Unleashed - Dawn Of The Nine
10 Faixas - Shinigami Records - 2016

    Com 26 anos de história os guerreiros suecos do Unleashed - a saber - Johnny Hedlund no baixo e vocais, Fredrik Folkare e Tomas Olsson nas guitarras e Anders Schultz na bateria, que de início eram praticantes do Death Metal - e hoje são vistos como fundadores do movimento Viking Death Metal - lançaram em 2015 o seu décimo segundo álbum de estúdio com o título de Dawn Of The Nine, que além de suceder o ótimo Odalheim ( de 2012 ) marca a continuação da sua história pós-apocalíptica da mitologia nórdica, que inclusive está expressada na capa, que é assinada por Pär Olofsson.

    As gravações e a produção de Dawn Of The Nine foram realizadas no Chrome Studios em Estocolmo na Suécia entre setembro de 2014 a janeiro de 2015 aos cuidados do guitarrista Fredrik Folkare e a masterização é assinada por Erik Martensson no seu Blowout Productions.

    A New Day Will Rise já entra sem introduções em um clima acelerado e raivoso destacando os furiosos vocais de Johnny Hedlund através de intensas linhas fortificadas de seu Death Metal, que produzem um aniquilador estilo de batalha ( note também a profusão dos riffs de guitarras e os toques poderosos no baixo ). Após este princípio avassalador ouvimos os sons agonizantes de algumas criaturas em They Came To Die prosseguirem com o ritmo veloz do quarteto com algumas pitadas melódicas e com uma sequencia no refrão urrado ( especialmente nos berros do título da música ), que entrarão na memória facilmente e com direito ainda à uma sucessão de riffs 'estraçalhantes' de guitarras, ou seja temos aqui uma dose cavalar de violência pura!!! Com uma aura sombria nos dedilhados, que em poucos instantes depois trazem à tona um colérico andamento arrastado, Defenders Of Midgard é um verdadeiro chamamento ao campo de batalha através de vocais matadores, solos implacáveis de guitarras e bateria dilacerante, que terminam em breves dedilhados.

    Para a quarta de Dawn Of The Nine somos expostos à um urro matador, que logo em seguida, apresenta o ritmo destruidor da rápida Where Is Your God Now?, que segue extrema em cada um de seus minutos servindo para te conclamar a 'banguear' em sua audição e apreciar os solos de Fredrik Folkare e Tomas Olsson nas suas guitarras na provavelmente mais furiosa 'pedrada' do cd. Em The Bolt Tower, o Unleashed ataca com uma canção mais cadenciada, porém, não menos avassaladora, pois, os implacáveis urros de Johnny Hedlund cuidam para que o ambiente beligerante do Viking Death Metal dos caras mantenha-se intacto e possam mostrar vibrantes solos de guitarras, que elevam o clima caótico do cd através de variações cheias de raiva.

    A esmagadora Let The Hammer Fly entra retalhando com tudo à plena potência dos motores sonoros do baterista Anders Schultz e do baixista Johnny Hedlund, que não concedem momentos para se respirar, exceção feita à brilhante virada mais arrastada, que confere uma cara mais obscura ao cd.

   E o término desta sexta canção mais épico serve como o ponto de ligação para a exterminadora Where Churches Once Burned de linhagem extrema, que cairá espontaneamente no gosto dos fãs, pois, se trata de uma hecatombe sonora muito bem conduzida pelo quarteto, onde destacam os solos melódicos dos guitarristas Fredrik Folkare e Tomas Olsson. Mais uma vez, seus dedilhados servem para conectá-la na seguinte, como se fizessem uma passagem até receberem os toques opacos do baixista Johnny Hedlund já na explosiva Land Of The Thousand Lakes ( uma referência ao país natal do quarteto, a Finlândia ), que pende para um Thrash Metal dos mais caóticos com os vocais guturais de Johnny Hedlund jorrando ódio. Entretanto, o que te chama a atenção são as modificações que o Unleashed realizou no decorrer da música, que deixam claro a categoria da banda.

    Na faixa título do cd ( curiosamente a nona ), a Dawn Of The Nine, os suecos apresentam um ritmo denso e sisudo, bem tenebroso, que expõem a revolta transbordante que foi desejada passar ao ouvinte e que se acelera nos solos de guitarras até retornar ao estilo tétrico de seu começo na parte final em dedilhados calmos, que se intercalam com a Welcome The Son Of Thor!, onde notamos que as linhas ligeiras, furiosas e aniquiladoras estão de volta e estouram em vasta ira a cada verso urrado por Johnny Hedlund, que resultam em um final totalmente inesperado e soturno, que vou deixar você descobrir em sua audição.

    Embora as letras centrem-se na mitologia nórdica, o Unleashed esclarece também uma estirpe contra o as religiões neste Dawn Of The Nine, que celebra os anos de tradição extrema da banda. Quem deseja ouvir um Viking Death Metal que seja vigoroso a cada um de seus minutos deverá saborear com atenção este lançamento da Shinigami Records no Brasil.
Nota: 9,0.

Sites: http://www.unleashed.se, https://www.facebook.com/unleashed,
http://www.reverbnation.com/unleashed e http://www.youtube.com/user/unleashed.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2016

Voltar para Resenhas