Steve Grimmett
Abertura: Darkness In Flames
Terça, dia 23 de junho de 2009 no
Inferno Club em São Paulo/SP

   Steve Grimmet tem uma vasta história no Heavy Metal, sendo considerado uma das vozes mais originais e poderosas da cena. Como vocalista da banda Grim Reaper, Steve conquistou o sucesso durante os anos 80 com três aclamados álbuns de estúdio, além de alguns singles, clipes na MTV e muitas apresentações. Após o Grim Reaper, Steve passou um período curto com a banda Onslaught e fez parte da banda Lionsheart, uma banda de metal melódico cujo álbum de lançamento conquistou o mainstream Japonês.

    No início de 2006 Steve montou uma banda para fazer uma série de shows pela Europa, apresentando um set inteiro de músicas do Grim Reaper e a idéia foi extremamente bem sucedida. Entre os músicos estava o guitarrista Ian Nash com quem havia trabalhado na banda Lionsheart. E foi ao voltar para a Inglaterra que Steve e Ian começaram a preparar material para o que viria a ser uma nova banda: The Steve Grimmett Band. As músicas para o álbum de estréia intitulado  Personal Crisis estavam prontas em 2007.

    Pela primeira vez no Brasil, Steve Grimmett participou no dia 20 de Junho, do Marreco’s Fest que acontece em Brasília. Um festival que reúne há oito anos o melhor do metal da região. Sua segunda apresentação aconteceu no último dia 23/06, terça-feira e rolou no Inferno Club para a alegria das quase 500 pessoas que estavam presentes na casa. Apesar da parca organização, a noite foi muito legal.

    Por volta das 21:30hs entrou no palco a banda Darkness in Flames, formada por Aivan Moura, Rafael Orsi, João Lucio e João Gobo, para fazer a abertura da noite. Interessante mencionar que eles também abriram o show para a banda Grave Digger em 2008. Os meninos mandaram o seu metal super bem, com garra e determinação e fizeram a galera prestar atenção e agitar durante pouco mais de meia-hora, tempo em que estiveram no palco da casa.

    Após a abertura, um intervalo que parecia não acabar nunca mais. Os fãs presentes estavam ficando impacientes porque o show de Grimmett que havia sido anunciado para as 22 horas,  acabou acontecendo por volta das 22:30hs, porque fomos informados, posteriormente, que houve um problema com o microfone dele. Mas mesmo assim, ninguém arredou o pé da frente do palco até que finalmente Steve Grimmett entrou.

     E a festa começou com Rock You To Hell ( do álbum com o mesmo nome, lançado em 1987 ). A princípio Grimmett estava meio parado no palco, talvez tentando sentir a casa e seus fãs, mas isso durou bem pouco, porque já na segunda música, Night Of The Vampire”, ( cujo demo não foi aprovado pela gravadora americana RCA na ocasião ), ele começou a andar pelo palco de um lado para o outro, tentando chegar perto de todos os fãs presentes que se espremiam na grade para ficar bem perto do ídolo.

    Nesse intervalo Steve Grimmett dirige-se à platéia pela primeira vez dizendo: “São Paulo, you fuckin’ Rock!". A terceira música apresentada por Grimmett foi Lust For Freedom” ( do mesmo álbum ) e aí a gente já percebia que ele estava bem mais à vontade, soltando mais a voz que ajudou a colocar a banda Grim Reaper entre uma das grandes representantes do NWOBHM ( para quem ainda não sabe, New Wave of British Heavy Metal ).

    Para a próxima Wrath Of The Reaper, Steve bem mais solto no palco, conversa um pouco com a platéia perguntando: “Como vocês estão? Estão curtindo?” e comenta: “Eu estou curtindo muito! Essa é a minha primeira vez no Brasil e estou adorando! Certamente voltarei mais vezes”. E isso certamente faz a galera pirar. Segue-se Liar ( do See You In Hell - 1984 ) e Steve pede para a galera cantar com ele o refrão da música. Nesse momento ele pega uma filmadora e com um sorriso no rosto, filma a galera agitando e vibrando. Visivelmente feliz, ele ainda comenta: “Maravilhoso!!!”.

