The Smashing Pumpkins - Oceania
13 faixas  - EMI Brasil - 2012

    Por onde começar de um review de um novo álbum do The Smashing Pumpkins? Por que não começar com Billy Corgan? Pela metade da última década, esse gênio da música tenta se esquivar de críticos e fãs com cada movimento ou cada decisão. Com certeza, e ele sempre atrai muita atenção a si mesmo ( por exemplo: "Você faz parte da lista dos melhores artistas do mundo? Sua resposta foi sim, eu faço", disse a revista Rolling Stone por volta de 2010

    Cinco anos após o lançamento de Zeitgeist temos o novo registro em estúdio Oceania, lançado nos E.U.A em junho chegando agora ao Brasil via E.M.I. Gravado no estúdio do mentor e vocal da banda Billy Corgan em Chicago com fotos da capa do renomado fotografo internacional Richard Shay Oceania foi produzido pelo próprio Billy Corgan em conjunto com Bjorn Thorsrud e mixado David Bottrill.

     Posso dizer que neste sétimo álbum de estúdio da banda é um álbum dentro de um álbum, como a própria banda disse sendo parte do Projeto Teargarden by Kaleidyscope ( 44-songs-work-in-progress ) que possui 2 EP´s lançados em 2010 e terá o total de 44 músicas ao ser finalizado. Em Oceania, há uma vibração orgânica entre as faixas, diferente do álbum anterior, sentimos que há uma banda ao lado de Corgan novamente, mesmo porque essa formação que gravou Oceania está junto desde 2010. Literalmente o The Smashing Pumpkins voltam a atuar como banda.

    O que achei de mais diferente e excepcional neste álbum, foi que a banda não tentou recriar músicas de outras épocas, e em tempos sem novidades expressivas onde atualmente as bandas tentam reformular seu sucesso, porém usando a mesma fórmula sem o auge do passado, o The Smashing Pumpkins lança um álbum poderoso onde a musicalidade das faixas quase que se entrelaçam entre si, dando a sensação de um álbum conceitual, completamente moderno, dando uma nova cara e vida ao Rock que vem sendo feito nessa década.

      Se temos no álbum uma entrada clássica arrasa quarteirão com Quasar, temos também uma excelente balada com The Celestial, a fenomenal Pinwheels - com uma levada bem diferente quase que progressiva, a faixa título Oceania com seus 9 minutos cheios de quebra de ritmos, esses seriam alguns dos destaques do álbum. O encarte contem, as letras de todas as faixas, bem com fotos da contracapa do digipack são muito bem feitas pelo fotografo já citado anteriormente.

    Vale destacar ainda que a banda é formada pelo gênio Billy Corgan nos vocais e guitarra, Jeff Schroeder na guitarra, Nicole Fiorentino no baixo e Mike Byrne na bateria. O The Smashing Pumpkins tem agenda confirmada para o México no final de setembro e esperamos - que assim como a maioria que tocam no México - deem uma esticadinha e façam sua turnê sul-americana na sequencia.
Nota: 8,0.

Site: www.smashingpumpkins.com.

Por Marcos César de Almeida
Setembro/2012

Tracklist

1 - Quasar
2 - Panopticon
3 - The Celestials
4 - Violet Rays
5 - My Love is Winter
6 - One Diamond, One Heart
7 - Pinwheels
8 - Oceania
9 - Pale Horse
10 - The Chimera
11 - Glissandra
12 - Inkless
13 - Wildflower

Voltar para Resenhas