KISS - Alive 35 World Tour
Abertura: Dr. Sin

Terça, dia 07 de abril de 2009 na Arena Anhembi em São Paulo SP

    A turnê comemorativa dos 35 anos de uma das maiores bandas de rock´n´roll do planeta finalmente aportou para duas datas no Brasil, a primeira foi em São Paulo no dia 07 de abril de 2009. Assistir esta verdadeira festa dos norte-americanos do KISS é participar de um dos maiores espetáculos de rock já realizados no país, afinal, além de um set list privilegiado de grandes clássicos, tivemos todos os efeitos de palco que sempre permearam e elevaram os shows do KISS aos melhores dentre todos. E quem foi um dos mais dos 35.000 presentes na Arena Anhembi ajudou a escrever mais um importante capítulo da história do rock.

Dr. Sin

    A banda paulistana Dr. Sin - formada por Andria Busic nos vocais, Edu Ardanuy na guitarra, Ivan Busic na bateria e Rodrigo Simão nos teclados - que encontra-se na turnê do álbum Bravo - teve a grande honra ( dita repetidamente pela própria banda durante o seu set ) de abrir para o KISS no horário marcado e apresentando aquela técnica já conhecida pelo público. O sucesso Emotional Catastrophe do álbum Dr. Sin arranca muitas palmas da platéia. O Dr. Sin aqueceu perfeitamente os Kissmaniácos que estavam presentes na Arena Anhembi que respondiam a cada música apresentada pelos paulistas. Isso volta a acontecer quando executam Fire ( do álbum Brutal ) com seus longos solos de guitarra, e também com hardão Time After Time, aliás o tecladista Rodrigo Simão realiza um grande solo em seu instrumento.

    A melódica Miracles é a próxima e foi alongada para que a banda realizasse uma interação com os fãs. Criticando a mortalidade infantil o Dr. Sin tocou a balada You Stole My Heart. E como a ideia é divulgar o álbum Bravo, eles emendam mais uma deste trabalho, com uma faixa pesada, com passagens prog-metal. E no intervalo de uma música para outra, Andria reforçava a emoção por estar no palco do KISS e o que isso representava para a sua banda e para o heavy nacional. Para encerrar sua apresentação, o Dr. Sin tocou uma música que faz a galera vibrar e agitar muito: Futebol, Mulher e Rock´n´Roll, que ao seu final, Edu Ardanuy aplica um solo de guitarra virtuoso para deixar a marca dos doutores na memória dos fãs.

KISS

    Os roadies trabalharam depressa para arrumar o palco para a atração principal da noite e em coisa de uns 20 minutos, estava tudo pronto para o maior espetáculo de rock começar!!! Escondendo o palco, uma gigante bandeira preta com o logo da banda em cinza, ao som de Won’t Get Fooled Again do The Who em uma versão bastante alongada, exatamente às 21:40 temos o tradicional anúncio de: “Allright, São Paulo. You Wanted The Best, You Got The Best. The Hottest Band In The World...Kiss!”. E realmente, esse título foi mais que confirmado pela banda, pois, o palco era grande ( já vi em DVD´s da banda palcos maiores, mas ainda assim, o que foi trazido aqui, impressiona e muito ).

    Só isso, já causaria uma sensação diferenciada em cada um dos presentes. Mas, ao cair da bandeira, ao ver Gene Simons ( The Demon ) no baixo e vocais, Paul Stanley ( The Starchild ) e Tommy Thayer ( o atual Space Man ) nas guitarras e Eric Singer ( o atual Catman ) na bateria, devidamente cobertos por suas máscaras e com todo aquele visual glam com longas e altas botas plataformas, além é claro, dos figurinos típicos dos super heróis do rock que são, sentíamos que a história do rock estava acontecendo diante de nossos olhos. O espetáculo foi iniciado com a Deuce para delírio total da multidão presente. Além da rifflerama de Tommy e Paul, a bateria de Eric estava realmente ensurdecedora, aumentando ainda mais o grau da experiência que estávamos vivendo e as altas labaredas de fogo nos fez sentir todo o calor de um show desta magnitude.

    Em seguida é tocada Strutter e as luzes faziam um show à parte. Depois Paul Stanley exalta o amor pelos fies fãs brasileiros ao dizer: "Já tocamos em muitos lugares do mundo, mas ninguém é como vocês. Nós amamos tudo do Brasil. Estávamos com saudades". Em tempo, nós também Paul, pois a última visita do KISS na Terra Brasilis aconteceu em 1999 na Psycho Circus Tour, há mais de 10 anos.  

