Sunrunner - Heliodromus
 9 Faixas - Minotauro Records - 2016

    O Power Trio norte-americano Sunrunner teve sua fundação em Portland/Meine no ano de 2008 com a ideia de mesclar o Heavy Metal com o Rock Progressivo e também o Jazz e a World Music. Desta maneira David Joy ( vocais e baixo ), Joe Martignetti ( guitarra e vocais ) e Ted MacInnes ( bateria e vocais ) foram trabalhando e chamando a atenção justamente por não assemelharem com os nomes mais conhecidos do Prog Metal como Dream Theater, Symphony X e Fates Warning, como afirma o guitarrista Joe Martignetti: "A maioria das bandas de Prog Metal são baseadas em técnica e algumas não soam exatamente Progressivas. São bandas de Metal técnicas e bem polidas. O que é ótimo, não me entenda mal.

    Mas, o Rock Progressivo não se resume a técnica e matemática rítmica. Veja o Pink Floyd! Eles são progressivos porque fazem um som extremamente diversificado e difícil de rotular. É disso que gosto no Progressivo: a habilidade de explorar diferentes gêneros e texturas. Alguns nos chamam de Heavy Prog e acho que esse rótulo está OK, uma vez que nos diferencia das bandas Prog Metal. Não é que não gostemos de tocar de forma técnica, muitas de nossas músicas são 5/8 ou 11/8, muitas 3’s e 6’s, gostamos da precisão, mas preferimos soar soltos".

    Desta forma, o Sunrunner lançou em 2011 o seu primeiro cd intitulado Eyes Of The Master e em 2013, o segundo, com o nome de Time In Stone. Para 2015 ficou pronto o terceiro trabalho com o título de Heliodromus, que mergulha nos mistérios do Mitraísmo, uma religião pagã nascida nos tempos helenísticos no Mediterrâneo Oriental, que foi concorrente do Cristianismo. Inclusive, a palavra 'Heliodromus', segundo os manuscritos das antigas religiões pagãs quer dizer "corredor do sol" ( 'sunrunner' se preferir ) ou mais detalhado: "aquele que te leva para uma jornada pelo universo" e isto conectou ainda mais a banda ao tema.

    As gravações de Heliodromus forma realizadas por Todd Hutchisen no Acadia Record Company em Portland em outubro de 2014 e apenas os vocais e instrumentos como violino foram registrados no Off The Wall Studio em Tyngsborough/Massachusetts entre novembro e dezembro de 2014. A mixagem é de Jimmy Martignetti e a masterização é assinada por Pat Keane no Pat Keane Mastering, que também foi realizada na cidade natal da banda em 2015. Na capa temos uma ave negra renascendo do fogo de um culto de um povo ( seria uma fênix negra? ) e este ótimo desenho conhecido como "Song Of The Earth" é uma criação de Jan Barlow.

    A curta introdução Dies Natalis Soli Invicti com dedilhados no violão e uma leve distorção no fundo trazem a envolvente Keepers Of The Rite com passagens instrumentais complexas e pesadas, com riffs próximos ao Power Metal na guitarra e na pegada de bateria, que são somadas a vocalizações robustas de David Joy. A diversidade de ritmos que são apresentadas no decorrer desta segunda faixa te mantém interessado a cada passagem feita pelo trio.

    Depois de breves toques de ukele feitos pelo convidado Erik Neilson, o trio percorre um caminho pesado com nuances viajantes em Corax chamando o ouvinte para imergir em sua calorosa atmosfera instrumental até que seus vocais surjam em coro e de forma introspectiva.

    Para The Horizon Speaks somos expostos à uma encorpada viagem instrumental, que é vocalizada de forma bastante tranquilizadora por David Joy. Entretanto, o Sunrunner incluiu certeiros pontos com flauta, estes tocados por Joe Martignetti, que produzem uma abstração muito grande até que o Heavy Metal torne a crescer e venha para tomar conta desta quarta canção do cd através de evoluções no baixo, bateria, guitarra e vocais, que são simplesmente impressionantes para qualificar ainda mais a categoria do trio norte-americano. Logo depois, Star Messenger alterna estes dois polos com precisão se tornando uma canção que curte-se com facilidade, seja nos seus trechos pesados e mais Heavy Metal ou também nas suas viagens Progressivas, ambas possuidoras de ótimas melodias de vocais, que te levam diretamente aos anos 70.

    The Plummet entra com dedilhados cativantes e um clima mais tranquilo nos vocais, que parecem medievais e Folk, lembrando um ritual pagão em torno do fogo tal como está exposto na capa de Heliodromus. Depois do peso da anterior, uma música mas acústica como esta, que destaca Douglas Porter no violão e Sarah Mueller no violino nos passa vibrações sensacionais. Todavia, o Sunrunner apenas preparou um momento para respirar, pois, com Techonolgy´s Luster temos a mais rápida e agressiva canção de Heliodromus, que é um Heavy Metal onde salvo alguns pontos... vem socando na cara e com raiva. Porém, o trio gosta de surpreender a todo momento e quando você acha que o Metal tomou conta... eles aplicaram deliciosas linhas melodiosas até retomarem a fúria inicial.

    A breve Passage com suas infectantes viagens calmas de guitarras, que servem de preparação para a longa suíte título de mais de 21 minutos, a Heliodromus, que começa com um crescente na guitarra de David Joy, passa por momentos mais fortes e chega em evoluções instrumentais marcantes, que a banda não se furta em produzir viagens para nossas mentes.

    Quer mais? E tem: repare nos toques no contratempo do baterista Ted MacInnes ( que em todo o cd realizou um trabalho excelente ), nas linhas intimistas quando o ukele e o violino aparecem te chamando para fechar os olhos e mergulhar a mente em seu ritmo. Atente-se também para as migrações mais Heavy conduzidas graças aos solos de guitarra de Joe Martignelli, que seguem para mais outro momento viajante e após um trecho mais Heavy abre uma sequencia de dedilhados emocionantes, que culminam em longos solos de guitarra e vocais em coro.

    O maior prazer em ouvir um álbum como Heliodromus reside no fato que para conseguir absorver todas as suas modificações, solos, harmonias, propostas, enfim... necessitamos colocar o disco várias vezes para rodar e saborear cada uma de suas partes. Quem gosta de viagens Progressivas que estejam repletas de Heavy Metal deverá ouvir este terceiro cd do Sunrunner o quanto antes e se preparar para assistí-los ao vivo, pois, eles já colocaram o Brasil em sua rota de shows.
Nota: 10,0.

Sites: www.sunrunnermusic.com, www.facebook.com/sunrunnermusic,
www.youtube.com/sunrunnermusic e www.soundcloud.com/sunrunner-music.

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2016

Voltar para Resenhas