Virgin Steele - The Black Light Bacchanalia
14 Faixas - Shinigami Records - 2011

    Há 30 anos o Virgin Steele tem apresentado grandes álbuns de Heavy/Power Metal no mundo e The Black Light Of Bacchanalia lançado pela Shinigami Records no Brasil é o décimo segundo cd dos americanos, que trouxe consigo um bônus disc. E tudo foi gravado no The Hammer Of Zeus em Nova Iorque/EUA por DaviDefeis, Ed Warrim e Josh Block e a mixagem final foi realizada no Black & Gray Studios e no The Hammer Of Zeus em mais um trabalho de David DeFeis e Josh Block. A atual formação do Virgin Steele é a seguinte: David DeFeis nos vocais, teclados, orquestração e baixo, Edward Pursino na guitarra de seis cordas, Josh Block na guitarra de sete cordas e Frank Gilchriest na bateria.

    By The Hammer Of Zeus ( And The Wrecking Ball Of Thor ) abre o cd com uma linha de guitarras fortes e vocalizadas com muita competência por David DeFeis, que utiliza sua voz de uma forma suave e muito cativante. Na hora dos solos de guitarras é que sente-se a aura da grande categoria do som do Virgin Steele, cujo final desta primeira faixa é épico, sinistro e o refrão te pega logo de cara. Pagan Heart possui ares ainda mais medievais em uma linda melodia construída pela banda, que exibe momentos belos e mais pesados em um ritmo que é muito agradável de se ouvir. Senão fosse suficiente, o Virgin Steele realiza solos mais viajantes no piano, onde percebe-se a classe que foi aplicada na canção. The Bread Of Wickedness começa com solos de sinos e com um ritmo mais cadenciado, que sofre uma elevação de riffs e assim, o quarteto realiza muitas e competentes variações de andamento, que estão perfeitamente bem vocalizadas pelo líder da banda, David DeFeis.

    Com um inicio orquestrado, que mais parece um convite para entrar em uma batalha, a quarta In Dream Of Fire caminha com muita harmonia feita nos teclados, cuja letra mostra o diálogo dos personagens Lilith e Adam na  versatilidade do vocalista, aliás, citar só o vocalista nesta faixa é uma injustiça, pois todo o quarteto atua perfeitamente trazendo mais beleza à canção. Em Nepenthe ( I Live Tomorrow ), David DeFeis canta ao piano e traz muita emoção a cada verso, que é devidamente acompanhado nos repiques dos pratos da bateria de Frank Gilchriest, que juntos recebem o peso e os solos da guitarra de Edward Pursino e Josh Block, deixando esta balada ainda mais bonita e emocionante.

    The Orpheus Taboo começa pesada e com toques mais sombrios, que evoluem em uma bela melodia, seja nos vocais ou na excelente linha instrumental adotada pelo Virgin Steele. Tenho que ressaltar também o crescente na bateria, na guitarra e no baixo, que aumentam bastante no decorrer da música e fazem The Orpheus Taboo mais um grande momento do disco.

    To Crown Them With Halos ( Part I e II ) vemos o baixista David DeFeis ser acompanhado rapidamente pelas guitarras de Edward Pursino e Josh Block, e também, pela bateria de Frank Gilchriest e assim, produzirem uma linha instrumental forte e mais cadenciada, com a devida adição dos teclados na hora certa e seguirem em um ritmo muito interessante em seus onze épicos minutos, que possui  orquestrações, solos de guitarras, melodias cativantes no piano, trechos falados, que juntos caracterizam, ainda mais o clima desta história.

    Sem dar tréguas The Black Light Bacchanalia ( The Age Of That Is To Come ) entra com seu ritmo mais voltado para o Power Metal ( dos pesados ), com mais uma ótima atuação de todos os músicos do Virgin Steele, pois a música te envolve sem que seja necessário muito esforço, como por exemplo, nos belos solos de guitarra ou no ótimo refrão. The Torture´s Of The Damned começa no piano e vocais em uma harmonia muito bonita cantada por David DeFeis, que vai ganhando mais peso, mas sem perder o imenso feeling que é aplicado pelo vocalista. Necropolis ( He Answers The With Death ) é mais leve e o peso aparece quase de sopetão, de uma maneira vibrante muito bem trabalhada pela banda. Nos trechos falados de David DeFeis sabe como emocionar o ouvinte e se não bastasse, eles realizam várias mudanças de andamento com uso intenso dos teclados e guitarras. Eternal Regret é mais melancólica e tocada no piano com a devida capacidade de David DeFeis, que vai aplicando uma energia grande na música seja com gemidos, com seu feeling ao cantar ou com os solos mais melosos que sentimos, e assim, o Virgin Steele a modifica e intensifica de uma forma muito positiva para finalizar o primeiro cd, mas não o álbum.

    The Black Light Of Bacchanalia continua com When I´m Silent ( The Wind Voices ), novamente com uma bela melodia no piano que é cantada com muito feeling por David DeFeis e a dupla Edward Pursino e Josh Block aplicam solos longos em suas guitarras, que ditam o peso desta ótima balada Heavy. Silent Sorrow possui ares mais épicos com ótimas vocalizações em um andamento comandado pelo piano e pela forma de cantar de David DeFeis.

    Para encerrar, From Whisper To A Scream ( The Spoken Biography ) é como o título já entrega, a biografia contada por David DeFeis dos trinta anos do Virgin Steele, com enxertos de várias músicas famosas da carreira da banda, se seu inglês estiver bom, vai entender direitinho ou então ligue no seu computador, coloque o cd, abra o arquivo e então acompanhe um vídeo com as legendas em português. Ponto para a gravadora Shinigami Records em incluir a tradução desta forma.

    E resolvi acrescentar um comentário do mentor e líder da banda sobre o novo trabalho: " Será um álbum longo ... cerca de 80 minutos. O álbum diz respeito à inversão de todas as coisas. Uma vez conquistada por culturas invasoras, as antigas divindades pagãs se tornam demônios da nova religião. “The Black Light Bacchanalia” é uma inversão dos sagrados costumes sexuais, e a profanação final da "Deusa Principal”, mudança de descendência matrilinear para descendência patrilinear, com o surgimento da ideia do Deus da Montanha de Fogo.... E também tem a ver com antigos medos, como o medo de o sol não se levantar... Liricamente, é uma espécie de continuação da história que contei sobre o último álbum Visions of Eden... Musicalmente, é muito mais....” . E ouvindo The Black Light Bacchanalia com suas melodias, harmonias, tudo muito bem encaixado pelo Virgin Steele criando um Heavy Metal de muita qualidade, concordei plenamente com ele, e você caro leitor(a) que você tem que conhecer.
Nota: 9,5.

Site: www.virgin-steele.com.

Por Fernando R. R. Júnior
Novembro/2011

Voltar para Resenhas