W.A.S.P. - Golgotha
9 Faixas - Shinigami Records - 2015

    O W.A.S.P., banda norte-americana da cidade de Los Angeles ( Califórnia ) é uma das mais antigas e importantes do chamado Heavy Metal Tradicional e que sempre foi liderada pelo guitarrista e vocalista Blackie Lawless, que nestes 33 anos de carreira já lançou 15 álbuns de estúdio ( contando com este novo Golgotha ), sendo alguns clássicos indiscutíveis do estilo, como são os casos do primeiro, o W.A.S.P. de 1984, o The Last Command de 1985 e o The Crimson Idol de 1992 ( para lembrar de apenas três ).

    Para as gravações Blackie Lawless contou com Mike Duda no baixo e vocais, Mike Dupke na bateria e Doug Blair na guitarra em processos que foram realizados no Fort Apache Studios com produção de Michael Dupke, Mark Zavovv e Jun Mura Kawa.

    O processo de mixagem é assinado por Logan Mader e a capa de Golgotha - desenhada por Julia Lewis e Sandra Evans - expressa mais uma história bíblica utilizada por Blackie Lawless, pois, assim como os antecessores Babylon e Dominator, este novo álbum possui uma referência ao cristianismo, desta vez o nome do monte onde Jesus Cristo foi crucificado, que foi definida pelo mentor do W.A.S.P. da seguinte maneira: "liricamente tudo está escrito a partir do ponto de vista da minha fé, tudo [ foi feito ] é através desse filtro. Estamos falando de um gênero [ Heavy Metal e Hard Rock ] que, em geral, é obcecados com a ideia de Deus e/ou o diabo. Não há gênero que seja tão obcecado com isso.". Dito isso vamos conhecer mais detalhadamente o álbum Golgotha, que no Brasil saiu pela Shinigami Records em um luxuoso 'digipack' triplo e que só demorou muito tempo ( em comparação ao último disco de estúdio da banda ) por conta de que Blackie Lawless quebrou sua perna e teve um detalhado - e esmerado - processo de composição ( que durou do final de 2011 ao primeiro semestre de 2015 ).

    Com riffs que recebem um ritmo puramente Heavy Metal e melodias cativantes de vocais, Scream abre o cd e já conquista o ouvinte logo de cara, afinal, Blackie Lawless é dono de uma das melhores vozes do estilo e sabe solar sua guitarra com bravura, timbres geniais e muita técnica. Em Last Runaway sentimos uma vibração positiva em seus versos, que são cantados com muito 'feeling' por Blackie Lawless e Mike Duda em um ambiente Hard Rock e com dosagens mais voltadas ao Rock´n´Roll, que inspiram a pegar o seu encarte para acompanhar sua letra ( que conta da época que Blackie Lawless foi um sem teto em Hollywood ), isso além de sentir o brilho dos solos de guitarras fincados no melhor dos anos 80. Para Shotgun, o W.A.S.P. exibe outra inspirada sonzeira Hard´n´Heavy, onde as melodias vocais e os riffs de guitarras andam juntos envolvendo o fã com facilidade pelo nível apurado de seu clima festivo das evoluções de seus solos de guitarras, que nos fazem até participar com o chamado 'air guitar' em sua audição.

    Depois destas excelentes três faixas do melhor do Rock Pesado, Blackie Lawless dispara com muito sentimento e paixão a balada Heavy Miss You e consegue nos deixar "ligados" em cada verso, nos fazendo desejar cantar com ele esta canção ( que foi composta para o The Crimson Idol ), que sofre um crescente animado, onde os solos de guitarras sobem e se destacam pela reluzente atuação do líder do W.A.S.P. e de Doug Blair, que são um verdadeiro desfrute aos apreciadores.

    Muito interessante como as últimas notas de Miss You se conectam na seguinte através dos teclados, tanto que em poucos instantes já mergulham no Heavy Metal flamejante de Fallen Under, canção de ritmo que te fascina seja na forma que é vocalizada ou no jeito que as guitarras são soladas, ou ainda, nas empenhadas batidas do baterista Mike Dupke. Porém, é no refrão que o W.A.S.P. te pega de vez, pois, dá para se imaginar ao vivo participando do show cantando esta canção com eles. 

    A sexta de Golgotha é a longa Slaves Of The New World Order e começa um tanto introspectiva até estourar em um Heavy Metal mais rápido e que é dos melhores criados por Blackie Lawless por conta de suas linhas melódicas, bateria rápida e seu poderoso refrão, que fica na memória, tais como os seus eficazes solos de guitarras, que mais ao final sofrem cada virada empolgante, que tornam esta uma das melhores do cd, cujos versos entrarão em sua cabeça. Eyes Of My Maker traz um ar intimista em seus primeiros acordes, que são suplantados por um pesado andamento no estilo do W.A.S.P., onde a voz de Blackie Lawless se destaca e te chama a atenção graças aos toques mais fortes do baixista Mike Duda. Entretanto, quero que perceba as mudanças de ritmo realizadas por eles nos trechos mais suaves para os outros que - podemos dizer desta maneira - são a essência do Heavy Metal.

     Os dedilhados mais calmos e formato subsequente de Hero Of The World é para se observar, pois, contracenam juntos aos mergulhos mais pesados da canção, onde Blackie Lawless canta passando muita emoção e de maneira única através de seus habilidosos vocais. Porém, são nos solos de guitarras que sentimos a 'alta patente' da música.

    Para o encerramento deste cd temos justamente sua faixa título, a impactante Golgotha, que é dotada de uma aura espiritual muito grande e que curte-se em sua primeira audição, pois, é possível perceber que Blackie Lawless colocou sua alma nela e como ele canta com muita dedicação. Entretanto, mestre como é... fundiu tudo em um exuberante Heavy Metal com solos de guitarras épicos, robustos e altamente melodiosos.

    Seja cantando letras que são mais para o 'lado do mal' ou para o 'lado do bem' ( desde que se re-converteu ao cristianismo ), Blackie Lawless mantém o W.A.S.P. com uma das maiores instituições do Heavy Metal e neste grandioso álbum Golgotha temos mais um exemplo disso, com nove candidatas a hinos da banda de do estilo, que causam vontade de escutar várias vezes e o levaram ao posto de um dos melhores álbuns de 2015 na minha opinião ( confira a lista ).
Nota: 10,0.

Sites: http://www.waspnation.com, https://www.facebook.com/W.A.S.P.Nation,
https://www.facebook.com/WASP-163026404087/ e https://www.youtube.com/user/theWASPchannel.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2016

Voltar para Resenhas