Angra - Back to Life Tour
Abertura: Slasher, Kerozene, Dr. Pumpkin e Barbaria
Sábado, dia 26 de junho de 2010 no Clube de Campo Santa Fé em Itapira/SP 

    O Angra, uma das mais importantes e consagradas bandas do cenário heavy metal brasileiro superou os problemas que estavam acontecendo desde 2006. Em 2009, o quinteto iniciou a Back To Life Tour com o Sepultura, anunciou um novo disco ( que sairá ainda este ano ) e agora em 2010, pela primeira vez Edu Falaschi - vocais, Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt - guitarras, Felipe Andreoli - baixo e o Ricardo Confessori ( que voltou na banda após Aquiles Priester dedicar-se exclusivamente ao Hangar ) - bateria, estiveram pisando em solos itapirenses, o que foi uma grande vitória para meus amigos que organizaram o evento, pois colocar uma banda do porte do Angra na cidade não deve ter sido uma tarefa fácil.

    Um atraso durante a tarde de autógrafos causou uma demora na abertura dos portões ( o horário previsto era às 20:00hs ), mas nada que causasse algum prejuízo para os fãs. Finalmente quando foram abertos, o Clube de Campo Santa Fé foi tomado pela grande massa heavy metal de Itapira e região ( acredito que tinham bem mais de 2000 fãs presentes ), e como sempre nós sempre revemos muitos amigos.

Barbaria

    O Barbaria, banda de Mogi Mirim/SP formada por Leandro Louback nos vocais, Marcelo Louback e Rodrigo Curielnas nas guitarras, Ricardo Guariento no baixo e Fernando Piasecki na bateria foi a responsável pela introdução das primeiras doses de muita sonzeira no público com seu heavy metal direto e sem firulas. Além de tocarem com muita empolgação, o que chamou atenção no Barbaria foram as vestimentas dos integrantes da banda, pois todos estavam com roupas que lembravam os tempos dos bárbaros.

     A primeira executada pelo quinteto foi um cover para Battle Hymm do Manowar seguida por covers do gabarito de Under Jolly Roger do Running Wild, Between The Hammer And The Anvil do Judas Priest, e assim o Barbaria aproveitou a oportunidade para exibir também criações próprias como as ótimas Legion United e Flaming Waves.

    Mesmo enfrentando alguns problemas no som - é banda de abertura sofre meus amigos, pois serve para regular o som para as que virão em seguida - o Barbaria foi agradando bastante aos presentes. E outro ponto que ganhou um forte destaque na apresentação do Barbaria foi quando tocaram Be Quick Or Be Dead do Iron Maiden e a recepção dos fãs não poderia ter sido melhor, pois a grande maioria cantou e pulou junto com a banda que mostrou muito profissionalismo e enquadrou-se na altura do evento.

  Slasher

    A banda de Itapira/SP Slasher formada por Daniel ( vocais ), Lucão e Lúcio ( guitarras ) e Wellington ( baixo ), Taddei ( bateria ), subiu no palco por volta das 22:20hs e destilou o seu thrash metal agressivo e furioso com músicas presentes no seu primeiro EP Broken Faith. Foi justamente a faixa título do EP que abriu o show e foi seguida por um cover matador para Creeping Death do Metallica. Muito empolgado, Daniel executa o novo single Time To Rise que também foi muito bem recebida pelo público que agitou bastante sacudindo seus pescoços como deve ser feito. Em seguida atacam com Art Of War, também do primeiro EP, que exibiu alguns dedilhados antes do puro peso extraído das guitarras de Lúcio e Lucão que enfeitiçaram a todos com seus poderosos riffs.   

    Essas primeiras quatro músicas foram captadas em FullHD pelo Área Livre Studio para um vindouro DVD ( vale lembrar que o Barbaria também teve algumas músicas gravadas ). Depois o Slasher toca duas músicas do seu futuro full lenght Pray For The Dead com Till The End e World Demise. Pedindo para abrir rodas mais destruidoras, o meu amigo Daniel nos brinda com Enemy Of Reality ( do EP Broken Faith ) e um cover para Violent Revolution do Kreator, e olha que os itapirenses tocaram muito bem esse cover, estando de parabéns.

