Venus 5 - Venus 5
11 Faixas - Shinigami Records / Frontiers Records - 2022

    Serafino Perugino, o presidente e chefe de A&R da gravadora italiana Frontiers Records, que é responsável pela junção de muitos artistas - alguns até improváveis como por exemplo, Sweet & Lynch ( banda que conta com Michael Sweet do Stryper e George Lynch do Lynch Mob e ex-Dokken ) - e também é o responsável pelo lançamento de muitos álbuns de Hard Rock em vários projetos e bandas muitas vezes alcançando sucesso ( o que nós que somos fãs do Hard Rock agradecemos muito à ele ).

    O 'poderoso chefão' italiano, que possui em seu cast vários nomes da 'nata' do Hard Rock, Classic Rock e Heavy Metal lançou em 2022 mais uma de suas ousadas ideias: o quinteto feminino Venus 5, onde cinco lindíssimas garotas de diferentes países da Europa cantam canções Pop e Heavy Metal Melódico acompanhadas por músicos competentes. Este tipo de projeto não é novidade, pois, lembram-se das boybands, girlbands e popbands dos anos 80, 90 e 2000?

    Então, no Venus 5 foram reunidas cinco talentosas beldades para juntas cantarem as onze faixas de seu debut autointitulado, sendo elas: Herma Sick ( ou Greta Di Iacovo da banda italiana de Rock/Metal Alternativo Sick'n'Beautiful ), Karmen Klinc ( da Hellcats, banda eslovena de Heavy Metal ), Jelena Milovanovic ( da Bosnia-Herzegovina ), Teres Tezzi Person ( da Infinite & Divine, banda sueca de Hard Rock ) e Erina Seitllari ( da Track'n'Train, banda albanesa de Hard Rock ). Para auxilia-las, Serafino Perugino convocou os guitarristas Stefan Helleblad ( Within Temptation ), Aldo Lonobile ( Secret Sphere e Sweet Oblivion ) e Gabrielle Robott; o baixista Dann Arisi; o baterista Affonso Mocerino e o tecladista, pianista e responsável pelos arranjos Antonio Agate.

    Inclusive, as músicas deste disco de estreia da Venus 5 foram escritas por Jake E. ( Cyhra e ex-Amaranthe ), Stefan Helleblad e Per Aldeheim ( H.E.A.T. e Def Leppard ) e a produção é assinada por Aldo Lonobile. De curiosidade, há quem diga que o nosso Angra no seu início foi um projeto criado desta maneira e tal qual tantos outros no mundo da música, a pergunta que fica é se a Venus 5 dará certo. E a resposta começo a contar a partir das linhas seguintes.

    E é com uma elaborada junção de Heavy Metal com ares Pop que Lioness abre o álbum das garotas com seus vocais ora em coro ora com uma delas assumindo o protagonismo resultando em uma boa canção relativamente pesada. Com ênfase nos dedilhados de baixo e um andamento cadenciado, o Hard Rock contido em The Simulation é uma canção pulsante e bem interessante em seu decorrer em que elas cantam muito bem, seja nos momentos em que atuam de forma solo ou nos que atuam em coro em que saliento também os solos de guitarra e os "ôôôôôôeeew" ( que se repetem bastante e fixam na memória ). De linhas acústicas, Nothing But a Heartache é a terceira, detém um estilo emocionante e bastante melódico, o que propicia um prazer ao ouvir os saborosos vocais destas cinco gatas nesta canção intencionalmente feita para que tenhamos suas belas melodias em nossa mente.

    Claramente utilizando-se da fusão Pop e Heavy Metal ( da mesma forma que nomes como o Amaranthe fazem ) Bride With Blackned Eyes é bastante envolvente em seus vocais, onde sentimos a dedicação delas em cada uma de suas partes em que novamente sentimos que a ideia é a de que tenhamos seu ritmo e vozes incrustados em nossa cabeça em uma música até que gostosa de se ouvir.

    Para Monster Under Your Bed notamos suas linhas melodiosas ficarem em evidência fazendo o suporte para elas cantarem com empolgação cada um de seus versos em coro conferindo um ar épico na música de refrão grudento, sendo que recomendo uma atenção em sua letra, pois aborda um tema muito importante. Um tanto que viajante em alguns momentos e mais Heavy Metal Melódico em outros, Inside marca a sexta do cd e nesta os guitarristas da Venus 5 incluíram linhas de guitarras executadas com precisão.

    Tom And Ms. Amy Lee é dotada de vozes em coro e um andamento encorpado, mas, ao mesmo tempo contém elementos de Pop e Melódico sendo bem envolvente destacando - como não poderia ser diferente - os vocais das cinco esbeltas mulheres transformando em outra interessante composição deste álbum, onde alguns elementos são repetidos como o refrão em coro e os solos de guitarras bem executados. Na oitava, que é a Because Of You percebemos um direcionamento mais Pop e muito feeling nos vocais das cantoras, que até aumentam a energia quando atingem notas mais altas e novamente o refrão foi criado para agarrar o ouvinte.

    Se as músicas fossem mais propriamente direcionadas ao Hard Rock ou ao Heavy Metal acredito que seriam bem melhores, pois a pegada Pop e Melódica, por vezes torna-se cansativa e repetitiva e suas vozes poderiam serem melhores exploradas, tanto que em músicas como a pesada We Are Dynamite ( a minha favorita neste disco ) em que enfatizo seus ótimos solos de guitarras e pude também reparar como elas atuaram em coro e pareceram mais livres para cantar seus trechos.

    A penúltima - que é a Save Me - traz algumas doses de sentimento em seus vocais e unida ao seu ritmo, a Venus 5 nos colocou diante de uma agradável composição, que se ouvirmos algumas vezes, provavelmente, apreciaremos suas melodias, letras e o seu reluzente solo de guitarra. De ares modernos, o disco é encerrado com Bury Me e os compositores também insistiram na fórmula do Pop Melódico com nuances pesados, porém, o que destaca são os vocais das cinco garotas, como é previsível em um disco como este.

     Mesmo contando com uma produção excelente, que foi realizada entre julho a outubro de 2021 no TMH Studio por Aldo Lonobile, uma mixagem e uma masterização claríssima feita por Simone Mularoni no Domination Studio e cinco formosas vocalistas, a verdade é que a Venus 5 não cativa como deveria e acredito que se as moças comporem suas próprias canções exaltando suas influências, inclusive começarem a tocar alguns instrumentos ( como são os casos das batalhadoras do Crypta, Nervosa e Burning Witches ), e além disso, tiverem uma maior liberdade sem ficarem presas ao Pop Melódico, aí certamente brilharão mais, porque bons vocais elas possuem.

    Ao meu ver, a existência da Venus 5 é uma importante oportunidade para estas mulheres e servirá para que elas sejam mais conhecidas no mundo do Heavy Metal valendo uma audição descompromissada, porém, caro leitor(a) do Rock On Stage faça isso sem exigir muito e acrescento... pelo que tem acontecido na Europa no âmbito musical do Heavy Metal atualmente, sim, elas podem conquistar o seu espaço e angariar muitos fãs. Vamos observar o que acontecerá.
Nota: 7,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2023

Facebook: https://www.facebook.com/Venus5Music/.    
Instagram: https://www.instagram.com/venus5music/

 

Voltar para Resenhas