Saxon - Sacrifice
10 Faixas - EMI Music Brasil - 2013

       Com mais de 30 anos dedicados ao Heavy Metal, o Saxon, um dos maiores expoentes da New Wave Of British Heavy Metal lança seu 20º álbum de estúdio, que aqui saiu pela EMI Music Brasil. O mais bacana da história da banda atualmente formada por Biff Byford nos vocais, Paul Quinn e Doug Scarratt nas guitarras, Nibbs Carter no baixo e Nigel Glockler na bateria é que após os clássicos álbuns dos anos 80, eles continuaram com a mesma vibrante pegada durante os anos 90 e a primeira década do Séc. 21.

    Sacrifice foi gravado no LS Studios em Yorkshire e os processos de mixagem e masterização foram de Andy Sneap ( que já produziu Nevermore, Exodus, Masterplan, Kreator e muitos outros ) realizados no Backstage Studios em Derbyshire com produção do vocalista Biff Byford. Sucedendo o ótimo Call To The Arms de 2011, Sacrifice, nas palavras de Biff Byford contém "menos truques e mais poder" em suas dez músicas. Vamos à elas.

     Procession abre o disco com uma percussão que te aproxima com a temática das culturas dos Mais, Astecas e Incas presentes na capa de Paul Gregory e este ritmo instrumental deságua no Heavy Metal envolvente de Sacrifice, que possui guitarras em níveis pesados e como era de se esperar, muito bem tocados por Paul Quinn e Doug Scarratt. que produzem uma melodia excelente que junto aos vocais de Biff Byford conquista o fã na hora. Depois é a vez de Made In Belfast ser iniciada com alaúdes e bandolins, além do baixo de Nigel Glockler e assim nos trazer um andamento cadenciado em estilo irlandês cheio do Heavy oitentista que caminha para um refrão que conclama o fã a participar da música. Dedicada aos campeões ingleses de Fórmula 1, Warriors Of The Road possui a velocidade que te passa a ideia de uma corrida de F-1 e será ótima para ouvi-la quando estiver na estrada. Aliás, se você aprecia esporte a motor, irá curtir imediatamente esta quarta canção de Sacrifice.

    Com um andamento de muita harmonia nas guitarras de Paul Quinn e Doug Scarratt, a seguinte Guardians Of The Tomb ganha aquela energia que somente bandas como o Saxon sabem nos passar e que nos fazem muito bem. Ouça os vocais de Biff Byford, seja no refrão ou nas estrofes e me fale. Com um riff inicial muito inspirado, Stand Up And Fight nos convoca a lutar pelo que acreditamos em um verdadeiro hino Heavy Metal contra a sociedade preconceituosa e mais uma vez, o Saxon nos mostra suas melodias e solos triunfantes da dupla de guitarristas que está perfeitamente entrosada, como se toca um Heavy Metal. Em Walking The Steel temos uma andamento mais cadenciado ambientado pela força das guitarras, que é vocalizado com destreza por Biff Byford e caminham para um refrão cativante e repleto de primorosos solos de Paul Quinn e Doug Scarratt.

    Com as guitarras rompendo com firmeza temos Night Of The Wolf, que é mais uma vez cantada formidavelmente pelo vocalista que faz o refrão ficar martelando na sua cabeça. Aliás, falando em Biff Byford, que atuação que ele teve neste disco. Em tempo, os dedilhados e os riffs que curtimos em seguida são verdadeiros deleites para os adoradores de Heavy Metal que encerram em uma bela linha mais acústica.

    Com os solos de guitarras mais vigorosos do cd, Wheels Of Terror apresenta um ritmo mais cadenciado, que é vocalizado com uma certa agressividade pelo vocalista na medida que a música pede. Na hora dos solos Paul Quinn e Doug Scarrett se superam e contam com a base sempre fortificada da bateria de Nigel Glocker e do baixo de Nigel Glockler. Em Stading In Queue recebemos um Rock'n'Roll pesadão bem divertido com forte presença do baixo, além de guitarras marcantes e vocais que te dão vontade de cantar junto no mesmo instante.  

  E sabe.. como é bom ouvir um Rock'n'Roll como este e que bom que o Saxon decidiu gravar um álbum bruto e sem medo de olhar no passado, nós ganhamos muito com isso. Graças a álbuns com uma categoria excelente como esse Sacrifice que nomes como o Saxon estarão sempre no topo quando se fala de Heavy Metal. Não ouse deixar de incluir este sensacional lançamento em sua coleção.
Nota: 10.

Site: www.saxon747.com.

Por Fernando R. R. Júnior
Maio/2013

Voltar para Resenhas