Angra - Aqua World Tour
Sábado, dia 13 de novembro no Citibank Hall em São Paulo/SP

    Que o Brasil anda recebendo bandas internacionais de Hard e Metal praticamente toda semana, o leitor deve saber e que bandas nacionais andam fazendo grandes shows, provavelmente o leitor deve saber também. O Angra resolve então fazer uma apresentação grande no Citibank Hall e será que iriam atrair muitos fãs depois de toda essa enxurrada de shows em 2010? Sim, e atraíram mesmo. E não só adolescentes como muitos acham que é para eles que o Angra faz música, mas o que pouco se viu lá foram jovens com menos de 20 anos. Centenas de fãs entre os 20 a 30 anos e outra tantas centenas entre 30 a 40 anos estavam presentes nos local e alguns acima dos 40 anos de idade mostram que não tem essa de som para adolescentes e que a banda é muito querida.

    A introdução começa com Viderunt te Aquae e gritos da platéia anunciam a alegria deles com a banda e logo a seguir os músicos começam a tocar Arising Thunder até que Edu Falaschi entra no palco correndo e mais gritos surgem, afinal um vocalista é em sua maior parte o porta-voz da banda. A platéia começa a cantar bem forte e entusiasmada como se a música fosse um clássico antigo da banda, coisa que deixou visivelmente os músicos muito alegres. E o público é tomado pela euforia da terceira música, o clássico Angels Cry, música esperada por todos os fãs da banda. São músicas como essa que oscilam o humor da platéia nos shows, pois nem sempre todas as bandas desfilam clássicos em seus shows e sempre tem as músicas mais esperadas, os hinos, por assim dizer.

     Waiting Silence vem logo a seguir e aí tudo parece já estar dentro dos conformes, com a banda dando uma boa resposta ao público com sua performance. Uma pena era que o som das guitarras estava mais baixo do que os outros instrumentos pelo menos na hora da base, pois os solos foram ouvidos. Edu anuncia então, que a próxima música foi ensaiada apenas no dia anterior e para a euforia dos fãs Streets Of Tomorrow esquenta o Citibank Hall quase pondo-o abaixo. A seguir alguns sons da banda são tocados, entre eles a música Lisbon, o que deixou muitos satisfeitos naquela apresentação que durava apenas cerca de 40 minutos até então.

    Depois de Lisbon a banda apresenta The Voice Commanding You com Rafael Bittencourt nos vocais seguida por Lease Of Life com Edu nos teclados. Edu sai do palco, alguns ajustes rápidos são feitos e começa a parte acústica do show com Wishing Well, a surpresa com a inesperada Make Believe e Bleeding Heart, que foram cantadas pelo fãs com bastante energia e emoção. A voz de Edu vira e mexe oscilava no microfone, não podendo determinar se ali ele teve alguns problemas para cantar ou o técnico de som não havia regulado direito, pois no começo do show a sua voz estava altíssima. Quanto a parte técnica a bateria  era o melhor instrumento ouvido, seguida pela voz e pelo baixo que tinha seu destaque nas músicas que o baixo se destaca em estúdio ou que introduz alguma música. Novamente afirmo que as guitarras que não estavam muito audíveis. Bom, problemas acontecem.

    O show já estava lá pelos seus 80 minutos e a apresentam as músicas “Awake From Darkness”, “Nothing To Say” e “Heroes Of Sand”. Dessas três músicas, claro que em Nothing To Say a platéia não ficou quieta e de novo a temperatura subiu fazendo quase todos cantarem a música e agitarem com a cabeça em movimentos moderados claro. A banda saiu do palco dando 'tchau' pra todos indicando aquele manjado retorno para o bis, e retornaram com Rebirth, cantada por todos e dando uma pausa na agitação geral, afinal o clima da música é mais ameno, lento, por assim dizer. A seguir, a trinca “Unfinished Allegro/Carry On/Nova Era“ foram tocadas uma colada na outra como um medley. Daí poderíamos esperar que seria o final do show, depois de quase duas horas de repertório, mas não. A banda voltaria ao palco para mais alguns momentos com os fãs.

