Jeff Scott Soto
Sexta, dia 19 de junho de 2009 no Blackmore Rock Bar em São Paulo/SP

    No último dia 19 de junho, durante os festejos em comemoração ao sexto aniversário do Blackmore Rock Bar, tivemos o prazer de acompanhar a apresentação do renomado vocalista Jeff Scott Soto.

 

    Jeff tem uma longa carreira musical, tendo participado no início dos anos 80, dos álbuns do guitarrista Yngwie  Malmsteen Rising Force ( de 1984 ) e Marching Out ( de 1985 ) e sido considerado o melhor vocalista que já passou pela banda.  Ele também cantou na banda Talisman que, como fundador, lhe concedeu total liberdade para colocar suas principais influências. Participou ainda dos álbuns de Axel Rudi Pell, Stryper e Lita Ford, entre muitos outros. Misturando elementos de hard rock, pop e Rhythm and blues, Jeff tem álbuns e DVD´s lançados em sua carreira solo que vão de 1995 ao mais recente trabalho Beautiful Mess de 2008. Jeff ainda gravou alguns álbuns de música Disco com o Boogie Knights, sem esquecer de mencionar  sua participação na trilha sonora do filme Rock Star com a banda fictícia ‘Steel Dregon’.Toda essa bagagem confere ao grande vocalista uma vasta experiência no meio musical que, sem dúvida contribui para a construção de seu excelente trabalho. Mas vamos falar da apresentação do último dia 19 que nos deixou sem fôlego e que ainda nos faz vibrar com as lembranças maravilhosas daquela hora e meia de show.


    Para a abertura da noite, tivemos Ricardo Fracari e Carlos Alphano, ambos integrantes da banda Action e conhecidos também por fazerem um excelente cover de Bom Jovi, que entraram no palco por volta da meia-noite e vinte, para fazer um set acústico com alguns hits de bandas como Bon Jovi, Ozzy Osbourne, Journey e Pink Floyd, em substituição da banda Mr. Big Cover que, por problemas pessoais, teve sua apresentação cancelada. A dupla foi muito bem recebida pela galera presente que cantou junto com eles todas as músicas apresentadas, como que fazendo um aquecimento para a atração principal que aconteceria a seguir.

    Jeff chegou no Blackmore às 12:40hs, enquanto Ricardo e Carlos ainda estavam no palco e rapidamente se dirigiu ao camarim da casa onde os músicos que o acompanharam durante toda a turnê brasileira já estavam esperando. Seu primeiro pedido: Uma caipiroska. Sempre sorrindo e brincando, Jeff trocou de roupa rapidamente e à 1:15hs em ponto, entra no palco para uma apresentação que poderíamos resumir em uma única palavra: ‘Perfeita’! Todo de preto, calça bag, tênis, uma echarpe enrolada no pescoço, óculos escuros, cabelo preso sob um lenço e empunhando uma guitarra, foi assim que Jeff adentrou o palco do Blackmore. A casa cheia propiciou uma recepção maravilhosa que o fez sentir-se ainda mais à vontade.

   Dono de uma simpatia contagiante, Jeff começou a festa com a sensacional 21st Century, música de abertura de seu novo álbum Beautiful Mess. O som cadenciado e com muito swing são as características principais dessa excelente música escolhida para causar o primeiro impacto de sua presença nessa inesquecível apresentação. Aliás, vale mencionar que o novo álbum está simplesmente fantástico e sua banda de apoio contou com músicos de primeiríssima. Dois espanhóis de Madrid, Fernando Mainer ( baixo ) e Jorge Salan ( guitarra ) e dois brasileiros membros da banda Tempestt, Edu Cominato ( bateria ) e BJ ( guitarra e teclados ). Detalhe interessante é que todos fazem backing vocals e claro, BJ dá um show à parte brincando com JSS em diversas partes do show.

    Já para a segunda música Colour My XTC, Jeff soltou o cabelo, largou a guitarra e com muita energia soltou sua fabulosa voz, fazendo todo mundo cantar com ele e claro, sempre bebericando sua caipiroska. É difícil resumir em palavras a energia que rolou na casa nessa noite especial. A platéia estava simplesmente em êxtase. Com a felicidade estampada no rosto, Jeff inicia a terceira música da noite Soul Divine, e claro, mais um show de interpretação. A voz super firme, afinadíssimo e com total domínio da situação, Jeff continua a festa com Our Song e Drowning sempre no pique contagiante do início do show.

    Chega a hora de mais uma faixa de seu novo álbum chamada Mountain e para ela, Jeff pega novamente a guitarra para acrescentar riffs cheios de swing. Os backing vocals são bem marcantes nessa música e a voz de BJ fica simplesmente perfeita junto com a dele. Nessa hora Jeff pergunta brincando “what’s missing?” e ele mesmo responde, “Yes, caipiroska”. Ele ainda comenta que toda vez que vem ao Brasil engorda uns 5 quilos por conta da caipiroska! Disse que seu recorde até agora é de 12 caipiroskas, mas prometeu quebrar esse recorde na sua próxima passagem pelo Brasil.