     Got To Choose um verdadeiro rock´n´roll setentista, seja pela forma que é tocada, ou seja pelo jeito do refrão com os seus "uuuuhh...uuuuhhh"  traz um clima de festa no ar e via-se muitas pessoas dançando pela arena com direito a um solo contagiante de Tommy Thayer com uma de suas várias Gibson usadas no show.

    Paul, aplicando o seu enorme carisma, divide os fãs naquele joguinho de lado direito e lado esquerdo para ver quem berra mais e depois dispara Hotter Than Hell com seu inigualável punch. Nesta, eles realmente se mostram de acordo com o título da música, pois novamente várias explosões de fogo foram disparadas pelo palco e no seu final foram tocadas várias sirenes. Como se não fosse bastante, tivemos ainda Gene Simmons cuspindo fogo e finca no palco a tocha que utilizou para sua apresentação.

    Outro fato marcante nessa festa foi a reunião, repetida várias vezes, de Paul, Gene e Tommy juntos fazendo uma coreografia para ser idolatrada e lembrada pelos fãs. A ênfase desta primeira parte do set list foi nos três primeiros álbuns do KISS, o primeiro autointitulado de 1974, o segundo Hotter Than Hell e do, não menos clássico, Dressed To Kill ( de 1975 ), assim eles prosseguem com a sonzeira da noite com Notthing To Loose e os fãs dividindo os vocais com Gene, Paul e especialmente Eric que trouxe todo aquele clima rock´n´roll ao palco. E na execução de Notthing To Loose, novamente as chamas tomam conta do palco do KISS. Antes de C'mon and Love Me Paul avisa que não sabe falar muito português e diz que ama todos os seus fãs, a resposta que o emociona em seguida foi: " We Love KISS...". Assim então foi tocada mais outra canção quente da banda, cheia de riffs e mais riffs, e declaro aqui, foi muito bom ser levado mais uma vez, ao passado, nos loucos anos 70 nesta apresentação do KISS

    Paul Stanley se engana e chama a seguinte de Watchin You, mas retorna para dizer: " também conhecida por Parasite ". Na apresentação desta, ele rebola muito enquanto Gene canta mais um hard rock aclamado pela multidão presente. O peso é mantido com She e é aberta a lacuna para os longos solos perfeitos de Tommy com uma linda guitarra Gibson Les Paul preta ( claro que comparado com a técnica e habilidade com a Gibson do verdadeiro Space Ace é outra coisa, mas o cara manda muito bem ) aliás, nos solos, Tommy disparava foguetes com alto poder da sua guitarra, literalmente como se estivesse com uma espada que disparasse raios de força contra os inimigos.

    Foi chegado a hora correta de Watching You e esta encorpada canção do álbum Hotter Than Hell, foi mais uma que foi tocada com habilidade ímpar. 100.000 Years exibiu os disparos do encouraçado sonoro da bateria de Eric Singer que além de realizar um solo dos mais pesados que já vi ( com velocidade semelhante quase a um thrash ), seu palco de bateria literalmente sai voando para o delírio ainda maior dos fãs, depois Paul pega o microfone fica girando sem parar em meio a novas labaredas de fogo, gritos e uma plena histeria de adrenalina por parte dos fãs.

 

    Gene canta  a  Cold Gin, nos surpreendendo com apresentação de uma das clássicas há muito tempo não vista aqui, e foi executada com toda a magnitude que só Kiss nos pode oferecer e o agito foi geral. Uma das mais legais da noite foi sem dúvidas Let Me Go Rock´n´Roll, nesta faz Paul realiza um "foi-fiu" na guitarra. Black Diamond, Paul reverencia a platéia mais uma vez, e começa a tocar Stairway To Heaven do Led Zeppelin, e começa cantar os primeiros versos e o êxtase coletivo vai ficando ainda maior, mas ele então para e brinca: "Vocês querem esta música? Não, hoje não...",  e começa a tocar a inigualável Black Diamond, e depois quem assume os vocais deste hino é Eric Singer para que Gene e Paul possam fazer suas estripulias pelo palco ( como tocar deitado ).

    Encerrando esta primeira parte do show tivemos a inconfundível Rock And Roll All Nigth e uma imensa e intensa chuva papéis picados é jogada criando um efeito inesquecível e foram tantos papéis que por instantes chegamos a perder os nossos heróis na vista do palco, e o mais interessante foi que a banda exibia a letra no telão para que cantássemos junto com eles cada verso, e fizéssemos parte da festa. E nesta música, Paul Stanley quebra sua guitarra mostrando uma vitalidade e energia que inflamam ainda mais a todos os presentes.

