Tarja - The Brightest Void
 9 Faixas - Shinigami Records - 2016

    A simpática, carismática, bonita, amável, talentosa e principalmente muito ativa desde que se atirou-se como artista solo Tarja Turunen já lançou onze álbuns, sendo sete de estúdio ( contando os dois disponibilizados em 2016 ) e quatro ao vivo, além de quatro DVD´s e nem vou mencionar quantos singles.

    Além disso, a excelente frontwoman é dona de uma cativante voz de soprano lírico, que a tornou uma das mais conhecidas, queridas e importantes vocalistas do estilo e em de 2016, ela nos brindou com dois álbuns de estúdio, o primeiro e assunto desta resenha chama-se The Brightest Void e possui nove músicas, algumas com ilustres convidados, que serão mencionados no decorrer do texto.

    Ao lado da excepcional vocalista finlandesa tivemos nas gravações deste cd os seguintes músicos: Doug Wimbish no baixo, Max Lijla no violoncelo, Mike Terrana na bateria, Alex Scholff na guitarra e Christian Kretschmar no teclado e piano, que registraram tudo em vários estúdios, sendo eles: Stardust II em Antigua e Barbuda, Stardust na Finlândia, Ultimate Studios Inc. nos Estados Unidos, La Nave de Oseberg na Argentina. A mixagem ficou com o britânico Tim Palmer ( responsável por álbuns de nomes como Ozzy Osbourne, Sepultura, H.I.M., Pearl Jam, U2, Robert Plant ), que tem cuidado dos últimos discos de Tarja Turunen e a masterização é de Justin Shturtz ( que já trabalhou com Jag Panzer, Thunderstorm, Shinedown e H.I.M. ) sendo realizada no Sterling Sound nos EUA. Na capa vemos a diva linda e um vestido preto em um fundo que pende do escuro para o branco é de Büro Dirk Rudolph.   

    E com riffs pesados de guitarras mais 'sujos', o cd é aberto com No Bitter End ( Video Clip Version ), que possui uma envolvente pegada firme, que contrasta com os vocais suaves de Tarja Turunen, cuja letra é deveras interessante e se tornou o um dos clipes deste álbum, onde você deve reparar também nos solos de guitarras.

    Na segunda, a Your Heaven And Your Hell, o lado mais lírico fica evidente em meio a alguns experimentos com a participação do ícone Glam Rock Michael Monroe ( ex-Hanoi Rocks ) e o resultado aqui é um Heavy Metal Moderno, rápido e sedutor, com inclusive solos de gaita feitos pelo renomado convidado em momentos líricos e com algumas viagens, que são ambientadas por solos de saxofone ( também tocado por ele ). E toda essa mistura fazem esta faixa ser muito interessante e diferente do que se esperaria normalmente.

    Na seguinte, temos Chad Smith ( do Red Hot Chilli Peppers ), que é outro mestre das baquetas atua ao dos vocais de Tarja Turunen em uma canção mais melodiosa intitulada Eagle Eye, que salvo em alguns trechos mais robustos, é em geral, mais leve e até viajante, muito por conta da forma que ela canta seus versos, porém deveras exuberante, e de quebra temos também os backings vocals de seu irmão mais novo Tori Turunen e não se assuste se seus versos fixarem em sua memória.

    Ao pulsar de um coração emulado nos instrumentos recebemos o começo introspectivo de An Empty Dream, que é tema principal do filme de terror Corazon Muerto e que segue nos proporcionando viagens e abstrações um tanto que sombrias, especialmente, pela condução de piano e pelos vocais de Tarja, que se reconectam a uma atmosfera cheia de experimentações chegando a Witch Hunt, sendo que ambas necessitam de mais audições para uma melhor absorção, pois, atravessam diversas camadas musicais, inclusive uma orquestrada feita por Miguel Ricardo Borzi resultando em uma linha viajante um tanto que fantasmagórica eu arriscaria dizer, que vai enfeitiçando o ouvinte em suas vocalizações amenas e tornando a composição mais interessante. Ou seja, ela ousou e se deu muito bem.

    Com a guitarra se evidenciando mais em um ritmo mais voltado ao Symphonic Metal, Shameless marca a sexta de The Brighest Void, porém, o desejo foi de enaltecer o lado Heavy Metal nesta canção e o alcance de seus vocais líricos, onde quem comanda os solos de guitarras é o argentino Julián Barrett. Mais melancólica por sua melodia no piano em sua fase inicial, que exibe a potente voz de Tarja Turunen direcionando os caminhos que serão percorridos por House Of Wax, que aponta uma forma encantadora em sua harmonia e culmina nos excelentes solos dos guitarristas Julián e Peter Barret, que duram pouco mas deixam sua marca neste cover de Sir Paul McCartney do álbum Memory Almost Full de 2007.

    Clássico dos filmes do espião inglês 007, a canção seguinte Goldfinger, um cover de Shirley Bassey de 1964 recebeu uma roupagem mais erudita, um tanto que pesada e que foi vocalizada com brilho pela finlandesa, se tornando um admirável momento deste The Brightest Void nos arranjos de Jim Dooley. Aliás, um clipe desta música com a Tarja como uma 'Bondgirl' ficaria um presente aos fãs dela e da série de filmes.

    No término do cd temos uma conhecida composição, que recebe uma nova versão, estou falando da candidata a hit Paradise ( What About Us ) - Tarja Mix, sendo que esta canção esteve no álbum Hydra do Within Temptation e traz Tarja Turunen ao lado do Within Temptation com uma pegada que naturalmente acabamos cantando com as vocalistas, ao menos o refrão. E esta nova abordagem oscilou muito bem entre o Metal e o lírico em um sensacional dueto entre a nossa estrela ( com sua voz assumindo um destaque maior nesta versão ) e a beldade Sharon Del Adel.

    Pesado, com ousadias nos covers, com experimentações bem diferenciadas para surpreender o ouvinte e com vários convidados especiais, assim resumo este formidável The Brightest Void da cantora Tarja Turunen, que foi lançado pela Shinigami Records e que recomendo conhecer o mais breve possível.
Nota: 9,5.

Sites: www.tarjaturunen.com, https://www.facebook.com/pages/tarjaofficial e
https://www.youtube.com/c/tarjaofficial.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2017

Voltar para Resenhas