        Eyes Of Love” e Testify são as próximas músicas e mais uma vez Jeff dá um banho de interpretação. É nessa hora que ele apresenta a banda e fala de todos com muito carinho. Um fato engraçado foi como ele apresentou o guitarrista Jorge Salan. Jeff diz, “olha, eu não sou gay, mas ele é bonito, não é?” e todos dão muita risada. Sempre conversando com a platéia, Jeff diz que a banda não deveria ter um dia de folga antes do show, porque os músicos saem pra se divertir e no dia seguinte estão acabados! Comenta brincando que o guitarrista também bebeu todas na noite anterior. E é nesse clima de descontração que começa a maravilhosa Broken Man, com Jeff ao teclado. Assim que a música acaba e Jeff sai de trás do teclado, esbarra em BJ e comenta brincando que o palco deve estar ficando menor ou ele está ficando maior! E atendendo ao pedido do amigo Scott que está no backstage, JSS começa Hey, faixa de seu novo álbum também. E aqui uma grande surpresa: dividindo os vocais com BJ, Jeff faz um meddley com Frozen da Madona e Crazy do Seal que fica simplesmente fantástico. Nem é preciso dizer que toda a platéia delira com a surpresa e que o acompanha cantando.

    A seguir JSS dirige-se ao teclado novamente e sozinho interpreta If This Is The End. Segue-se a lindíssima Holding On - um momento mágico no palco. A banda volta e enquanto a galera vibra e aplaude, Jeff comenta: ‘enquanto vocês fazem barulho eu posso beber’. Com a entrada da banda, Jeff brinca com BJ e começa a cantar dois clássicos do Journey: Don't Stop Believin' e Faithfully e deixa BJ continuar sozinho e a brincadeira provoca mais gritos e aplausos acalorados da platéia. Nem dessa vez BJ escapou de cantar Journey para a galera.  Ainda no teclado, Jeff repete a musiquinha que havia criado para a caipiroska quando de sua apresentação anterior no Blackmore em Outubro de 2004, já emendando a próxima música Gin And Tonic Sky” também de seu mais recente álbum Beautiful Mess. A próxima música conta com as vozes de todos os presentes especialmente para o trecho:

“If you need somebody, call out my name
I'll be waiting right by your side
Everything changes, but love will remain
I'm waiting right by your side tonight.”
Um arrepio percorreu meu corpo nessa hora.  Foi emocionante presenciar esse momento.

    Em seguida Jeff convida o amigo Scott a dar um pulo no palco. Ele comenta que Scott é um velho amigo do tempo de escola e que veio ao Brasil pela primeira vez. Brincando com o amigo, Jeff o faz mostrar seus “agudos” pra galera e Scott sai cantarolando. A banda inteira ri e o imita. Aliás, mesmo depois do show já com a casa vazia, Jeff continua brincando com Scott e BJ pra ver quem consegue alcançar o tom mais agudo.

    A próxima música é um momento especial e diferente. Jeff comenta que o guitarrista lhe havia convidado para cantar uma música em seu álbum solo. Mas a princípio Jeff não deu importância ao pedido porque muita gente o convida para cantar, mas os trabalhos nem sempre são lá muito bons e ele achou que o de Jorge Salan também não fosse lá essas coisas. Mas quando ouviu a música, não só aceitou o convite, mas fez questão de participar das gravações e ainda, apresentá-la ao vivo em sua turnê. A faixa é New Salvation. Excelente trabalho, um pouco mais pesado do que a linha seguida por JSS durante a noite, mas com o mesmo nível de qualidade.

    A seguir Stand Up e Livin’ The Life e no meio das músicas Jeff agita mais ainda o pessoal presente, dizendo que estão todos muito quietos e que aquele não parece o Brasil que ele conhece. Ele comenta “hoje é sexta-feira, ninguém trabalha amanhã, portanto vamos agitar!!!” . E a platéia responde à altura, gritando e cantando. Jeff termina a música, agradece e sai do palco.

   Evidentemente a galera não arreda pé do local esperando pelo bis que naturalmente aconteceria. E a volta de Jeff ao palco é simplesmente fantástica. Usando uma camiseta do Lakers ele inicia um medley cantando We Are The Champions ( Queen ), Stand Up And Shout ( do Steel Dragon ), We will Rock You ( Queen ), I Love Rock’n’Roll ( Joan Jett ) e rebolando no palco, brincando com a voz com uma facilidade incrível, Jeff ainda emenda Play That Funky Music ( White Boy) e pede para toda a platéia pular com ele. Esse sem dúvida foi o ápice da noite, uma troca de energia maravilhosa que fez todo mundo comentar após o show. Como se não bastasse. Jeff ainda passeia por Kung Fu Fighting, Macho Man, Another One Bites the Dust, Ice, Ice Baby, “Standing Alive” e volta para”Play that Funky Music” para  terminar o fantástico medley. Repetindo “I Love You” três vezes e o tradicional “thank you so much”, Jeff despede-se do público e sai.

    O que dizer dessa noite? Um espetáculo simplesmente incrível. JSS é sem dúvida um showman e suas apresentações são imperdíveis. Após o show, ele ainda veio cumprimentar seus fãs, tirar fotos com todos e distribuir autógrafos. Ficou com a galera até que todos fossem embora. Ficou quase até o fechamento da casa, brincando com os demais componentes da banda com quem ele tem grande afinidade. Aliás, não é a primeira vez que esse time se reúne, para nossa total alegria. Para o próximo show que esperamos que aconteça em breve, certamente estaremos por lá.

Texto e Fotos: M. Lourdes M. Azevedo (Lu Wolff)
Junho/2009

Set List

21st Century
Colour My XTC
Soul Divine
Our Song
Drowning
Mountain
Eyes Of Love
Testify
Broken Man
Hey
Frozen (Madonna) / Crazy (Seal)
If This Is The End ("Lost in the Translation")
Holding On (Prism)
'medley' - Don't Stop Believin' e Faithfully
Gin & Tonic Sky
I'll Be Waiting
New Salvation
Stand Up
Livin' The Life

Bis:
'medley' We Will Rock You / I Love Rock'n'Roll
Play That Funky Music (White Boy) medley

Lu Wolff e Jeff Scott Soto

Voltar para Shows