abela e Jonny Gray entrarem solando para transformar a música em um Gothic Metal e então impressionarem positivamente o ouvinte. E  vale notar também, como o Sarah Jezebel Deva soube alternar com destreza as partes mais calmas e tristes com as pesadas nesta The Eyes That Lie.

     Com mais uma participação de Luke Sibthorpe, a faixa título, The Corruption Of Mercy, encerra o cd com os sedutores vocais de Sarah exibidos em uma leveza instrumental cativante, que ora está mais pesado em níveis velocíssimos, ora está mais suave e emocionante, em mais uma cintilante atuação do pianista. Para os amantes do estilo o disco irá surpreender pela forma atraente que a ex-Cradle Of Filth conduziu as dez músicas de The Corruption Of Mercy. Se você aprecia uma bela voz feminina em uma roupagem mais melancólica com boas inserções de peso que se elevam do Power até ao Black Metal com passagens sinfônicas, então, pegue o disco e deleite-se.
Nota: 9,0.
 
Site  http://www.sarahjezebeldeva.co.uk/, www.sarahjezebeldeva.bigcartel.com,
www.escaperoutestudios.co.uk e www.earthings.com.

Por Fernando R. R. Júnior
Março/2012

Voltar para Resenhas