    Muito interessante também foi a execução de outra do Broken Faith com Tormento Ou Paz cantada em português com toda a agressividade dos vocais de Daniel. E como o show estava agradando bastante, tivemos ainda Rainning Blood do Slayer para destruir de vez com tudo. Um aquecimento à altura para o show do Angra.

Dr. Pumpkin

    Infelizmente, segundo informações colhidas em conversas com os amigos, a banda Dr. Pumpkin cancelou sua apresentação devido à um acidente com o baterista da banda e nós aqui do Rock On Stage desejamos que não tenha sido nada grave e que logo ele se restabeleça e que a possa rapidademente voltar a realizar shows. Assim, a espera pelo Angra seria menor, seria tempo de arrumar o palco para que pudéssemos ver ( e no meu caso rever ) a banda.

Angra

    Eram praticamente meia noite quando o Angra adentrou o palco do Clube de Campo Santa Fé, e instantes antes o sampler de Unfinished Allegro, como no passado, fez a introdução para que os integrantes da banda fossem tomando suas posições no palco. E o frissom causado na platéia por ver a banda iniciando sua apresentação foi imenso. Edu Falaschi entrou cantando Carry On, hit para martelar os fãs logo de cara, seguida com a dobradinha Nova Era ( melhor sequencia de abertura impossível ). Deu para perceber como o Angra estava tocando com garra, firmeza e vontade; claro que toda banda precisa ter isso, mas após tanto tempo frequentando tribunais, entre outros problemas, o atual recomeço trouxe a impressão de algo como: " Voltamos para onde não podíamos ter saído...". E de fato, bandas como o Angra não poderiam ficar tanto tempo afastadas dos fãs, mas os problemas que eles passaram foram tão complicados que a banda quase acabou, quase.

    Continuando o set, Waiting Silence do Temple Of Shadows é exibidida e rever ( pelo menos para mim ) Edu, Kiko e Rafael passando a grande dose de emoção, especialmente no refrão, quando cantam juntos é uma sensação que deve-se guardar no coração. Entretanto, enquanto estiveram 'afastados' do Angra, todos os músicos lançaram seus projetos solos e aprimoraram muito mais suas técnicas musicais, e naturalmente trouxeram isso para a banda, tanto que nos solos, parecia que tinha algo mais neles, pois foram muito mais bonitos comparados aos que já assistira em apresentações anteriores.

    Edu fala com a galera itapirense e avisa que o novo cd está quase pronto e eu acreditava que eles pudessem nos brindar com alguma música nova, mas isso não aconteceu, entretanto, eles foram buscar Silence And Distance do Holy Land e o vocalista realiza uma performance vibrante ao interpretar cada verso com muito feeling. Em seguida, Angels Cry, do disco de mesmo nome, incendeia de vez as dependências do Santa Fé e por onde se olhava todos estavam agitando sem parar e exibiam rostos felizes.  

    Depois, tivemos uma grande surpresa, e com certeza daquelas inesperadas, mas que acertam em cheio: Lisbon do Fireworks é tocada, e esta música gravada originalmente com André Matos, ficou muito bela na competente interpretação de Edu Falaschi, creio que a volta de Ricardo Confessori possibilitou o seu resgate ao atual set. Bem, a recepção não poderia ter sido melhor, pois todos cantaram à plenos pulmões. Edu Falaschi pergunta se conhecemos o último álbum de estúdio do Angra, o Aurora Consurgens, com a resposta positiva, anuncia The Course Of Nature, a faixa que abre o cd com muito peso e devidamente trazido ao palco neste show em Itapira.

    Voltando ao Holy Land, Rafael Bittencourt executa os primeiros acordes de Carolina IV e essa longa música traz tudo o que os fãs esperam, sejam nos riffs melódicos, baixo rápido, excelente trabalho na bateria, aliás, Ricardo Confessori está melhor do que nunca nesta. O Angra realizou uma passagem por vários de seus grandes sucessos de todos os álbuns, de forma que agradaria a grande maioria dos fãs, e em seguida tocam a rápida Acid Rain ( do álbum Rebirth ) e, posso seguramente relatar, o hino melódico rendeu até algumas rodas na platéia. Foi muito bacana ver Edu Falaschi dividindo os fãs por todo o Santa Fé para que gritassem cada vez mais alto os "heeeiiiii!!!!", e o entrosamento da dupla Kiko Loureiro/Rafael Bittencourt está ainda maior, e eles disparam solos que cravam suas notas dentro da alma de cada um.

