|
The Vintage
Caravan - Gateways
|
E o trio teve o desafio de superar o aclamado Arrival com este novo disco Gateways, que foi gravado no Sudlaugin Studios em MosFellsbaer na Islândia, produzido e mixado por Ian Davenport ( Band Of Skulls ) e responsável pela trilha sonora da saga Crepúsculo Lua Nova enquanto que a masterização é de John Davis e foi realizada no Metropolis Studios. Para a capa, o The Vintage Caravan escolheu um desenho interplanetário criado por Julian Hass ( Through The Haze ) e a partir de agora começo a verificar se eles superaram o desafio proposto.
A viagem eletrificada de Rock'n'Roll que é promovida pelos islandeses começa com a vibrante Set Your Signs em uma pegada pesada e contagiante vocalizada com carisma por Óskar Logi Agústsson em que são notadas influências de Led Zeppelin, além de uma construção cheia de adrenalina para te capturar imediatamente como pode-se observar atentamente nos longos solos de guitarra. The Way é um tanto mais devagar, porém, sente-se seu estilo ácido latente e repleto de Groove com evoluções marcantes em seu decorrer, bem como também as linhas de vocais do ótimo Óskar Logi Agústsson, que também realiza criativos solos de guitarra levando a música fluir livremente e para longe. Em Reflections notamos um crescente instrumental chamar a atenção e depois, quando eles adicionam mais peso percebemos que estamos diante de uma grandiosa faixa deste álbum Gateways, pois, o Power Trio só não viaja mais em sua melodia porque 'precisa' cantar sua letra, mas, enfatizo, sua parte instrumental é soberba.
|
|
De uma linhagem Stoner, a encorpada Reset é a sétima de Gateways e além de seus solos de guitarra, o Power Trio incluiu um refrão devidamente infectante em sua letra. Entretanto, a modificação inflamável na parte final antes do ritmo do refrão retornar é digna do Grand Funk Railroad. Para Nebula, o The Vintage Caravan nos coloca diante de um momento para altas viagens, pois seu andamento é lento e consideravelmente calmo, além de ser também muito Psicodélico com vocais tranquilos, porém, o Power Trio surpreende com as variações aplicadas na música elevando o seu potencial e tornando a minha favorita no cd, afinal, o trampo aqui foi para um nível estratosférico eclodindo em longos solos de guitarra. Quem gosta de um Rock Progressivo das antigas vai se deliciar nesta música, mas, cuidado.... após uma viagem desta magnitude assim você correrá o risco de não voltar tão fácil ao mundo real.
|
|
Para quem pensa que o Rock está estagnado e ninguém de qualidade aparece... ouvir um álbum como Gateways do The Vintage Caravan trará a certeza que não está e que existem muitas bandas boas por aí que precisam serem descobertas pelos fãs o quanto antes, que certamente representarão o estilo no futuro. Ainda vale acrescentar a resposta ao questionamento inicial é positiva... sim eles conseguiram superar o álbum anterior e que venha o quinto lançamento dos islandeses.
Nota: 10,0.Por Fernando R. R. Júnior
Setembro/2019
|
|