Venom
Abertura: Genocídio, Doomsday Ceremony e Nervochaos
Sábado, dia 12 de dezembro de 2009 no Victoria Hall em São Caetano do Sul/SP

“Lay Down Your Souls To The Gods Rock And Roll”

    Depois de 23 anos eis que o improvável aconteceu, os lords of Black Metal, criadores indiscutíveis do sub gênero em questão voltaram ao Brasil! Improvável sim, depois do resultado negativo que foi o desfecho da tour de 86 entre Venom e Exciter pelo nosso país todo que todos os bangers já sabem de cor ( para quem não sabe recomendo uma visita ao belo site www.venombrasil.hpg.ig.com.br )... mas vamos nos ater ao show deste fim de 2009.

 


Crédito: Danilo Guedes

    Era 12 de dezembro de 2009 e o Venom se apresentaria no Victoria Hall em São Caetano do Sul ( região do famoso ABC paulistano ) com abertura das bandas Doomsday Ceremony, a veterana Genocídio e os aclamados Nervochaos que começariam a tocar às 22:00hs mas com toda aquela chuva me atrasei e cheguei na casa às 22:15 hs perdendo os shows das bandas de abertura, vi apenas um pedacinho do Nervochaos, pois os shows começaram com uma hora de antecedência, mas o Venom eu vi inteiro ( não graças aos seguranças e uns tipos envolvidos na organização ou sei lá o quê que fizeram um certo esforço para que alguns repórteres como eu não cobrissem o show como deveria mas isso é outro papo ).

    Eis que por volta das 23:40 uma intro carregada de clima começa a estremecer o Victória Hall ( que se encontrava com sua lotação pela metade ) e eis que surge ao palco a mitológica figura de Count Cronos do jeitinho que sempre vimos nas revistas ( um pouco mais careca é claro, mas com a voz impecável ) seguido por seus novos discípulos Danté ( um exímio baterista que agitou demais o público com suas batidas certeiras ) e o novo guitarrista Rage que não deixou a peteca cair em nenhum instante, esbanjando uma vitalidade jovial que só veio somar na nova encarnação deste monstro do metal chamado Venom!

    E logo explodem nos PA’s os acordes de Black Metal, clássico indubitável de Heavy Metal que originou o sub gênero que o batizou. Chegava arrepiar ouvir todos cantando a plenos pulmões ‘...Lay down your souls to the gods rock and roll...’, seguida da não menos clássica Welcome To Hell que traduzia em palavras o que a gente realmente sentia. De clássicos esta noite estava cheia, pois ainda ouvimos entre novas e antigas "Bloodlust", "Antechrist", "Hell", o hino Countess Bathory seguida pela antológica The Seven Gates Of Hell entre tantas outras com pontos altos na gigantesca At War With Satan que tomava todo um lado do LP de mesmo nome lançado em 1984 e que marcou época no Brasil, além de Ressurection do play de 2000, a imperial Warhead que deu destaque às porradas de Danté na bateria e claro, Metal Black de 2006.

    Vale destacar que toda vez que o performático Cronos ia falar ao público ele pronunciava São Paulo ao invés de São Caetano ( que era onde nós estávamos mas que seria muito mais difícil dele pronunciar...rs ) e também ressalto as mancadas no som que por muitas vezes deixava a gente sem ouvir a voz de Cronos e que falhou entre as músicas Inferno e Warhead deixando um buraco no meio do espetáculo que é o show da banda.

    Após uma breve pausa a banda volta com aquele que provavelmente era um dos hinos mais esperados da noite In League With Satan emendado com Witching Hour que encerrou essa magistral noite de metal puro exatamente às 01:15 da madruga. Com uma hora e trinta e cinco minutos de show me senti satisfeito com o que presenciei, tento visto e ouvido todos os clássicos que esperava de um show do Venom, incluindo músicas novas que muito me agradam e saí de lá satisfeitíssimo, tirando a atuação de alguns mortais que lá trabalhavam como já expliquei antes, mas o que importa mesmo é o Heavy Metal no coração e a satisfação de ter visto mais um magnífico show na minha vida. Longa vida ao Venom!!!

Por Alexandre WildShark
Fotos: Venom - Rock On Line e Nervochaos - Alexandre WildShark
Agradecimentos à Miriam Martinez
Dezembro/2009

Set list Venom
1. Intro
2. Black Metal
3. Welcome To Hell
4. Bloodlust
5. Antechrist
6. Hell
7. Countess Bathory
8. The Seven Gates Of Hell
9. Buried Alive
10. Straight To Hell
11. Burn In Hell
12. Possessed/Schizo/Live Like an Angel (Die Like a Devil) !
13. The Evil One
14. Resurrection
15. At War With Satan
16. Warhead
17. Metal Black
bis
1. In League With Satan
2. Witching Hour

Voltar para Shows