    Mais uma do Aurora Consurgens com a rifflerama pesada e velocíssima de The Voice Commandind You que encantou a todos, sim encantou mesmo, pois o Angra realizou uma apresentação brilhante e com muito comprometimento com os fãs, tanto que é arrisco a dizer chegou a nos enfeitiçar, aliás, complementando esta ideia, acrescento o seguinte comentário: Edu Falaschi mexia seus braços e mãos semelhante à um mago quando está realizando seus principais feitiços. E os fãs, que estavam de sorrisos abertos, sempre cantavam com o carismático vocalista.

    Não parecia, mas o show já estava entrando em sua reta final, e após três números pesados, era vez de acalmar um pouco com a linda Rebirth ( do disco homônimo ), que novamente foi acompanhada por muitas e muitas vozes dos fãs, de um modo tão entusiasmado e cheio de energia que lembrou-me da primeira que vez que assisti um show do Angra em 2002. A empolgante Nothing To Say do álbum Holy Land veio na sequencia e foi recebida aos berros de felicidade da platéia que completavam o refrão com Edu. Nothing To Say encerrou a primeira parte do show.

    Na volta da banda ao palco para o bis, foi a vez de  Spread Your Fire do Temple Of Shadows com todo o peso esperado pela galera e então se despedem jogando muitas palhetas, baquetas e exibindo muitos sorrisos para os fãs, visivelmente felizes e isso ao ao som do sampler de Deus Le Volt!. Instantes depois agradecem aos fãs e saem do palco e rapidamente vão embora do Clube de Campo Santa Fé pois logo cedo ( às 6:00hs da manhã ) o Angra já estaria no avião para um show em Bogotá na Colômbia.

    A volta de Ricardo Confessori fez muito bem à banda, e para quem possa dizer que o set list foi curto ( em torno de uma hora e meia ), aguarde para quando ele estiver recheado com as novas músicas do vindouro novo trabalho. Longa vida ao Angra e ao Heavy Metal Nacional.

Set List

  1 - Unfinished Allegro
  2 - Carry On/Nova Era
  3 - Waiting Silence Play
  4 - Silence And Distance
  5 - Angels Cry
  6 - Lisbon
  7 - The Course Of Nature
  8 - Carolina IV
  9 - Acid Rain
10 - The Voice Commanding You
11 - Rebirth
12 - Nothing To Say

Bis:
13 - Spread Your Fire
14 - Deus Le Volt!

Kerozene

    Bem, o Angra realizou um grande show é verdade, mas o quarteto de Mogi Mirim/SP formado pelos meus amigos Alexandre nos vocais e guitarra, André guitarra e backing vocals, Rodrigo baixo e backing vocals sendo completados por Tuco na bateria tiveram a missão de encerrar a noite de metal no Clube de Campo Santa Fé.

    E olha que mesmo com a maioria dos presentes e indo embora ( muitos vieram de cidades bastante longe ), tivemos ainda condições de curtir grandes clássicos da história do heavy metal como For Whom The Bell Tolls do Metallica, Breaking The Law do Judas Priest, Highway Star do Deep Purple, Crazy Train do Ozzy Osbourne e Sad But True do Metallica, entre outros muito bem interpretados pelo quarteto.

    Alexandre aproveita a oportunidade e agradece à todos, fala da importância de 'fechar' o show do Angra e mais uma vez, ele e seus três companheiros de banda deixam bem claro toda a potência e capacidade do Kerozene.

    Aos amigos de Itapira Leandro e André os meus parabéns pelo evento, por deixar a cena do interior mais forte e com shows nesse nível, além disso, a estrutura de palco, iluminação, som, são dignas de grandes casas da capital. Outro ponto importante, nenhum incidente foi registrado e prova a harmonia e a grande confraternização que acontecem com o público heavy metal ( ao contrário do a maioria da mídia mesquinha imagina ). Que venham mais shows como o Angra em nossa região.

Texto e Fotos: Fernando R. R. Júnior
Julho/2010

 

 Galeria de Fotos do Angra, Kerozene,
 Slasher e Barbarian

Descrição:
Número de imagens: de

 

Voltar para Shows