Skylark
8 Faixas - Shinigami Records - 2011

    Intitulado apenas com o nome da banda este novo cd lançado pela Shinigami Records no Brasil é o nono trabalho da banda italiana Skylark, que toca um Power Metal Melódico com influências de Helloween e Stratovarius. Neste cd os italianos colocaram seis clássicos de sua carreira rearranjados e regravados, além de duas novas composições: The Final Answer e Song For A Day.

    Com Kiara Laetitia nos vocais, Roberto "Brodo" Potenti no baixo e guitarra e Eddy Antonini nos teclados e piano, além dos músicos convidados Fabrizio "Pota" Romani na guitarra e Mark Hall na bateria, o álbum foi gravado e mixado no Estúdio Real Sond por Eddy, Roberto "Brodo" Potenti e Bob Gramm e a masterização ficou para o renomado George Marino ( Arctic Monkeys, Beth Hart/Joe Bonamassa, Black Country Communion, Black Label Society, Buddy Guy, entre muitos outros ) no Sperling Sound em Nova Iorque/ E.U.A., o que deu mais clareza aos instrumentos e vocais da banda.


    A abertura é feita com Symbol Of Freedom e sente-se a presença da guitarra de Roberto "Brodo" Potenti e dos teclados de Eddy Antonini produzindo o típico andamento Power para que a bela Kiara Laetitia com seu grande feeling, possa dividir sua letra com o competente David Defeis, líder do Virgin Steele, que sem sombras de dúvidas, deu mais qualidade ao som com sua potente voz. E o Skylark colocou acelerações, trechos lentos, refrão que gruda na memória, gemidos da beldade, riffs rápidos, enfim a fórmula correta de como um Power Metal deve ser.  
 
    A rápida The Final Answer é a segunda com uma linha que lembra bastante o Stratovarius, pois a voz de Kiara passa aquele "alto-astral" que Timo Kotipelto costuma usar em sua banda e o andamento de teclados, bateria e guitarra estão muito bem feito pelos demais músicos. Os acordes épicos de The Triumph, que ganham um pouco de velocidade assim que a bateria e os teclados entram em cena, dão a sustentação necessária para Kiara cantar os seus versos com muita força em uma bela melodia Power Metal, amparada nos riffs de guitarras, que novamente nos remete ao Stratovarius. Muito interessante são as suavizações que a vocalista realiza, que deixam The Triumph ainda mais interessante, e chamo sua atenção para a aceleração final de baixo, guitarra e teclados, que são intercalados com os agudos da vocalista.

    Depois Kiara nos passa muita emoção mesmo na balada Song For A Day, que é ambientada no violão, que está muito bem tocado pelo produtor Bob Gramm, e vale lembrar, ele divide os vocais com a diva loira do Skylark, que canta passando uma leveza muito gostosa de se ouvir. A animada Summer Of 2001 é aquele Power Metal mais eletrizante, bem vocalizado, com a participação de Max Ferri solando sua guitarra muito bem e que provavelmente funciona muito bem como "música de abertura dos shows" pela energia que nos passa ao ouvi-lo.

    A longa Lady Of The Sky traz a sensualidade da voz de Kiara imersa em um andamento de teclados com uma bela harmonia e depois segue em uma abordagem mais rápida, além com uma boa atuação do baterista convidado Mark Hall, mas a música não seria completa se não tivesse os grandes solos de teclados, que são acompanhados pela guitarra e bateria, aliás, nos solos combinados de teclados e guitarras  a banda aplicou uma grande velocidade e Kiara novamente alterna vocais normais com agudos muito fortes. 

    Escape From The Dark possui um ritmo muito veloz, particularmente no inicio com a guitarra, bateria e teclados um pouco mais pesados para que Kiara solte seus agudos com garra e após isso o Skylark aplicou uma bela melodia rápida nesta sétima canção, cujo destaque está no solo de teclados de Eddy. Encerrando o cd temos Sun ( Keeper Of The Dreams ) com acordes clássicos que ganham velocidade e mais vigor na atuação do tecladista Eddy, que realiza ótimos solos até que Kiara cante seus versos e nos transmita muita emoção com sua performance, aliás o refrão nos convida a cantar com ela.

    Este álbum do Skylark foi muito bem gravado, possui ótimas melodias, tem a vocalista mais uma vez exibindo seus ótimos dotes musicais ( além dos visuais que podemos conferir nos encartes do cd ), e como lembra Stratovarius, é indicado para os fãs da banda e quem gosta de um Power Metal Melódico com vocais femininos com base nos teclados com um andamento rápido. 
Nota: 7,0.

 
Sites: www.skylarkrock.com, www.kiaralaetitia.com,
www.myspace.com/skylarkbelzebu e www.myspace.com/kiara_skylark.

Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2011

Voltar para Resenhas