Suidakra - Command To Charge - 2005
11 Faixas - Dynamo Records

 O Suidakra é uma banda da Alemanha que toca um folk metal bem interessante e que passa por momentos black e death metal, além de muitas partes mais calmas e acústicas, fazendo deste sétimo cd Command To Charge ( lançado em 2005 e aqui no Brasil pela Dynamo Records ) um trabalho bem interessante que recomendo você conhecer. Leia abaixo porque digo isso.

       Na abertura temos a faixa Decibel Dance e a força exercida pelos guitarristas da banda ( Arkadius Antonik e Matthias   ) é complementada aos vocais furiosos de Arkadius criando um clima agressivo ao extremo que deixam a música com um andamento mais thrash. Em tempo, completando a formação que grava esse disco temos Marcus Riewaldt no baixo e Lars Wehner na bateria. A segunda música, CI4_Measured By Infinity, apresenta um ritmo quase militar, vocais limpos e uma rica variedade de melodias, porém, novamente enfatizadas no peso das guitarras, ou seja, temos aqui um som para revigorar nossos ouvidos.

    E essa mescla de black e death metal com música celta traz uma sonoridade diferenciada aos nossos ouvidos, como é o caso de Haughs Of Cromdale - com suas gaitas de fole - que introduzem The Alliance, a porrada com a bateria de Lars mantendo o peso em alta, e além disso, tenho de destacar as belas melodias aplicadas durante a divisão dos vocais agressivos de Arkadius para os limpos de Matthias. Com violões e guitarras um solados perfeitamente, temos a balada A Runic Rhyme, a quinta faixa do trabalho dos alemães. Passada a 'bonança' é tempo da tempestade sonora voltar com força em Second Skin, onde Arkadius vocaliza ainda mais raivosamente em uma ótima base conduzida pelas guitarras ( e meu amigo curta o solo desta música ).

    Mantendo a adrenalina em alta chega a vez de Reap The Storm onde acontece novamente a mescla de vocais agressivos e limpos em mais um empolgante caos sonoro, que mais parecem um canhão rotativo em ação. Para cessar o fogo das anteriores, Gathered In Fear exibe ótimas melodias nos violões criando um ambiente próximo a um culto celta cantado com muita emoção.

 

    Voltando a quebrar tudo o Suidakra apresenta a cadenciada Strange Perfection, com o batera Lars usando seus ´canhões antiaéreos´ sem parar enquanto as guitarras são soladas intermitentemente. Dead Man´s Reel é uma épica faixa instrumental cheia de efeitos e podemos perceber toda o poder das guitarras do Suidakra, isso sem contar o vibrante apoio da cozinha da banda. The End Beyond Me é a pesada faixa que encerra o disco e o que ouvimos é um death metal com muitas melodias e agressividade total do vocalista  Arkadius.Porém, Command To Charge guarda ainda algumas surpresas: um cover de Mike Oldfield escondido após a última música, marcando a participação de Tina Stabel em uma linha hard pop e dois clipes ao vivo para as músicas Reap The Storm e Morrigan, que foram gravadas ao vivo no Scream Festival ( em Lübeck em outubro de 2004 ).

 

        A capa que mais parece uma bandeira viking ficou a cargo de Kai Swillus e a gravação foi realizada  em novembro de 2004 por Martin Buchwalter no Gernhart Records Studio. Ouvindo o disco é difícil definir se ele é mesmo folk metal, melodic death metal com pitadas de black, mas isto pouco importa quando estamos diante de um álbum diversificado e que não é centrado apenas no peso do death metal. Então, concorda com o que disse no começo desta resenha que Command To Charge é um trabalho interessante que você deve conhecer? 

Site: www.suidakra.com
Gravadora: Dynamo Records - www.dynamorecords.com.br
 

Por Fernando R. R. Júnior  

Voltar para Resenhas