    O Angra resolve então fazer uma surpresa aos fãs tocando três covers, se bem que a última música não sei se foi gravada realmente pela banda para um famoso desenho animado, que você verá logo a seguir. Edu avisa que vão trocar de instrumentos para tocar uns covers e logo brinca dizendo que vão tirar uma música do Dream Theater, que a platéia entendeu como brincadeira e nem se animaram. Então Kiko vai para o baixo, Felipe vai para a bateria, Ricardo Confessori e Edu vão para as guitarras e Rafael vai para o vocal. Rafael canta em seu álbum solo e nos shows sobre esse álbum e canta bem, e avisa ao público que vão fazer uma homenagem ao Dio, o nosso deus do Heavy Metal, que imediatamente a platéia responde com gritos e aí ele anuncia a música Heaven And Hell do Black Sabbath e lá vão eles mandando ver, mas com certas limitações. Rafael canta bem, mas a voz dele não combinou com a música, embora tenha passado sentimento ao cantar nas partes mais marcantes como o coro com voz com a platéia e o refrão. A música não ficou 100%, mas ficaria melhor se cada um estivesse em seus instrumentos.

    Agora Kiko vai para os vocais, Rafael pega o baixo e os demais continuam onde estão. Eles avisam que essa música é de uma banda com quem o Angra irá tocar no ano que vem durante o Rock in Rio e antes que ele anuncie que é o cover do Metallica a platéia ia ao delírio. Começam os acordes de For Whom The Bells Tolls e lá vai Kiko para a voz, que convenhamos não ficou muito legal. Ele cantou tentando imitar a linha vocal do James Heatfiled e ficou uma versão engraçada. Notava-se que ele lia a letra da música num grande papel preso ou colado na caixa de retorno ou no chão do palco. Mas a platéia curtiu mesmo assim e no final ele gritou “Yeah!” que foi idêntico a um grito do Ultraman, seriado japonês do final dos anos 60, que foi reprisado no Brasil em 1980 e durou até 1984 em muitas emissoras pelo país. Até comentei com um redator da revista Guitar Player que estava ao meu lado e tinha visto a passagem de som da banda mais cedo que o grito se parecia com o do Ultraman e ele riu.

    A música termina e antes do novo troca-troca, Edu puxa a introdução de Two Minutes To Midnight do Iron Maiden, mas não é seguido pelo baixo e bateria e segundos depois encerram o riff. Felipe vai para a outra guitarra e a bateria fica ao cargo de Kiko. Edu reassume os vocais. Felipe, muito animado, toca então, a introdução de uma música de Yngwie Malmsteen apenas para aquecer. E olha que se deixassem ele ia se empenhar ali nas seis cordas. Edu pede que antes da próxima e ultima música ele queria gravar um vídeo para a sua filha Mikaela, de dois anos de idade que fazia aniversário naquele dia, então alguém da produção filma a platéia cantando “parabéns pra você”  para que a garota assistisse quando fosse mais velha e o público colabora cantando com um brado forte a plenos pulmões. O alegre e satisfeito pai avisa que a música a seguir eles tocam em convenções de Animes e é um dos temas dos Cavaleiros do Zodíaco, ao qual o redator da Guitar Player me pergunta se foram eles que compuseram a música para o desenho, coisa que eu não soube responder. A música segue cantada tanto pelos que tinham menos de 20, quanto por alguns com mais de 30 anos.

    O show encerra-se depois da 0:15 e o povo começa a debandar de forma rápida e ordenada, deixando banda, amigos da banda e público satisfeitos, mostrando que o Angra tem há muito tempo seu nome firmado na história do Rock brasileiro e que sabe trabalhar direito. Seria bom se casas de shows grandes tivesse o mesmo público que teve nessa noite apoiando e prestigiando outras bandas nacionais com a mesma ou menor evidência que o Angra, mas que tocam com garra e dedicação, coisa que em breve pode acontecer. Sucesso para todos!

Por Hamilton Tadeu
Fotos: Mirella V. Cesaro

Dezembro/2010

Set List

1- Viderunt te Aquae / Arising Thunder
2- Angels Cry
3- Waiting Silence
4- Streets Of Tomorrow
5- Lease Of Life
6- Deus Le Volt! / Spread Your Fire
7- The Rage Of The Waters
8- Heroes Of Sand
9- The Voice Commanding You
10- Lisbon
11- Wishing Well
12- Make Believe
13- Wishing Well
14- Make Believe
15- Bleeding Heart
16- Awake From Darkness
17- Nothing To Say

Bis:
18- Rebirth
19- Unfinished Allegro / Carry On / Nova Era

Bis 2:
20- Heaven And Hell ( Black Sabbath cover )
21- For Whom The Bell Tolls ( Metallica cover )
22- Pegasus Fantasy
23- Gate XIII

Voltar para Shows