Graham Bonnet
Abertura: King Bird

Sábado, dia 11 de julho de 2009
 no Blackmore Rock Bar em São Paulo/SP
  

  Sábado, dia onze de julho, aconteceu no Blackmore Rock Bar a apresentação de Graham Bonnet, ex-vocalista das bandas Rainbow, Alcatrazz, Impelliteri, MSG, Anthem e outras. Aos 62 anos de idade, o vocalista ficou conhecido pela nação rockeira, especialmente com clássicos que interpretou no Rainbow de Ritchie Blackmore, como Since You’ve Been Gone.

    Para essa mini-turnê que incluiu mais duas apresentações, uma na cidade de Santos/SP e outra na cidade de Araraquara/SP, Graham Bonnet foi acompanhado da banda Paulo Zinner Rockestra, que contou com Fernando Piu na guitarra, Rodrigo Mantovani no baixo, Paulo Zinner na bateria, Daniel La Torre no teclado Hammond, Jenifer Pauziner e Vanessa Caran nos backing vocals.

King Bird

    A noite teve como banda de abertura, a fabulosa King Bird formada por João Luiz nos vocais, Silvio Lopes na guitarra, Marcelo Ladwig na bateria e Fabio César no baixo. A passagem de som da banda de apoio de Graham Bonnet começou por volta das 18 horas e estendeu-se até o horário de abertura da casa, às 22 horas, impedindo dessa forma que o King Bird tivesse condições de se preparar para a abertura da noite, como estava previsto. Já com a casa aberta, o King Bird teve que montar seu palco às pressas atrás das cortinas da casa e o técnico de som do Blackmore, Luis Guimarães, conseguiu regular os instrumentos e a voz de João Luiz para que, ao abrirem-se as cortinas, estivesse tudo perfeito. E foi exatamente o que aconteceu. O Pássaro Rei entrou no palco rasgando a noite em alto estilo.

    Mas é preciso falar um pouquinho dessa banda de ‘Terra Brasilis’. O King Bird chegou em 2002 com a proposta de resgatar a energia, harmonia e características das bandas setentistas e dar-lhes uma sonoridade mais atual.  Com dois álbuns lançados, Jaywalker ( 2005 - leia resenha ) e Sunshine ( 2008 - leia resenha ), a banda foi considerada uma das maiores revelações do rock brasileiro em 2005 pelo público e pela crítica especializada, já tocou ao lado de grandes nomes, como banda inglesa Uriah Heep ( no Canecão/RJ em 2006 ) teve seu segundo álbum ( Sunshine ) aclamado como um dos melhores álbuns de rock de 2008 e ainda, no mesmo ano, foi considerada uma das mais importantes bandas do cenário brasileiro. Com a simplicidade de quem é grande, o King Bird entrou no palco por volta das 23:45hs derrubando a casa.

    Durante uma hora de show a banda apresentou as músicas "Road To Ruin", “I’ve Been Looking’”, “Getting Over My Faith”, “Still Driftin’”, “Old Jack”, “Empty House”, “Let The Rock Roll”, “Mother Nature”, “Here Comes The Zeppelin”, “Underdog” e “Cross the Muddy River” - arrancando aplausos e gritos da platéia que vibrou do início ao fim. Parabéns aos meninos do King Bird pelo excelente trabalho!

Graham Bonnet


    Eram meia-noite e meia quando Graham chegou ao Blackmore e o King Bird ainda estava no palco. Ele subiu correndo para o camarim da casa e permaneceu lá até a hora de entrar no palco à uma hora da manhã. Ele ouviu um pouco o show dos meninos e teceu comentários elogiosos a todos, especialmente ao João Luiz com quem tirou fotos no final da noite. Assim que a banda deu seus primeiros acordes, percebemos que o som estava excessivamente alto e embolado. Infelizmente o técnico de som da banda convidada, não conseguiu deixar o som redondinho como o Luis do Blackmore deixou, apesar das quatro horas de passagem de som... uma pena! Isso prejudicou demais a apresentação de Graham Bonnet.

