In Flames A Sense Of Purpose Tour
Abertura: Claustrofobia

Domingo, dia 15 de fevereiro de 2009 no Santana Hall em São Paulo/SP

  A primeira turnê sul-americana da banda sueca In Flames quase não passou pelo Brasil. Quase, mas passou e o único show na capital paulista foi avassalador. Apesar da irritante chuva que caía sobre a fila que dobrava quarteirões, e também sobre outras pessoas que se acomodaram em bares nas proximidades ou debaixo de toldos, o atraso para a apresentação da Claustrofobia foi tolerável. E o show da banda lemense burocrático. Funcional, mas nada mais do que usual thrash metal de sempre.

  Então pouco ou nada conhecida pelo público da música pesada, o Santana Hall engana à primeira impressão. Simplório na fachada, mas com uma excelente estrutura interna. A qualidade da aparelhagem que viabilizou a propagação do som, para ambas as bandas, foi nítida. Um espaço adequado para acomodar os aproximadamente três mil presentes naquela noite. Sem empurra empurra, sem brigas e sem aglomeração.

    E de fato tudo contribuiu para o esperado espetáculo satisfatório. Ao fim do set da Claustrofobia, que tocou por quase uma hora, a equipe técnica e o bom senso funcionaram e a atração principal, a In Flames, já estava prestes a aparecer no palco. Na bagagem, os suecos, sem Jesper Stromblad ( se tratando do alcoolismo ) substituído na turnê latino-americana por Niclas Engelin ( que já tocara no In Flames e lançou dois álbuns com a banda Gardenian ), estão com nove álbuns e uma notável popularidade na Europa. Banda de porte grande, mesmo!

   O que foi comprovado na primeira apresentação da banda em terras brasileiras. Um show profissional, não apenas pela técnica e domínio dos músicos com seus respectivos instrumentos, mas pelo carisma. Principalmente do vocalista Anders Friden e também do guitarrista Björn Gelotte. À parte do ofício musical, Friden mostrou que se daria bem como comediante de stand up comedy, em evidência no Brasil.

    A primeira canção do show foi a agitada Delight And Angers, do último lançamento, Sense of Purpose. Para legitimar a emoção de muitos fãs que há tempos esperavam por este dia, a clássica Pinball Map é executada vigorosamente. E, após Leeches, do penúltimo Come Clarity, Episode 666, umas das primeiras músicas que de fato pavimentou o sucesso de hoje. Em seguida, Drifter e Colony, do álbum homônimo, cujo ritmo cadenciado, em meio a camadas de riffs, ao vivo funciona absurdamente bem.

    Outra do Whoracle, The Hive, fez a festa dos saudosistas, enquanto Cloud Connected, da "fase nova", fez grande parte do público pular. E outra do novo álbum, Alias, que não é balada, mas possui balanço e é uma das preferidas entre as novas canções. Mas Behind Space novamente remete aos primeiros álbuns do In Flames com muito peso. Muito, mesmo. Já a seguinte, Only For The Weak, outro clássico do Clayman, foi muito cantada.

    Já nos momentos finais do show tocaram a Disconnected, a balada Come Clarity e a contagiante "The Quiet Place", do "Soundtrack To Your Escape". Sucesso após sucesso, outro hit do Sense of Purpose, The Mirror´s Truth", seguida de Trigger e Take This Life. A derradeira foi My Sweet Shadow, que finalizou a apresentação da banda, que optou por não fazer ceninha para "bis" e encerrar de forma respeitosa com os fãs. Sim, fãs, porque mesmo quem foi ao evento com indiferença, ao final do set, penso eu, o sentimento geral foi de ter assistido ao show de uma "banda e tanto".

Set-List:
Delight and Angers
Pinball Map
Leeches
Episode 666
Drifter
Colony
The Hive
Cloud Connected
Alias
Behind Space
Only For The Weak
Disconnected
Come Clarity
The Quiet Place
The Mirror´s Truth
Trigger
Take This Life
My Sweet Shadow

Por Erick Tedesco Gimenes
Nota do Editor: Erick seja bem-vindo ao Rock On Stage Março/2009


Fotos: Flávio Santiago www.fimdomundo.net

Voltar para Shows