Steve Harris - British Lion
10 Faixas - EMI - 2012

    British Lion, o primeiro CD solo de Steve Harris, o baixista e fundador do Iron Maiden chegou as lojas em setembro último e junto a ele, muitas ideias até desconexas começaram a borbulhar por todos os lados, sempre dizendo que o Iron Maiden iria acabar e todas aquelas histórias que já escutamos. Acreditamos ou não, elas vieram e foram cada uma delas por água abaixo após o lançamento deste cd.

     A intenção de Steve Harris era fazer música baseado nas suas influências, aqui claramente U.F.O. e nesta mesma linha, o vocalista do Def Leppard tinha lançado junto aos músicos do Quireboys a banda Down'n'Outz, que gravaram um álbum inspirados no Moot The Hopple, que teve relativo sucesso na Inglaterra em 2011, porém, nenhum dos lançamentos chegou ao Brasil, diferente da obra de Steve Harris, que claro pelo sucesso de sua banda, este certamente terá boas vendas e será acolhido pelo público em nosso país.

    O som é bem diferente do que Steve Harris no Iron Maiden, bem mais voltado ao Hard Rock do final dos anos 70 e começo dos 80, não tendo como não comparar com U.F.O.. O primeiro single é também a faixa que abre o cd, com This Is My God, e o impacto talvez inicialmente negativo que foi o vocal de Richard Taylor, chegando até a parecer um pouco chato. Entretanto, essa impressão fica na primeira audição e com o tempo, percebe-se que o vocal se encaixa perfeitamente com a banda e a proposta do British Lion, já que lembramos a banda é um projeto paralelo, e obviamente, sempre vem a cabeça a banda principal do baixista. O clip pode ser visto nesse link ( http://vimeo.com/49913827 ).

    Lost Worlds é a segunda faixa, que possui um riff forte na introdução, que acompanha um refrão forte e que certamente se tivermos algum show, o público claramente cantará junto. Uma boa faixa com uma interessante parte acústica no final. A terceira faixa é a pesadíssima Karma Killer, com um riff a lá anos 70 e com um clima extremamente tenso entre as partes, eles criam uma atmosfera que lembra várias bandas que tentavam seguir na linha dos anos 70 no meio dos anos 80.


 

    A única faixa que achei que poderia estar no repertório da "Donzela" é o segundo single do álbum, a faixa Us Against The World. A música é disparada a melhor música do álbum e outra faixa que ao vivo certamente seria um dos grandes sucessos de possíveis apresentações do British Lion. The Chosen Ones é um Rock'n' Roll de primeira, que tem uma intro muito parecida com Reach Out do Iron Maiden,  que é cantada por Adrian Smith, numa das faixas mais Hard Rocks gravadas por eles e essa não perde em qualidade, mostrando o lado mais Hard de Steve Harris e neste caso, o vocal casou muito bem com esse estilo em particular.

    A World Without Heaven, mantém o mesmo clima e essa faixa é a única que é escrita por toda a banda, já que todas composições são de Steve Harris com algum parceiro da banda, mas nesta, todos assinam a sua autoria. E além de Steve e o citado vocalista, a banda é completada por Simon Dawson  na bateria, além de David Hawkins e Graham Leslie nas guitarras.

    A sétima faixa é Judas, um Rockão digno do mestre que o escreveu e com uma quebra de ritmo extremamente interessante no meio da canção, que quando ouvimos desatentos temos a sensação que algo aconteceu no som. A próxima, Eyes Of The Young é outra - digamos também comercial - assim como The Chosen Ones, traz um Richard Taylor cantando muito nesta faixa já que sua voz se encaixa perfeitamente nesse sentido, e a mesma se mencionássemos qualquer banda de AOR americana se encaixaria perfeitamente.

    These Are The Hands, temos uma música digamos como "a sem sal sem açúcar do álbum", e termina com a bela balada The Lesson, que como todo grande álbum de Hard Rock dos anos 70 ou 80 era obrigatório ter uma balada e aqui está ela terminando o álbum com seus quase 52 minutos de puro Hard Rock. British Lion foi mixado por Kevin Shirley e Steve Harris no The Cave em Malibu na Califórnia nos EUA e a masterização é de Ade Emsley

    British Lion é um disco muito bom, pois nada se encaixa ao trabalho do Iron Maiden, se você curte um bom Hard Rock, certamente gostará muito do álbum assim como eu, e certamente terá uma imagem um pouco estranha do vocalista no começo do álbum e com o tempo percebe o grande vocalista que é.
Nota: 7,5.

Site: www.steveharrisbritishlion.com.

Por Marcos César de Almeida
Janeiro/2013

Track List:
1 - This Is My God
2 - Lost Worlds
3 - Karma Killer
4 - Us Against The World
5 - The Chosen Ones
6 - A World Without Heaven
7 - Judas
8 - Eyes Of The Young
9 - These Are The Hands
10 - The Lesson

Voltar para Resenhas