Noite Celta com Tuatha de Danann, Skaldicsoul e Dundalk
Sábado, dia 20 de junho de 2009 no Blackmore Rock Bar em São Paulo/SP

Uma noite Mágica no Blackmore

    Aconteceu nesse último sábado, 20 de junho, durante o mês de comemorações pelo sexto aniversário do Blackmore Rock Bar, uma noite muito especial dedicada a fabulosa e rica música celta e sua influência no trabalho de algumas bandas nacionais. No ar, fadas, duendes, gnomos, elfos, leprechauns e até cluricauns tingiam de verde a atmosfera e emprestavam ao ambiente, um cheiro de floresta encantada. Evidentemente que a banda especial convidada para essa festa, deveria ser a mineira Tuatha de Danann que desde 1995 vem desenvolvendo um trabalho único, mesclando o heavy metal às características marcantes da cultura celta.

 

    Fizeram parte da programação, também, as bandas Dundalk que com um violão, uma flauta, um violino e um tambor, moveu a galera a pular e dançar durante a meia-hora em que estiveram no palco e a SkaldicSou” ( de Jundiaí/SP  ) com o seu folk/viking metal, aparamentado pelo tradicional kilt, fez com que os mais exaltados abrissem roda no salão para vibrar ao som pesado da banda.

Dundalk

Tuatha de Danann

    Mas foi por volta das 2 horas da manhã que a casa realmente pegou fogo. Era a vez de Bruno Maia, Rodrigo Berne, Rodrigo Abreu, Giovani e Edgard Brito entrarem no palco. E foi com a música The Oghma’s Reel que a viagem encantada começou. Uma introdução estendida e avassaladora para a música, executada apenas com o violino de Roger Vaz ( o convidado especial que tomou parte dessa trip ) e o teclado de Edgard Britto, criam um clima de festa e viagem para que o resto da banda pudesse ir entrando no palco aos poucos. Nem é preciso dizer que nessa hora todos os fãs presentes, espremiam-se na frente do palco gritando e pulando para receber o povo mineiro da Deusa Danú!

    Entre flashes e sorrisos escancarados da platéia, segue-se a maravilhosa Believe it’s True introduzida por violão e flauta, que põe todo mundo a cantar como que dizendo, sim, nós acreditamos nos anões verdes e cogumelos vermelhos mencionados na letra! E logo percebemos que a banda está à vontade no palco, feliz e confiante de que aquela será mais uma noite de sucesso. Lover Of The Queen, que assim como as anteriores também faz parte do mais recente álbum da banda ( Trova de Danú - 2004 ) é a próxima canção que tem o seu refrão acrescido de quase 300 vozes que formavam a platéia da noite.

    Mas tudo fica ainda mais encantado quando a próxima música Brazuzan - Taller Than A Hill compartilha sua história extraordinária com a platéia que entoa o coro a plenos pulmões, trazendo de volta à vida o homem mais alto do que uma árvore. Extraordinários solos de guitarra emprestam ainda mais energia à música que termina em clima de festa e celebração. Segue-se A Song For Oengus que é uma faixa bônus do álbum Trova de Danú e Bruno comenta que nunca haviam tocado essa música em São Paulo. Um maravilhoso trabalho de guitarras pesadas e marcantes, com uma forte dose de rock progressivo e claro, com teclados viajantes e bandolins, num arranjo forte e marcante.

    É incrível notar também o maravilhoso trabalho vocal de Rodrigo e Giovani que complementam as histórias contadas por Bruno. Agora é a vez de The Dance Of The Little Ones do álbum TingaralatingaDun ( de 2001 ) e Bruno pegando uma cervejinha convida a todos  a descontrair e fazer parte da dança dos pequeninos que comemoram a vida sem morte, sem choro, sem vergonha ou disfarce. E a platéia acompanha o ritmo contagiante da música batendo palmas o tempo todo. É fantástico notar a mistura de elementos no trabalho do Tuatha.

    A seguir a banda encaminha a platéia para um passeio na floresta com a incrível Tan Pinga Ra Tan ( também de 2001 ) que mais uma vez conta com um coral adicional de quase 300 vozes enquanto que as guitarras de Rodrigo Berne e Bruno Maia costuram a melodia com rifs fortes e pesados. E chega a maravilhosa Bella Natura ( do disco Trova Di Danú  - 2004 ) que nos adverte a parar,  pensar e cuidar do nosso planeta, antes que não tenhamos nenhum lugar para viver. O trabalho da flauta nessa música é muito bonito e destaca-se entre os rifs de guitarra e os gritos de convite à ação. Em seguida a banda faz uma brincadeira e toca um pedaço da música Born To Be Wild” do Steppenwolf. Nem é preciso dizer que a galera foi ao delírio.

    Ainda homenageando a grande mãe natureza, a banda apresenta a lindíssima Us ( do primeiro cd de 1999 ) cheia de flautas, violão e percussão. Segue-se Land Of Youth ( Tir Nan Og ) também do mais recente álbum Trova Di Danú, com um maravilhoso solo de teclado, duetos de bandolim e flauta num clima de festa. Chega o momento da tão esperada Finganforn,  o amigo que mora na colina e que a banda escolheu para denominar, carinhosamente, todos os amigos e fãs que acompanham o trabalho do Tuatha. E o convite "Let's go! To the magic palace of Finganforn” contagia todos os presentes. A noite mágica é encerrada com a lindíssima The Last Words ( de2002 ), com a qual a banda participou da coletânea William Shakespeare’s Hamlet, lançada em 2001 pela Die Hard Records. Na letra, as últimas palavras do Rei Hamlet que morre envenenado. Aqui pudemos conferir o trabalho primoroso executado por Bruno Maia com uma flauta transversal. Lindíssima melodia para encerrar uma lindíssima noite!

    Apesar de quase duas horas de show, a galera presente não queria ir embora! Certamente foi mais uma apresentação coroada de sucesso tão merecido por esses mais de 10 anos de trabalhos. Esperamos ter o prazer de revê-los muito em breve.

Texto e Fotos: Lu Wolff
Junho/2009

Set List do Tuatha de Danann

The Oghma’s Reel
Believe it’s True
Lover of the Queen
Brazuzan – Taller than a Hill
A Song for Oengus
The Dance of the Little Ones
Tan Pinga Ra Tan
Bella Natura
Us
Land of Youth (Tir Nan Og)
Finganforn
The Last Words

Voltar para Shows