    Depois eles saem do palco, e com os "oooo oooo ooiehh" de I Love It Loud cantados e gritos de "We Want KISS" os fãs chamam a banda de volta ao palco. Voltaram empunhando uma bandeira do Brasil e um poster da banda, Paul novamente diz que aqui é especial e nos pergunta: "Vocês querem voltar para casa?" é claro que a resposta foi negativa, e ele completa:  "Nós também não. Então vamos tocar mais para vocês.". Dito isso tocam mais outro grande sucesso com Shout It Out Loud com muitos fogos sendo atirados aumentando ainda a beleza do espetáculo.

    Lick It Up, um dos maiores sucessos do KISS sem as máscaras foi a seguinte, com Gene mexendo sua língua como nunca, lambendo o baixo ( que agora era de estilo machado ) e fazendo suas dancinhas cheias de conotações sexuais, enquanto Paul cantava e rebolava bastante nessa música, aliás, disse também que gostaria de lamber muitas das garotas presentes, o que aumenta ainda mais a excitação é claro; mas agora falando em técnica, Tommy Thayer finalmente se sobressai nos fazendo esquecer por um instante da figura de Ace Frehley, pois ele fez gritar sua Gibson com a categoria de um Gibson Hero que o antigo Space Man tinha. Detalhe, nessa música eles passaram por trechos de Won´t Get Fooled Again do The Who novamente, especialmente quando Tommy, Paul e Gene se juntaram no palco.    

    Então Gene Simmons recebe uma forte luz verde no rosto e instantes depois com efeitos sinistros extraídos do seu baixo, ele literalmente começa a jorrar "sangue" pela boca e sobe ao topo do palco para que lá de cima começasse a cantar a pesada I Love Loud ( do Creatures Of The Night ) e com isso pudesse ver todas os presentes do KISS Army na Arena Anhembi. A reação foi uma maravilhosa explosão de energia que é praticamente impossível descrever nesta resenha.

       Os fogos de I Was Made For Lovin´ You, do álbum Dinasty, trouxeram um momento mais dançante no show e via-se mesmo as pessoas se mexendo pela pista e notadamente felizes. Para Love Gun Paul Stanley anuncia: "Eu estou aqui no palco, mas o meu coração está aí embaixo, com vocês. Eu quero chegar perto de vocês... Vocês me querem aí?". Com a certeza da resposta positiva, ele passa por cima de nós que estávamos na pista VIP e vai até a torre de som e iluminação para cantar esse sucesso lá, e uma coisa muito curiosa aconteceu, você não sabia se olhava ele na torre ou no resto da banda realizado uma performance fantástica do outro lado.

    O sempre comunicativo Paul Stanley desta vez avisou que São Paulo é a cidade do rock ( e é mesmo, haja visto que a platéia paulista sempre empolga mais ) e então tocam Detroit Rock City, clássico do álbum Destroyer que foi cantado por todos os presentes numa explosão de felicidade. E falando em explosões, nesta música que fechou a apresentação do KISS em São Paulo, fogos, luzes e foguetes não faltaram, tanto que após a banda se reunir no palco para uma foto com os fãs, a queima de fogos foi outro ponto praticamente indescritível. No telão uma saudação de 'Thank You'  foi exibida e o sample de God Give Rock´n´Roll To You.

    Quem foi neste show terá muita história para contar e como prega o refrão a música "Rock And Roll All Night A Party Every Day", com o KISS a festa é todo dia. E já espero que eles não demorem mais 10 anos para voltar ao Brasil, pois precisamos curtir novamente uma festa desse porte novamente e o quanto antes. Segundo a própria banda, eles estão preparando um novo álbum de estúdio para este ano, então, a torcida para que a futura tour venha no Brasil logo já começou, como os legionários do KISS Army gritaram durante o show: We Want KISS!!!.

Por Fernando R. R. Júnior
Fotos: Marcelo Rossi
Agradecimentos à Denise Catto - Media Mania - www.mediamania.com.br
Abril/2009

Set List
01 - Deuce
02 - Strutter
03 - Got To Choose
04 - Hotter Than Hell
05 - Nothin’ To Loose
06 - C’Mon And Love Me
07 - Parasite
08 - She
09 - Watchin’ You
10 - 100.000 Years
11 - Cold Gin
12 - Let Me Go Rock ‘n’ Roll
13 - Black Diamond
14 - Rock & Roll All Nite
Bis
15 - Shout It Out Loud
16 - Lick It Up
17 - I Love Tt Loud
18 - I Was Made For Lovin’ You
19 - Love Gun
20 - Detroit Rock City

 

Descrição:
Número de imagens: de

 

Voltar para Shows