Watain - The Agony And Ecstasy Of Watain
10 faixas - Shinigami Records/Nuclear Blast - 2022

    A horda sueca de Black Metal conhecida como Watain foi criada em 1998 extraindo o seu nome de uma música da banda americana Von - também praticante de Black Metal. Neste quase 25 anos, eles registraram sete álbuns de estúdio contando com este The Agony and Ecstasy Of Watain, três ao vivo, três EP's e mais um DVD. Erik Danielsson ( vocais e baixo ), Hakan Jonsson ( bateria ), Pelle Forsberg ( guitarra ) são os membros originais e mantém-se na banda desde o seu início, entretanto o seu line up atual possui ainda Alvaro Lillo ( baixo ), Hampus Eriksson ou H. Death ( guitarra ) e Emil Svensson ou E. Forcas ( bateria ).

    The Agony and Ecstasy Of Watain foi gravado ao vivo por Tore Stjerna no Estúdio Necromorbus, que foi realocado no interior de uma antiga igreja sueca e masterizado por Tomas Johansson no The Panic Room. Vale complementar que Hakan Jonsson não gravou o álbum e que na sua temática, o Watain aborda o proselitismo maníaco, a relatividade entre e a vida e a morte, sagrado e profano, divino e não divino, agonia e êxtase ( tal qual o seu título ), porém, todos com a visão extrema dos suecos.

    Na capa feita pelo vocalista Erik Danielsson temos uma sucessão de imagens macabras em preto e branco com o logo da banda em relevo e a versão brasileira lançada pela Shinigami Records em parceria com a Nuclear Blast está embalada um luxuoso digipack triplo e conta com um grande encarte com as letras e outras imagens profanas. 

    A violenta, rápida e tenebrosa Ecstasies In Night Infinite ficou com a missão de arrebentar com tudo logo no início do caótico Black Metal de vocais ora rasgados... ora urrados feitos pelo Watain, cujo ritmo desta música é tão extremo que parece que vivenciamos o fim do mundo. Ainda consideravelmente apocalíptico em seu andamento, porém, com menos velocidade apenas em seu início, a dilacerante The Howling segue o cd com seus índices de brutalidade intactos atingindo os nossos ouvidos em cheio sem piedade de ninguém. Na terceira de The Agony and Ecstasy Of Watain, os suecos depois de duas faixas explosivas vão mais devagar e exibem sons cadenciados na lamuriante Serimosa, entretanto, não se engane, a música é muito pesada e repleta de vocais urrados terminando de forma bastante sombria.

    De volta para a avalanche Black Metal com algumas modificações em seu ritmo, o Watain ataca agora com Black Cunt e devido à essas alternações deixam a composição mais interessante, destrutiva e sinistra. Apesar da imensa selvageria vista nas músicas, vale dizer que os suecos soam muito bem em cada uma delas, o que demonstra quão afiados eles estavam quando gravaram o cd e como a produção foi excelente, sendo que isso é demonstrado também na aniquiladora Leper's Grace, que pretende e consegue esmagar com tudo. Para confirmar vide os seus vocais rasgados e o seu ritmo instrumental implacável.

   Not Sun Nor Man Nor God, que é instrumental começa tetricamente com seus toques de piano e com alguns riffs de guitarras para introduzir a desoladora Before The Cataclysm, que chega acelerada e sofre modificações para trechos mais cadenciados e alguns até viajantes com muitos vocais rasgados tanto que estes elementos deixam a composição totalmente demolidora e impura na melhor faixa deste The Agony and Ecstasy Of Watain.

    Para We Remain, ouvimos os vocais da convidada Farida Lemouchi ( Molasses e ex-The Devil’s Blood ) no início da música junto ao andamento obscuro, arrastado, cadenciado que pouco depois tem seu peso aumentado pelo e então ouvimos os vocais rasgados de Erik Danielsson para que então na hora dos solos tenhamos outro convidado - Gottfrid Åhman ( PÅGÅ e  ex-In Solitude ) na guitarra tornando esta oitava canção praticamente um Doom/Black Metal Atmosférico.

    O Watain regressa para o seu Black Metal exterminador em Funeral Winter, que além de extrema bastam poucos segundos para notar que é totalmente visceral e destinada à acabar com tudo mesmo, com exceção feita para as breves partes faladas antes de outra sessão de vocais rasgados e de linhas instrumentais devastadoras. A última é a Septentrion e nessa, os suecos exibem uma faixa rápida, bem feroz e com vocais repletos de ódio a cada estrofe.

    Posso concluir dizendo que o Watain lançou com este The Ecstasy And Agony Of Watain um álbum digno dos mais matadores e cortantes de Black Metal que foram disponibilizados em 2022 e que servirá para perpetuar o seu nome dentre as melhores hordas do estilo. Se você caro leitor(a) do Rock On Stage está entre os admiradores das mais extremas bandas do mundo se ligue neste petardo.
Nota: 8,5.

 Por Fernando R. R. Júnior
Março/2023


Linktree: https://linktr.ee/watainofficial.
Facebook: https://www.facebook.com/watainofficial.     
Instagram: https://instagram.com/watainofficial.  

 

Voltar para Resenhas