    A próxima música é Fear No Evil  ( do álbum de mesmo nome de 1985 ) e aqui o delírio coletivo. A galera cantou a plenos pulmões e alguns mais exaltados, subiram no palco para dar o tradicional mosh. Os seguranças da casa tentavam impedir que o pessoal subisse no palco em vão. Nesse momento alguém da galera atira uma camiseta para ele que a abre e agradece.

 Agora ele anuncia a próxima música e comenta que nunca mais a cantou desde que saiu do Grim Reaper e a música é Never Coming Back, do álbum Fear No Evil de 1985. Mais uma vez a platéia o acompanha cantando o tempo todo. Sempre apresentando a próxima música, chega a vez de Rock Me Till I Die ( do álbum Rock You To Hell - 1987 ). Para a seguinte, ele apresenta os músicos que o acompanham na ocasião. Três brasileiros originais de Brasília/DF que o acompanharam no Marreco’s Fest e que mandaram muito bem. Fábio Marreco - guitarra, Fábio Lontra - baixo e Helder Bomfim - bateria. E começa All Hell Let Loose ( também do See You In Hell - 1984 ). Nesse momento alguém atira alguma coisa nele que acerta sua cabeça em cheio, mas que felizmente não o machuca... E fico aqui imaginando, quem poderia fazer uma coisa dessas...

       Segue-se Now Or Never, Lay It On The Line e Matter Of Time, três numa tacada só! E Grimmett pede para a galera fazer ainda mais barulho para começar a última música do set, Final Scream. Ele se despede da platéia e sai do palco. Em uníssono a galera começa a chamá-lo de volta e poucos minutos depois lá está ele para apresentar uma das mais esperadas na noite, See You In Hell e brincando, faz uma alusão ao nome do lugar “Inferno”.

    A empolgação nessa música é tanta, que Grimmett pede para a banda parar para poder ouvir melhor a platéia cantando ensandecida “See You In Hell My Freind!!”. Certamente um dos momentos altos do show e que naturalmente fez com que Grimmett deixasse o palco satisfeito e realmente com vontade de voltar a São Paulo. Agradecendo muito, repetindo “Thank you very much indeed, I Love You, God Bless You”, Steve Grimmett deixa definitivamente o palco do Inferno Club.

    A galera ainda com um gostinho de quero mais, vai deixando o local aos poucos, mas alguns permanecem na esperança de encontrar frente a frente com seu ídolo, segurando álbuns e fotos na mão, no afã de conseguir um autógrafo. Mais ou menos 20 minutos depois do término do show, Steve Grimmett resolve atender seus fãs e sai para o salão acompanhado de dois seguranças. A galera se amontoa ao redor dele e provavelmente em vista disso, Grimmett permanece apenas alguns poucos minutos e é retirado correndo pelos seguranças. Segundo soubemos, posteriormente também, os fãs foram recebidos no piso superior da casa e Steve Grimmett atendeu aproximadamente 100 pessoas. Vamos aguardar que Steve cumpra a promessa e volte ao Brasil em breve.

Texto:  M. Lourdes M. Azevedo ( Lu Wolff )
Fotos: Natalia Chariot
Julho/2009
Comente esta resenha no My Space Oficial do Steve Grimmett
 
www.myspace.com/stevegrimmett

Set List

- Rock You To Hell
- Night Of The Vampire
- Lust For Freedom
- Wrath Of The Reaper
- Liar
- Fear No Evil
- Never Coming Back
- Rock Me Till I Die
- All Hell Let Loose
- Now Or Never
- Lay It On The Line
- Matter Of Time
- Final Scream
- See You In Hell

Voltar para Shows