    Apesar do som ruim, Bonnet entrou no palco alegre e sorridente vestindo uma calça jeans escura e uma camisa branca alinhada. E a primeira música já é Eyes Of The World do Rainbow, para alegria geral da galera presente. Muito ativo e seguro, ele andava de um lado para o outro do palco, tentando sentir a platéia da casa que o recebeu calorosamente. A segunda música foi do Alcatrazz com God Blessed Video e a galera continuou pulando e se espremendo na frente do palco. Sempre tentando conversar com seus fãs, Graham agradeceu a presença de todos e começou a série de brincadeiras que ele fez com a banda durante o show inteiro.

    Falou das meninas Jenifer e Vanessa, ressaltando a beleza e voz das duas, comentou a semelhança física do Paulo Zinner com o Steve Vai e claro, a semelhança entre Ritchie Blackmore e Fernando Piu. Aliás, essa ‘semelhança’ rendeu vários comentários de Bonnet. Ele chegou a apontar para o enorme quadro de Ritchie Blackmore que existe na parede do bar e apontar para o Piu como querendo dizer que os dois eram iguaiszinhos! Aliás, é preciso mencionar a competência de todos os músicos que estavam acompanhando o astro da noite.

     A seguir, para descontrair mais um pouco, Graham cantarolou um trecho de No, Woman no Cry de Bob Marley e as meninas o acompanharam nos vocais - muito legal. A próxima música foi Love's No Friend também do Rainbow e contou com um maravilhoso solo de Fernando Piu. Graham ainda está cantando bem, mas evidentemente que aos 62 anos ele já não tem mais a mesma potência, especialmente tendo que cobrir o volume absurdo dos instrumentos da banda. Em seguida, ele cantou Bad Girl ( do Rainbow ) e comentou a morte de Michael Jackson, lamentando o ocorrido. Piu embalou no comentário e levou um pedacinho da Beat It na sua guitarra. Mas é claro que sempre tem alguém com um comentário engraçadinho... Alguém da platéia gritou: “We don’t care!” e Graham perguntou em seguida, onde estava o sentimento de humanidade dele...!!!

    Bem, mas o show continuou e a próxima música foi Desert Song do Michael Schenker Group. Grande receptividade da platéia novamente. Sempre muito bem humorado Graham pegou uma baqueta e acompanhou parte da música batendo em um dos pratos da bateria de Zinner. Apenas tomando água o tempo todo, Graham deu início à sensacional Stargazer ( também do Rainbow ). Foi nessa música que Paulo Zinner fez seu solo de bateria.

   Depois tivemos Will You Be Home Tonight ( do Alcatrazz ). Nessa música ele chegou a ajoelhar no chão para cantar perto dos fãs que continuavam a se espremer na boca do placo, um momento muito emocionante. Então chegou o momento da tão esperada Since You’ve Been Gone ( Rainbow ) que levantou a galera de vez. A música teve direito ao solo de guitarra de Fernando Piu e o duelo de voz entre Graham e a platéia.

    Seguiram-se as últimas músicas da noite, Kree Nakoorie ( do Alcatrazz ), All Night Long ( Rainbow ), Lost in Hollywood ( Rainbow ) e Night Games ( Alcatrazz ).Graham agradece a presença de todos e deixa o palco. Não aconteceu um bis dessa vez. Pouco tempo depois, Graham ainda recebeu todos os fãs que estavam no mezanino da casa. Autografou muitos álbuns e tirou muitas fotos com todos, sempre sorrindo. Foi uma noite muito legal e teria sido ainda melhor se o técnico de som levado pela banda tivesse acertado o show principal, como o técnico de som do Blackmore acertou o som do King Bird.

Texto e Fotos: M. Lourdes M. Azevedo ( Lu Wolff )
Julho/2009

Set List:
Eyes Of The World
God Bless Video
Love’s No Friend
Bad Girl
Sons And Lovers
Desert Song
Stargazer
Will You Be Home Tonight
Since You’ve Been Gone
Kree Nakoorie
All Night Long
Lost In Hollywood
Night Games

 Galeria de Fotos do Graham Bonnet

Descrição:
Número de imagens: de

Voltar para Shows