Children Of Bodom - Blooddrunk Tour
Abertura: Amorphis
Sábado, dia 12 de setembro de 2009 na Via Funchal em São Paulo/SP

    O Children Of Bodom fez uma excelente apresentação na Via Funchal, a banda que é uma das mais expoentes do metal moderno, apesar deles entrarem neste cenário no fim da década passada, em sua primeira apresentação aqui em São Paulo, na nossa terra tropical, nos mostraram o seu Heavy Metal, extremamente virtuoso, quase intitulável, já que as influências dos músicos são inúmeras e isto fica claro em sua excelente discografia. Alexi Laiho ( guitarra/vocal ), Roope Latvala ( guitarra ), Janne Wirman ( teclados ), Henkka Seppälä ( contra-baixo ) e Jaska Raatikainen ( bateria ), vieram para nos apresentar o seu atual álbum Skeleton In The Closet, e fizeram uma ótima apresentação, nos mostraram que podem ser a nova ponta de lança do metal, mas antes do show do Children of Bodon, a banda Amorphis abriu o show.

     Infelizmente devido a morarmos no interior 200km de São Paulo, e ainda sofrendo com o caótico trânsito da cidade, não pudemos conferir a apresentação desta banda, mas conforme o que a galera nos transmitiu a banda também vinda da Finlândia, fez uma excelente apresentação, digna de retornar e fazer uma apresentação única.  

         O Children Of Bodom iniciou o show com a Sixpounder do terceiro álbum Hate Crew Deathroll, e a galera foi ao delírio, ela foi rápida e contagiante, bela pancada inicial, já chegaram mostrando que tem classe e pegada. Depois mandaram Leaving Death Beat e o teclado sobressaiu nos mostrando o inconfundível som escandinavo, e depois dá-lhe pancada de Jaska mais o excelente solo do Laiho. Logo após mandaram Hellhounds On My Trail e Silent Night, Bodom Night que saíram ótimas, o Alexi Laiho é incrível, alem de ter uma grande potência na voz, ele é o guitarrista solo, e suas influências como a de Malmsteen lhe deram muita força, pois ele sola velozmente, simplesmente a sua ESP soa como uma metralhadora sonora. 

    A clássica Hate Me foi à seguinte, e mais uma vez a galera foi ao delírio, auxiliando a banda com a voz, essa música é pesada, Thrash e o legal é que ela tem muita melodia, o teclado enaltece demais essa música, lição de ouro para alguns idiotas que acham que música super pesada é aquela que tem de destruir a bateria, junto de um vocal vomitado sem melodia alguma ( música tem de ter, nem que for mínima, mas tem de ter melodia. Quer vomitar? Sobe no palco e enfia o dedo na garganta porra!!! ).

    Tudo no show foi maravilha? Bom nem tudo, geração após geração sempre esperamos novos super grupos como o Iron Maiden, o Mettalica e por isso cobramos muito das bandas novas que gostamos, querermos novos ícones, o Children Of Bodom tem tudo para conseguir isso, o show foi excelente mas ficou um pouco prejudicado devido ao tratamento de som da banda, talvez o engenheiro de som não tenha feito uma equalização adequada. Eles mandaram muito bem a sequencia Needled 24/7 e Lake Bodom emendada com Bodom After Midnight e depois tacaram a Blooddrunk, essa parte foi uma das mais explosivas do show e o interessante é que todo esse Thrash foi muito bem emendado com várias intervenções de teclado, Janne Wirman mostrou muita categoria como tecladista e mais uma vez ressalto Alexi Laiho que me faz lembrar o Geddy Lee do Rush que canta muito bem além de ao mesmo tempo fazer uma linha excelente de contra-baixo. 

     O show estava ganho, com exceção dos imprevistos, eles prosseguiram com a pancadaria melodiosa de Follow the Reaper, Angel’s Don’t Kill e In Your Face, cadenciada, com aquela eletricidade maravilhosa que tem uma guitarra ESP do Laiho, esta última que é uma das tops do Children Of Bodom não nos deixou dúvidas de que eles são grandes compositores. Prosseguiram com mais metralhadoras de eletricidade, com Children Of Decadence e Bodom Beach Terror; Alexi Laiho realmente é um às da guitarra; canta, faz base junto com Latvala, voa no braço da guitarra na hora em que canta e sola ao mesmo, digita e volta a palhetar, sem palavras!!! A Bodom Beach Terror terminou num arranjo para fazer morrer de inveja um maestro de orquestra sinfônica ou de jazzsinfônica. A Downfall foi à última antes do bis, começou calma sua intro e depois agitou com a sua linha Power Metal.  

    No bis eles tocaram Bed of Razors, peso e guitarra gritante como um cavalo rampante, a última foi a Hate Crew Deathroll, mais uma vez demolição junto com melodia e senti mais uma vez a falta de uma adequada interação da banda com o engenheiro de som, mas foi bem. O Children Of Bodom venceu, e sem dúvidas a ponta de lança é Alexi Laiho, o frontman Guitar Hero, um dos maiores talentos do metal moderno, no fim desta música ele termina com uma bela melodia, junto com o tecladista Janne Wirman, volta a gritar a plenos pulmões e por fim agradece a galera da Via Funchal

    O Children Of Bodom tem tudo para ser uma das melhores bandas de Metal do futuro, eles tem um talento imenso, devem carregar a bandeira acima de qualquer outra banda da Escandinávia; isso mesmo, uma coisa é clara, o estilo é nórdico, nos Estados Unidos existe um Metal Rock’n’Roll, na Europa central existe o metal estilo Judas e Iron, bandas formadas por operários, e o Metal da Escandinávia, vem com sua ênfase erudita. Ruim? Claro que não, quanto mais continentes o metal dominar, escondido nas sombras da escuridão, estaremos prontos, para uma dia sair dela, para assumirmos o poder, através do galantrismo do nosso som, e da fidelidade que temos pelo nosso som. 
God Save the Metalheads!!!

Por André Torres
Fotos: Stephan Solon / Via Funchal
Outubro/2009

Set List do Amorphis

01 - Skyforger Intro
02 - Leaves Scar
03 - Towards and Against
04 - On Rich And Poor
05 - Sampoo
06 - The Smoke
07 - The Castaway
08 - Against Widows
09 - Alone
10 - Silver Bride
11 - My Kantele
12 - House Of Sleep
13 - Black Winter Day

Fotos abaixo e ao lado: Tomi Joutsen e suas longas "madeixas" e abaixo durante a apresentação do Amorphis

Set List do Children Of Bodom

01 - Sixpounder
02 - Living Dead Beat
03 - Hellhounds On My Trail
04 - Silent Night, Bodom Night
05 - Hate Me!
06 - Needled 24/7
07 - Lake Bodom
08 - Bodom After Midnight
09 - Blooddrunk
10 - Follow The Reaper
11 - Angels Don't Kill
12 - In Your Face
13 - Children Of Decadence
14 - Bodom Beach Terror
15 - Downfall

Bis:
16 - Bed Of Razors
17 - Hate Crew Deathrol

Foto ao lado: Alexi Laiho do Children Of Bodom

Voltar para Shows