Stratovarius - Polaris World Tour
Terça, dia 20 de outubro de 2009 no Citibank Hall em São Paulo/SP
 

    Aconteceu no último dia 20 de Outubro, no Citibank Hall aqui em São Paulo/SP, a apresentação da banda finlandesa de Power Metal, Stratovarius, formada por Timo Kotipelto no vocal, Jens Johanson nos teclados, o jovem de 25 anos Matias Kupiainen na guitarra ( substituindo nada mais nada menos que o lendário Timo Tolkki que saiu da banda e hoje segue em outros projetos como o Revolution Renaissance ), Jörg Michael na bateria e Lauri Porra no baixo. Os finlandeses voltaram ao Brasil após três anos, desta vez para a tour de divulgação do novo álbum Polaris, lançado neste ano de 2009 ( lembrando que a última vez foi no Live'N'Louder de 2006, veja máteria ). 


    O show previsto para ter início às 21:30 horas, aconteceu com pontualidade britânica. Por se tratar de uma terça-feira, a casa demorou bastante para encher. Às 20:30 horas dava-se a impressão de que o público seria pequeno para prestigiar a banda, mas faltando poucos minutos para o início do show, já podíamos conferir com alegria, a casa bem cheia, com fãs sedentos pela apresentação que estava prestes a começar.

    Com muita energia e força, a banda entra no palco com a música Destiny ( do álbum de mesmo nome de 1998 ) arrancando gritos histéricos da platéia que se espremia na boca do palco para conferir o mais perto possível a performance de seus ídolos. E a banda veio para arrebentar. A música seguinte foi a soberba  Hunting High and Low ( do Infinite 2001 ) e os meninos da banda estavam super empolgados. No primeiro intervalo, Timo comentou que era muito bom estar de volta ao Brasil e perguntou se a galera presente estava bem. A resposta foi uníssona!!!

    A terceira música apresentada foi Speed Of Light ( do Episode de 1995 ) e o pique da banda pareceu aumentar ainda mais, acompanhando a galera que gritou e cantou o tempo todo. The Kiss Of Judas do álbum Visions foi a música seguinte. A banda não estava deixando nem espaço pra gente respirar entre uma música e outra, mantendo a energia do local sempre no ponto máximo com uma seqüência de três clássicas das antigas.

    A presença de palco e simpatia do frontman Timo precisam ser destacadas. Isso, claro, sem esquecer da competência incrível de todos os músicos da banda. A primeira do novo álbum Polaris apresentada na noite foi a Deep Unknown que começou rasgando após uma pequena pausa da banda para que Timo agradecesse mais uma vez a calorosa recepção da platéia. A Million Light Years Away foi a próxima e Timo jogou uma garrafinha de água para a platéia que se espremia e derretia na frente do palco, apesar do friozinho que estava fazendo. Aliás, essa foi uma de muitas. Nesse momento inicia-se um solo de baixo e teclado e Johanson faz um trabalho maravilhoso sobre um trechinho de “Bach” que deixou todo mundo de boca aberta. Simplesmente fantástico! 

     A banda volta para apresentar a linda e nova balada Winter Skies e mais uma vez a platéia delira com a magia lançada por esta música. Nem é preciso mencionar a habilidade de cada um dos músicos da banda e ficou muito claro a grande influência que todos têm de música erudita. Interessante mencionar ainda que o som da casa estava simplesmente perfeito.

    Phoenix, outra do álbum Infinite, veio na seqüência e após essa, mais um show de solos, dessa vez guitarra e baixo duelando durante aproximadamente 15 minutos. Parece muito tempo para um solo, mas o brilhantismo dos músicos fez com que esse tempo voasse. Foi Lauri Porra quem começou com uma frase de baixo, como que chamando Matias Kupiainen a segui-lo e esse último não deixou por menos, aliás, fica o registro ele soube segurar muito bem as seis cordas da banda, afinal, substituir um ícone como o Timo Tolkki não é uma tarefa fácil. Técnica, agilidade, bom gosto, swing e influência de diversos ritmos diferentes que poucos ousariam, são as marcas características desse duelo inesquecível.

    Durante o solo de baixo, uma brincadeira de Laurie arrastou toda a platéia a participar. Ele fazia uma frase no baixo e ao microfone dizia “Que Porra”, numa divertida alusão ao significado da palavra em português. Logo em seguida, ele fazia a frase no baixo e a platéia repetia a plenos pulmões: “Que Porra”, embarcando na brincadeira. É impressionante observar Laurie Porra tocando baixo... Matias Kupiainen volta ao palco e sola um trechinho de Por Elise de Beethoven e Laurie começa a acompanhá-lo. Ao final do trecho, Laurie diz mais uma vez “Que Porra” e Matias, rindo, diz “Marguerita”.

    Forever is Today, outra do novo trabalho, é a próxima música e o batera Jörg Michael parece uma locomotiva ao fundo. Timo agradece mais uma vez a platéia e diz: “Vocês são fantásticos”, o que leva todo mundo a entoar um coro “Timo, Timo”. Para a antiga Twilight Symphony, Timo dirige o microfone à platéia que entoa o refrão. Mais uma do novo cd com Higher We Go e Timo comenta que está se sentindo no paraíso e ensina a platéia a repetir algumas palavras em finlandês. Infelizmente não entendi o suficiente para anotar e repetir aqui pra vocês. A bela Paradise do álbum Visions garante a alegria dos fãs é a seguinte e nesse momento, alguém atira uma bandeira brasileira no palco que Timo apóia sobre os retornos. Perguntando se a platéia quer ouvir mais uma, ele começa Eagleheart do controverso, mas muito bom, Elements Pt I, encerra o set list da noite.

    Um intervalo acontece e sob gritos incessantes da platéia a banda volta para fazer a balada Forever do Episode dedicada ao avô de Timo Kotipelto, depois foi a vez da emocionante Father Time e para anunciar a última música da noite, Timo brinca e diz “última música não falava sobre vermelho, azul ou amarelo, mas sim sobre preto”, pronto, foi a deixa para que Jens Johansson tocasse a introdução da clássica Black Diamond do Visions, indiscutivelmente, um final muito aguardado e um verdadeiro espetáculo à parte. Todos saíram do Citibank Hall com sorrisos de orelha a orelha e naturalmente ficarão torcendo para que a banda volte ao Brasil em breve. Esperamos estar por lá também para conferir.

Texto e Fotos M.Lourdes M. Azevedo
Outubro/2009

Set List:
Destiny
Hunting High And Low
Speed Of Light
The Kiss Of Judas
Deep Unknown
A Million Light Years Away
(Bach)
Winter Skies
Phoenix
(Guitar/Bass solo)
Forever Is Today
Twilight Symphony
Higher We Go
Paradise
Eagleheart

Forever
Father Time
Black Diamond

 Galeria de Fotos do Stratovarius

Descrição:
Número de imagens: de

Voltar para Shows