ZSK - Ende Der Welt
12 Faixas - Shinigami Records/Century Media - 2021

     O avião está com seus dois motores em chamas e a sua queda é iminente. Calma, este é apenas o desenho da capa do sétimo álbum de estúdio da banda SkatePunk Rock alemã da cidade de Göttingen conhecida com ZSK, que começou suas atividades em 1997 e atualmente é baseada na capital Berlin.

    ZSK quer dizer Zivile Streifenkommando, um nome que tem relação com a tropa de choque da polícia de Göttingen e fico aqui pensando... será que nos primeiros shows realizados em centros juvenis ligados à esquerda alemã e nos eventos de skate que tocavam... eles tiveram problemas com a polícia? Não sei responder esta, mas, se o nome for uma 'homenagem' e um posicionamento da banda contrário à força policial ( e às suas possíveis ações ) já mostra a atitude do ZSK, que ao longo dos anos ( antes de um hiato que durou entre 2007 a 2011 ), se apresentou com Dead Kennedys, Social Distorcion, Die Toten Hosen e Bad Religion.

    O título deste novo trabalho é Ende Der Welt é em alemão ( e significa fim do mundo ), assim como a maioria de suas músicas, o que não é tão comum, porém, ficaram bem interessantes cantadas neste idioma. Em 2020, os planos do ZSK eram de realizarem uma tour japonesa, participarem de alguns festivais e a gravação um novo disco. Porém, assim como todos no planeta, os nossos planejamentos foram frustrados pela famigerada pandemia, que nos confinou e impediu de realizar nossos desejos.

    No caso do ZSK, apenas a gravação do novo cd foi possível, e assim, Ende Der Welt ganhou a luz, que segundo o vocalista Joshi serviu para mantê-los firmes neste caos e ele complementou: "Você só pode suportar toda a merda que está acontecendo com boa música. Com o álbum, queremos mostrar que este não é, de forma alguma, o fim do mundo. Acreditamos firmemente que tudo vai melhorar". A produção de Ende Der Welt é de Flo V. Schwarz, a mixagem é assinada também pro Flo V. Schwarz e Arne Neurand enquanto que a masterização ficou à cargo de Olman Viper e foi realizada no Den Hertzwerk Studios. Já a citada capa foi criada por Matthias Löwenstein e enquanto o avião ainda está no ar... vamos detalhar suas músicas.   

    E a primeira faixa deste cd do quarteto alemão, que além do vocalista e guitarrista Joshi, conta com Ace na guitarra, Eike no baixo e Matthias na bateria é a Ich Freier Euch, que nos apresenta um estilo cheio de energia e bastante festivo já convidando o ouvinte para agitar enquanto que seu Punk Rock de ares melódicos é tocado com muita garra pela banda. Depois em Die Kids Sind Okay, eles até começam mais lentos, porém, rapidamente soltam a adrenalina contida em suas linhas de forma contagiante como um bom Punk Rock deve ser e o fato de seus versos serem todos na sua língua materna é um mero detalhe, pois, empolgam bastante mesmo assim.

    Mach's Gut é outra animada composição deste Ende Der Welt, que começa com vozes de um coral de crianças, ganha um tanto de velocidade e conta com as participações de Vielen Dank An Claass no saxofone e Flecki no trompete lhe concedendo um ritmo Ska em seu Punk Rock. Na sequencia temos a mais agressiva faixa em seus vocais e que é dotada de um ritmo frenético bastante envolvente, que concedem a canção título Ende Der Welt a certeza que você será capturado pela banda através das suas evoluções gostosas de se ouvir em seus minutos lembrando um pouco do Offspring. Em Kein Talent, o ZSK nos conecta à um Punk Rock transbordando voltagem e nos surpreende com as intervenções curtas de Rap feitas pelo convidado Jannes Stockmann.

    Para Sag Mir Wie Lange, eles nos colocaram diante da mais robusta deste álbum até aqui ( vide seus vocais ), que começa com um dedilhado forte no baixo feito por Eike e o seu andamento te convoca para abertura de uma roda imediatamente. A sétima é Stuttgart e podemos notar Joshi cantar os seus versos incluindo muita emoção em cada um deles enquanto que os demais membros da banda nos disparam cativantes melodias, até inesperadas em um álbum de Punk Rock, mas que agradam rapidamente.

    Entretanto, a eletricidade está de volta com Alle Meine Freunde e de forma totalmente inflamável, seja pelo jeito que seus vocais são cantados ou pela sua parte instrumental, especialmente, nos toques feitos pelo baixista Eike culminando assim em um final simplesmente explosivo. Logo após temos as melodias otimistas de Rumstehen, que mantém o padrão do Punk Rock do ZSK sempre vibrante e nos mostra pouco depois a única canção em inglês de Ende Der Welt com a No Justice, que transita por outros caminhos se distanciando um tanto da linhagem mais tradicional do estilo, porém, deixa o seu ácido recado com altas críticas aos praticantes de racismo como no verso: "No justice, no peace, no racist police", que mais atual impossível, haja visto os casos de George Floyd nos Estados Unidos e de João Alberto no Brasil ( ambos ocorridos em 2020 e que faleceram em decorrência da brutalidade dos policiais e no segundo caso a brutalidade dos seguranças do  famoso supermercado, demonstrando um total despreparo e obviamente, o preconceito ao executarem o trabalho ).    

    Na reta final de Ende Der Welt chegamos à Mein Zuhause Ist Bei Dir, canção que é detentora de um andamento intenso e bastante envolvente que atingirá até os que não são fãs de Punk Rock por conta de suas melodias. E o disco é encerrado com Ich Habe Besseres Zu Tun, cuja letra é sobre o virologista Christian Drosten, que se tornou um dos clipes de divulgação deste álbum sendo que o seu ritmo é muito interessante despertando aquela vontade de colocar o álbum para rodar inteiro novamente, como nota-se nos "ôôô... ôôô.. ôh.." e nos toques de baixo, que fazem a base.

    Embora na maioria de suas músicas o clima animado seja latente, não pense que o ZSK não está de olho ao que está acontecendo de ruim no mundo, pois, acertadamente se manifestaram contra a destruição ambiental, contra os neonazistas, contra a falta de direito dos negros, ou seja, o ZSK se mostrou deveras ligado nos temas importantes destes tempos e como todo Punk Rock que se preza emitiram sua opinião, além - de certa forma - agradecerem à todos que procuram fazer do mundo um lugar melhor e retomando o conceito expresso na capa do disco... às pessoas que tentam evitar que o avião caia.

    Assim sendo, recomendo que todos os fãs e admiradores do estilo não tardem para ouvirem Ende Der Welt ( que no Brasil saiu pela parceria da Shinigami Records com a Century Media ) e desta maneira também conhecerem o ZSK.
Nota: 8,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2021

Site Oficial: https://www.zsk.berlin/.     
Youtube: https://youtube.com/skatepunks.
Facebook: https://www.facebook.com/ZSKBerlin.
Twitter:
https://twitter.com/zskberlin.
Instagram: http://instagram.com/zskberlin.

 

Voltar para Resenhas