Europe
Sexta, dia 05 de novembro de 2010 no HSBC Brasil em São Paulo/SP
 

    O Europe formou-se em 1979 e já vendeu mais de 20 milhões de discos no mundo e em 2010, finalmente realizou seu primeiro show no Brasil, nos mostrando o seu vigor e virtuosismo, mostrando também que são uma banda que tem muito ainda para produzir no futuro. O Europe fez um sucesso muito grande nos anos oitenta com a música The Final Countdown, um Hard Rock futurista, depois do sucesso, reconhecimento e uma grande pausa de 10 anos, a banda voltou em 2004, e desta vez no HSBC Brasil a banda veio promover o seu álbum recente Last Look At Eden ( o oitavo de estúdio ), lançado no ano de 2009, para quem não é fã, a banda surpreendeu e fez um excelente show.

 
    A banda sueca liderada pelo carismático vocalista Joey Tempest ( vocais ), mais John Norum ( guitarra ), John Léven ( baixo ), Mic Michaeli ( teclado ) e Ian Haugland ( bateria ), iniciou sua primeira apresentação no Brasil com Prelude, em seguida com Last Look At Éden, titulo do último álbum, percebemos que é uma  ótima música de uma banda antiga, e que assimilou tudo o que acontece de Rock nos últimos anos, bela canção, belo refrão, sem contar a grande presença de palco e a moral alta que essa música lançou.

    Depois mandaram The Beast e Rock The Night, e essa última foi simplesmente excepcional, foi puro anos oitenta, como valeu os anos oitenta para a história do Rock e quando digo isso não cito as porcariadas descartáveis Rock Pop daquela época, falo de Europe para cima, ou seja, Hard Rock e Heavy Metal é o que mais incorporou o que foi Rock desde seu inicio nos anos 50.

    Tocaram Scream Of Anger, Let The Good Times Rock que agitou muito a galera e foi cantada por todo o HSBC Brasil, em seguida o simpático Joey Tempest fala para cantarem com ele a balada que fez um grande sucesso na época a Carrie, sempre enalteço muito as guitarras, por motivos até óbvios, a guitarra é a ponta de lança do Rock, mas a voz também, nesta balada que emocionou o público do HSBC Brasil, Joey Tempest mostrou uma voz poderosa, com técnica e feeling incríveis, para completar fez vários malabarismos com seu microfone no melhor estilo de David Coverdale do Whitesnake e utilizou de guitarra e violão em vários momentos, além de filmar os fãs com sua própria câmera, só mesmo em shows para ver essas coisas.

    Os fãs em retribuição jogaram uma bandeira do Brasil e ele a deixou estendida no palco. Além disso, o vocalista soube completar seu visual hard Rocker com um chapéu de coro, o que ajudou para que a banda tivesse uma interação ainda maior com o fãs.

    Depois o vocalista pergunta: "Vocês gostam de guitar heroes?", com a resposta positiva da platéia emendou: "Ótimo, porque trouxemos um conosco...". E assim,  John Norum, depois da balada Carrie fez o seu solo individual; excelente guitarrista, usou no show uma série de guitarras Gibson Les Paul, mostrou grande talento usando pedal Wah Wah e o seu solo foi muito bom, no fim Joey chega no palco e diz "John Norum Guitar Hero!!!!".

 

    Em seguida retornam tocando Seventh Sign, mais uma que agita a galera e depois mais uma balada a New Love In Town, o show estava ganho, pois o público estava muito feliz, mas, tinha mais Europe para rolar e eles prosseguiram com More Than Meets The Eye, fizeram esse único show no Brasil e vieram pessoas de todo o lado do Brasil para presenciar a banda ( inclusive, por exemplo de lugares mais distantes da capital paulista, como por exemplo, um casal que veio do Ceará ), quase todas as músicas foram cantadas pela plateia, na More Than Meets The Eye, novamente brilhou John Norum, que fez um solo com muita categoria.   

    Wings Of Tomorow, mais uma vez agitou e nos enviou no clima contagiante e emocionante que o Europe tem, e nesta o tecladista Mic Michaeli sobressai fazendo grandes efeitos no teclados, juntamente com um solo de voz simplesmente magnífico de Joey Tempest.

    Que pena que hoje tem tanto Power, Melodic, Gothic, que usam muito o teclado, mas ele parece impotente, não se tocam mais teclados no Rock como os dos anos 70 em que saiam raios deles...hah!!? E por falar em teclado mais um comentário: - Existem muitos Guitar Heroes, novos quais??? Bom, já vi o Alexi Laiho que toca como o Malmsteen e ainda canta ao mesmo tempo, mas e os teclados??? Onde estão os Keyboad Heroes??? No Rock, só nos anos 70, há muito tempo não temos super tecladistas; temos Derek Sherinian ou Tuomas Holopainen, o primeiro é muito bom, apesar de ser uma moça, o segundo é até manero apesar de ser uma fruta perto de um Rick Wakeman ou Keith Emerson, cadê os grandes tecladistas que nasceram de 1980 para frente??!?!.

    Voltando ao show do Europe, eles prosseguiram o agito que só eles sabem tocando Love Is Not Emeny mais um vez, John Norum entrou apavorando com a Les Paul, fez vários solos usando ligados, animal.

    Depois eles tocaram o grande clássico Cherokee e o público foi tão vibrante quanto a banda e eles encerraram antes do bis com outra campeã, não nos deixando de fora da adrenalina com a Superstitious, uma coisa impressionante que a gente vê no Europe é a originalidade deles, os solos, os arranjos musicais de trecho em trecho da música, eles são únicos.

    No bis, o Europe tocou a Ready Or Not, mais uma em que o teclado desta banda aparece numa bela intro e depois dá-lhe agito, sempre com a plateia dando apoio total, mais uma vez John Norum voa nas seis cordas de sua Les Paul e por fim tocaram a mais pop deles, a música que arremessou eles para o sucesso a The Final Coutndown, essa rolou de uma maneira previsível, mas foi cantada com um enorme entusiasmo por todos os fãs que, se não lotaram, preencheram praticamente todos os espaços do HSBC Brasil.

     Joey Tempest disse que eles vão voltar, e lógico esperamos isso, o Europe não conseguiu o seu sucesso à toa, eles mostraram ao mundo que dá para fazer música Pop não fugindo por exemplo da raiz Rock'n'Roll, dado a excelente qualidade de suas composições, valeu  demais ir no show e com certeza, esperamos uma breve volta.

Por André Torres
Fotos: André Torres, Fernando R. R. Júnior e Alexandre Cardoso
Agradecimentos à Cristiane Batista do HSBC Brasil
Novembro/2010

Set List:
Prelude  
Last Look At Eden  
The Beast
Rock The Night 
Scream of Anger  
Let The Good Times Rock  
Carrie  
Guitar Solo  
Seventh Sign  
New Love in Town  
More Than Meets The Eye  
Wings of Tomorrow  
Forever Travelling  
Love is Not The Enemy  
Cherokee  
Superstitious  

Bis
Ready Or Not  
The Final Countdown  
 

 Galeria de Fotos do Europe

Descrição:
Número de imagens: de

 

Voltar para Shows