UnSun - The End Of Life
11 Faixas - Shinigami Records - 2010

    O guitarrista polonês Maurycy "Mauser" Stefanowicz saiu da banda de Death Metal Vader em 2008 e logo em seguida preparou juntamente com sua esposa, a linda vocalista Aya, o primeiro álbum do UnSun, que para desespero dos deathbangers que acompanharam sua carreira, é um trabalho mais voltado para o Gothic Metal, entretanto, a excelente melodia com os vocais líricos e suaves de Aya e somados com as doses de peso são bastante agradáveis, e asseguro, a banda conquistará novos fãs e muitos dos que gostam deste estilo, já os deathbangers terão que se contentar com os antigos cd´s de Mauser no Vader. Mas vale lembrar, desde 2006 que o UnSun era um projeto do casal.

    Completam a banda o baixista Filip "Heinrich" Halucha e o baterista Wawrzyniec "Vaaver" Dramowicz, que juntos com o casal gravaram The End Of Life no estúdio Studio-X na Polônia.

    Entrando nos em detalhes de The End Of Life, a faixa de abertura é Whispers com seu andamento pesado e relativamente distorcido trazem os excelentes vocais de Aya cantando com muita personalidade que chegam a encantar o ouvinte e chamo também sua atenção para outro destaque: a atuação do baterista Vaaver que realiza uma percussão muito envolvente. A segunda é Lost Innocence e seu ritmo inicial é mais pesado, mas a doce voz de Aya gera um grande fascínio enquanto Mauser realiza solos bem pesados em sua guitarra, tanto que surgem alguns vocais masculinos mais agressivos, uma característica comum ao estilo, que pode até ser explorada em futuras gravações.

    Blinded By Hatred possui linhas mais melancólicas e instantes após seu início é rapidamente 'vitaminada' assim que Aya começa a cantar e aí, esta terceira faixa de The End Of Life ganha em aceleração e que se ouve é a roupagem típica do gothic Metal, mas que agrada bastante, vale lembrar que o guitarrista Mauser realiza solos que chamam a atenção também. Depois, com a melodia cheia de qualidade obtida no piano aliada a suavidade dos vocais de Aya dão à balada Face The Truth um realce que arrebatará os fãs rapidamente, e como é característica das baladas, a guitarra entra em campo e mostra o lado Metal desta ótima faixa do cd.

    The Other Side eleva-se com um riff mais Power Metal e a beldade Aya mostra sua versatilidade cantando com mais força, e não é que o UnSun exibiu muita categoria nesta música? Mauser aplica uma 'rifferama' de primeira e é devidamente acompanhado de maneira muito precisa por Heirich no baixo e Vaaver na bateria.

    Em Destiny, o ritmo é mais lento com a guitarra realizando um fundo pesado para as vocalizações firmes de Aya, e afirmo, o UnSun soube como deixar a música fornecendo uma dosagem prazerosa de Metal aos ouvidos. Memories possui acordes mais clássicos, Aya canta com uma enorme sensibilidade, que juntamente com a melodia fornecida pelo ritmo do piano e dos dedilhados do violão elevam os índices de emoção e a glorificam está sétima música para o hall das melhores do cd.

    Bring Me To Heaven é um típico Gothic Metal com a fórmula que é sucesso em bandas como Evanescence e o Lacuna Coil ( mas sem os vocais masculinos agressivos ) e a aplicação dos poloneses vista aqui, certamente poderiam enganar os fãs dessas duas bandas, pois Aya sabe muito bem como trabalhar sua voz e consegue empolgar a cada solo realizado pelo seu marido, e isso sem contar com o ótimo repique militar de bateria mais ao final.

 

    A vocalista Aya atua muito bem em meio a solos distorcidos, com muito peso no baixo de Heinrich e na bateria Vaaver efetuados com muita competência em On The Edge, entretanto, o UnSun realiza algumas mudanças de ritmos que por nenhum momento diminuem a qualidade desta nona faixa. A banda mantém a linha pesada da anterior em Closer To Death, só que desta vez, um tanto mais rápida e Aya novamente se posta muito bem, ponto para a loira.

    Com ares dançantes, Indifference encerra este primeiro cd do UnSun com a bateria eletrônica aparecendo junto com as ótimas evoluções no baixo de Heirich, e mesmo essa linha mais industrial contrastando com tudo que foi gravado anteriormente, o resultado foi uma boa música, mas, particularmente eu prefiro que não invistam por este caminho no futuro. Embora no encarte do cd conste que tenha o clip de Whispers, o que encontramos como bônus é uma excelente música cantada provavelmente em polonês e repleta de uma excelente harmonia. Quanto ao clip, você poderá assistir ele no myspace oficial da banda.

    Mesmo possuindo ótimos momentos voltados para o Heavy Metal, são nos mais leves que o UnSun mostra seu maior potencial com a diva da banda enfeitiçando o ouvinte com excelentes melodias. O resultado é que sem que se perceba, acabamos gostando e bastante deste The End Of Life lançado aqui no Brasil em 2010 pela Shinigami Records.
Nota: 8,5.

Site: www.myspace.com/UnSunmusic

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2010

Voltar para Resenhas